A contribuição do design e da ergonomia para cooperativa de materiais recicláveis / The contribution of design and ergonomics to the recyclable materials cooperative

Lorena Gomes Torres de Oliveira, Uberlany Freire Damascena, Layanne Ferreira dos Santos

Abstract


Este artigo é resultado do trabalho para disciplina Projeto de Produto II, no qual procurou demonstrar a importância das cooperativas de matérias recicláveis, tanto na condição econômica, ambiental e social. Para isso se fez um estudo sobre o posto de trabalho do setor triagem da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis (COCAMAR), em Natal-RN - por meio de ferramentas do design. A partir de análises tipológicas de cooperativas de materiais recicláveis no Brasil, dos estudos sobre sustentabilidade urbana e reciclagem, de análises ergonômicas do trabalho, e da aplicação de uma metodologia projetual centrada no usuário, obteve-se o embasamento teórico necessário para projetar novos artefatos que impactam positivamente no desempenho do trabalho na cooperativa em estudo. Como resultado, foi desenvolvido um posto de trabalho baseado nos requisitos e parâmetros definidos a partir das ferramentas do design thinking e do conceito de design social. O novo posto de trabalho visa aperfeiçoar o trabalho das catadoras e evidenciar o papel do designer como agente de transformação social.


Keywords


Posto de trabalho; ergonomia; reciclagem; design thinking; design social

References


ABREU, M. F. Do lixo a cidadania: estratégia para a ação. São Paulo. UNICEF/Caixa Econômica Federal, 2001.

BAXTER, M. Projeto de produto: Guia prático para o design de novos produtos. São Paulo, SP. Editora Edgard Blucher, 2º Edição, 1998.

BONSIEPE, G. Design, cultura e sociedade. São Paulo: Blucher, 2011.

FRAGA, A. B. O trabalho de quem vive do lixo: desigualdade social e suas dimensões simbólicas. Polêmica. Rio de Janeiro, 2012.

GRANDJEAN, E. Manual de ergonomia: adaptando o trabalho ao homem. trad. João Pedro Stein. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

IIDA, I. Ergonomia: projeto e produção. São Paulo: Edgard Blucher, 2005.

KRUKEN, L. Design e território: valorização de identidades e produtos locais. São Paulo: Studio Nobel, 2009.

PAPANEK, V. Arquitetura e design. Ecologia e ética. Tradução: Departamento Editorial de Edições 70. Lisboa : Edições 70, 1995.

__________.Design para el mundo real Ecologia humana e cambio social. EdicionesBlume. Madrid, 1977.

SCHENEIDER, J.; STICKDORN, M. Isto é design thinking de serviços. Tradução: Mariana Bandarra. Porto Alegre: Bookman, 2014.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv4n5-254

Refbacks

  • There are currently no refbacks.