Avaliação do conhecimento de internos de medicina sobre o diagnóstico e tratamento do acidente vascular encefálico / Evaluation of the knowledge of medicine internals about diagnosis and treatment of brain vascular accident

Authors

  • Adson Henrique Morais de Sá Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Maria Isabel Rocha Couto Roriz
  • Milena Nunes Alves de Sousa

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv7n2-613

Keywords:

Acidente Vascular Encefálico Isquêmico. Acidente Vascular Encefálico Hemorrágico. Tratamento. Diagnóstico.

Abstract

O acidente vascular encefálico (AVE) é uma doença crônica degenerativa do aparelho circulatório que ocorre devido à interrupção de fluxo sanguíneo para o cérebro. É uma enfermidade que, quando não leva a morte, afeta a qualidade de vida e a funcionalidade, prejudicando a vida social e laboral das pessoas. Nesse sentido, objetivou-se avaliar o conhecimento de internos do curso de medicina de instituições de ensino superior brasileiras acerca do diagnóstico e tratamento do Acidente Vascular Encefálico. Tratou-se de uma pesquisa descritiva com abordagem quantitativa, cuja coleta de dados foi efetiva a partir de um questionário virtual no Google Forms contendo quatorze questões objetivas. Foram incluídos 101 estudantes de medicina que cursavam os quatro últimos períodos da graduação. Os dados foram reunidos entre os meses de setembro e dezembro do ano de 2020. Notou-se que a maioria (70%) dos estudantes obteve informações sobre o tema durante a graduação, assim como afirmou afinidade sobre o assunto (35%), saber diferenciar o tipo isquêmico e hemorrágico (98%) e a hora certa de encaminhar um paciente suspeito para um especialista (66%). No entanto, (80%) possuem dificuldade com o tratamento, consideram a tomografia computadoriza o melhor exame de diagnóstico por imagem (54%) e não sabem iniciam o tratamento do paciente (33%). Os achados implicam na necessidade de melhores abordagens acadêmicas na graduação médica sobre o assunto, pois lacunas de conhecimentos foram relatadas quanto ao diagnóstico e a terapêutica de paciente com suspeita e/ou confirmação de AVE.

References

ALMEIDA, U. T. F. H. et al. O conhecimento dos acadêmicos de medicina das instituições particulares de Belém sobre o acidente vascular encefálico. Revista Eletrônica Acervo Saúde, n. 35, 2019.

BARROS, A.F.B. et al. Análise de Intervenções Fisioterapêuticas na Qualidade de Vida de Pacientes Pós-AVC. Revista Neurociência, v.22, n.2, p.308-314, 2014.

BARELLA, R.P. et al. Perfil do atendimento de pacientes com acidente vascular cerebral em um hospital filantrópico do sul de Santa Catarina e estudo de viabilidade para implantação da unidade de AVC. Arquivos Catarinenses de Medicina, v. 48, n.1, p. 131-143, 2019.

COSTA, T. F.; GOMES, T. M.; VIANA, L. C.R. Acidente vascular encefálico: características do paciente e qualidade de vida de cuidadores. Revista Brasileira de Enfermagem. [online], v.69, n.5, p.933-939. 2016.

CASTRO, L.S. O programa universidade para todos – uma análise da democratização do acesso numa IES privada do Distrito Federal (2011 a 2015). Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação –Modalidade Profissional da Universidade de Brasília, vinculada à Área de Concentração Políticas Públicas e Gestão da Educação, como requisito parcial para a obtenção do título de Mestre em Educação, 2016.

CHAVES, M.L.F. et al. Rotinas em neurologia e neurocirurgia. Porto Alegre: Artmed; 2008

FIGUEIREDO, T.G.B. et al. Acidente Vascular Encefálico Isquêmico: do diagnóstico à terapêutica. Revista de Medicina de Minas Gerais, v. 20, n.2, Supl 1, p. 598-100, 2010.

