Abordagens interdisciplinares no ensino da topografia: contribuições das práticas docente no proeja e ensino médio técnico / Interdisciplinary approaches in teaching topography: contributions of teaching practices in proeja and technical high school

Marcelo Macedo Costa

Abstract


Temos por objetivo contribuir com estudos interdisciplinares no ensino da Topografia no PROEJA[1] e no Curso de Edificações à nível de Ensino Médio, a partir das atividades realizadas em sala de aula, atividades de campo e nos laboratórios do IFMS/Aquidauana. Nossa abordagem tem como premissa a Interdisciplinaridade considerando que o trabalho tem a pretensão de mostrar os desafios de tal abrangência na formação disciplinar no campo científico, metodológico e teórico-prático. Trata-se de exercícios interdisciplinares nas atividades de ensino e aprendizagem, baseado em autores como Fazenda (2010), Rocha (2004), Frigotto (2005), entre outros que nos auxiliam sobre os procedimentos na pesquisa bibliográfica, documental e de campo. A integração dos conteúdos e saberes se dá em diversas etapas nos cursos, mas para que as dimensões, competências e habilidades sejam trabalhadas e desenvolvidas precisamos estar sempre em busca da conexão entre a teoria e a prática, em face da natureza complexa dos problemas que o profissional se confronta, em especial no Ensino da Topografia. Desta forma, apontamos alguns encaminhamentos que ainda necessitam de lapidação nos projetos em execução para vislumbrarmos resultados mais profícuos na área do conhecimento.

 

 


[1] Programa Nacional de Integração da Educação Básica na modalidade da Educação de Jovens e Adultos


Keywords


Interdisciplinaridade, Ensino, Pesquisa, Topografia.

References


ALMEIDA, S. F. C. Da formação do psicólogo escolar e de uma possível identidade profissional. Em ABRAPEE/PUCCAMP (Orgs.), psicólogo escolar: identidade e perspectivas. Campinas: Átomo (pp. 187-189). 1991.

BORGES, A.C. Topografia aplicada à engenharia civil. São Paulo, Ed. Edgar Blücher Ltda, v.2. 232p. 1992.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF.,1988.

________. Ministério da Educação. Capacitação de profissionais do ensino público para atuar na educação profissional técnica de nível médio integrado ao ensino médio na modalidade EJA: Propostas gerais para elaboração de projetos pedagógicos de curso de especialização. Brasília: MEC/SETEC, 2006b (mimeo).

DOMINGUES, F. A. A. Topografia e astronomia de posição: para engenheiros e arquitetos. 1979.

FAZENDA, VARELLA & VALERIO. O Percurso Interdisciplinar em Parceria: Teoria e Encontros. Casa em Revista: Interdisciplinaridade. São Paulo: Fundação CASA – SP, 2010.

FRIGOTTO, Gaudêncio (Org.); CIAVATTA, Maria (Org.). Ensino Médio Integrado: Concepção e Contradições. São Paulo: Cortez, 2005.

GARCIA, G. J.; PIEDADE, G. C. R. Topografia aplicada às ciências agrárias. 4. Ed. São Paulo: Nobel, 257 p.1983.

GOMES, E.; PESSOA, L. M. C; SILVA JR., L.B.S. Medindo Imóveis Rurais com GPS. Brasília: Editora e Comunicação Ltda., 136p. 2001.

GRANEMANN, D. C. Implantação de uma rede geodésica para o monitoramento de estruturas: estudo de caso na Usina Hidrelétrica de Salto Caxias. 121 f. Curitiba. Dissertação (Mestrado em Ciências Geodésicas) – Curso de Pós-Graduação em Ciências Geodésicas. Universidade Federal do Paraná. 2005.

NEWCOMER, J. D.; ASCE, M. GPS as fast surveying tool. Journal of Surveying of Engineering, v. 116. n. 2, p. 75-81, 1990.

ROCHA, C. H. B. Uso eficiente do GPS de Navegação no Cadastro de Feições Lineares. In COBRAC 2004 - Congresso Brasileiro de Cadastro Técnico Multifinalitário - UFSC Florianópolis, 10 a 14 de outubro de 2004.

SILVA, V. O. da. CASSOL, R. Evolução da Cartografia no ensino da Geografia: um olhar sobre os caminhos percorridos. Geografia: Ensino & Pesquisa, Santa Maria, RS, v. 14, n. 1, p. 85-93, 2010.

SILVEIRA, P.M. Reflexões sobre o ensino da engenharia no contexto da evolução tecnológica. Revista de Ensino de Engenharia. Rio de Janeiro, v. 23, n. 1, p. 17-24, 2004.

WOLF, P. R. Surveying and mapping: history, current status and future projections. Pages 163 a 191 of book Perspectives in Civil Engineering: Commemorating the 150th Anniversary of the American Society of Civil Engineers. Editado por American Society of Civil Engineers, 2003.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis/RJ: Vozes, 2002.

VARELLA & VALERIO. Conversando com Ivani Fazenda. Casa em Revista: Interdisciplinaridade. São Paulo: Fundação CASA – SP, 2010

ZOCOLLOTTI FILHO, C. A. Utilização de técnicas de poligonação de precisão para o monitoramento de pontos localizados em galerias de inspeção: estudo de caso na Usina Hidrelétrica de Salto Caxias. Dissertação (Mestrado em Ciências Geodésicas) – Curso de Pós-Graduação em Ciências Geodésicas. Universidade Federal do Paraná. Curitiba.112 f., 2005.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n3-003

Refbacks

  • There are currently no refbacks.