FIGUEIREDO, M.M.; BICHUETTI, D.B.; GOIS, A.F.T. Evidências sobre diagnóstico e tratamento do acidente vascular encefálico no serviço de urgência. Diagnóstico e Tratamento, v. 17, n. 4, p. 167-172, 2012.

GANDRA, J.D.; BASTOS, M.A.R. Fatores de risco para ocorrência de acidente vascular encefálico em indivíduos de 0 a 20 anos. Revista Enfermagem, v. 17, n. 1, p.61-78, 2014.

LIMA, M.J.M.R.; MOREIRA, T.M.M.; FLORÊNCIO, R.S. Fatores associados ao conhecimento dos adultos jovens sobre histórico familiar de Acidente Vascular Cerebral. Revista Latino Americana de Enfermagem, v. 24, n.21, 2016.

LOURENÇO, M.S. Novas abordagens farmacológicas no tratamento de doentes com diagnóstico de AVC isquêmico com contraindicação para terapêutica trombolítica. Dissertaçao [Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas] - Universidade de Lisboa através da Faculdade de Farmácia, 2019.

MAZZOLA, D. et al. Perfil dos pacientes acometidos por acidente vascular encefálico assistidos na clínica de fisioterapia neurológica da universidade de Passo Fundo. Revista Brasileira de Promoção a Saúde, v. 20, n.1, 2007.

MAURIZ, L.C.; LUCENA, P.A.F. Percepção da equipe médica de um serviço de atendimento pré-hospitalar de urgência no atendimento ao Acidente Vascular Cerebral. Revista Interdisciplinar em Saúde, Cajazeiras, v.5, n.2, p.382-393, 2018.

MARTINS, E.R.C Estudo epidemiológico sobre Acidente Vascular Encefálico em uma Clínica Escola de Fisioterapia. Universidade Estadual Do Centro-Oeste, Unicentro Setor De Ciências Da Saúde, SES/G Departamento de Fisioterapia, 2014.

OLIVEIRA, J.R.F. et al. Acidente vascular encefálico (AVE) e suas implicações na qualidade de vida do idoso: revisão bibliográfica. Temas em Saúde, v,17, n.4, p.283-299, 2017.

REGO, R.M. et al. O perfil atual do estudante de Medicina e sua repercussão na vivência do curso. Pará Research Medical Journal, v.2, p. 23-30, 2018.

SANTANA, M.T.M.; CHUN, R.Y.S. Linguagem e funcionalidade de adultos pós-Acidente Vascular Encefálico (AVE): avaliação baseada na Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF). CODAS, v.29, n.1, p.1-8, 2017.

SARMENTO, A.S.T.L. Metodologias ativas no processo ensino aprendizagem na área de neurologia. Trabalho Acadêmico de Mestrado apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Ensino da Saúde da Faculdade de Medicina –FAMED da Universidade Federal de Alagoas –UFAL como requisito para obtenção do título de Mestre em Ensino na Saúde. 2015.

SILVA, F.M.S.; OLIVEIRA, E.D.M.F. Comparação dos métodos de imagem (Tomografia Computadorizada e Ressonância Magnética) para o diagnóstico de acidente vascular encefálico. Revista Enfermagem Contemporânea, v.6, n.1, p. 81-89, 2017.

NADRUZ, W. JR. Diagnóstico e tratamento dos fatores de risco. Revista Com Ciência, v.109, n.1, p.1-3, 2009.

Published

2021-02-26

How to Cite

de Sá, A. H. M., Roriz, M. I. R. C., & de Sousa, M. N. A. (2021). Avaliação do conhecimento de internos de medicina sobre o diagnóstico e tratamento do acidente vascular encefálico / Evaluation of the knowledge of medicine internals about diagnosis and treatment of brain vascular accident. Brazilian Journal of Development, 7(2), 20515–20526. https://doi.org/10.34117/bjdv7n2-613

Issue

Section

Original Papers