Poluição atmosférica: uma temática para o ensino de química / Air pollution: a theme for teaching chemistry

Authors

  • Débora Gomes Azevedo
  • Ana Clara Hollanda Fernandes
  • Beatriz Paiva Santos
  • Letícia Santos Silva
  • Andréa Aparecida Ribeiro Alves
  • Lígia Maria Mendonça Vieira

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv7n2-556

Keywords:

educação, química, socioambiental.

Abstract

O presente trabalho tem o intuito de apresentar o projeto desenvolvido no Programa Pibid, bem como as atividades realizadas, no ano de 2019, em sala de aula, cujo público alvo eram os discentes do Ensino Médio de um colégio da rede Estadual de ensino. Este material deu enfoque aos problemas socioambientais da cidade de Volta Redonda, localizada no estado do Rio de Janeiro, uma vez que as informações veiculadas na mídia divulgam casos de agravamento da saúde pública causados pela poluição atmosférica gerada, principalmente, pelos poluentes e particulados oriundos da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN). O objetivo geral consistiu em desenvolver os conteúdos de química do 3º ano do Ensino Médio através da temática Poluição atmosférica, e a discussão sobre o tema foi realizada por meio de apresentação de slides com introdução ao tema, conversas informais, resolução de listas de exercícios, elaboração de cartazes e uso de dois experimentos: chuva ácida e simulador de pulmão fumante. Os experimentos foram realizados com materiais de baixo custo e fácil aquisição, e buscavam debater, respectivamente, os subtemas de Chuva ácida e sua relação com a fauna e flora; Poluição de interiores e suas consequências para a saúde. As atividades mencionadas foram elaboradas e construídas com os discentes, ao longo dos 3 primeiros bimestres, buscando as relações de causa e consequência no que tange o tema poluição atmosférica, assim como conceitos químicos envolvidos, para utilizá-los na Feira de Ciências do 4º bimestre do ano letivo. Partindo da pedagogia crítico-social dos conteúdos proposto por Libâneo, as atividades de conscientização ambiental visavam aguçar o pensamento crítico e instigar os discentes a tomadas de decisão mais cidadã, apresentando-lhes os conhecimentos necessários, não somente de Química, mas de caráter interdisciplinar a fim de proporcionar uma Educação mais abrangente.

References

ALVES, Francisco. CSN é multada pelo Inea por poluir Volta Redonda e obrigada a modernizar produção. Disponível em: <https://cetesb.sp.gov.br/proclima/2018/07/23/csn-e-multada-pelo-inea-por-poluir-volta-redonda-e-obrigada-a-modernizar-producao/>. Acesso em: 15 de jun. 2020.

BESSA, Valéria. Teorias da Aprendizagem. Curitiba: IESDE-Brasil, 2006.

BOURSCHEID, Jacinta Lourdes Weber; FARIAS, Maria Eloisa. A convergência da educação ambiental, sustentabilidade, ciência e tecnologia e sociedade (CTS) e ambiente (CTSA) no ensino de ciências. Revista Thema, v. 11, n. 01, p. 24–36, 2014.

BRASIL. Lei No 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9795.htm. Acesso em: 16 de março de 2019.

BRASIL. Resolução CONAMA nº 03 de 28 de junho de 1990. Dispõe sobre padrões de qualidade do ar, previstos no PRONAR. Brasília – DF, 1990.

CORREIA, Petrúlio. Chuva ácida na concepção de estudantes do ensino médio do município de Alagoas Nova-PB. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso – Departamento de Química, Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2009.

GIORDAN, Marcelo. O papel da experimentação no ensino de ciências. Química Nova na Escola, v. 10, novembro, 1999.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.

LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da Escola Pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos. 21ª ed. São Paulo: Loyola, 2006.

LOPES, Rita. A relação professor aluno e o processo ensino aprendizagem. Ponta Grossa: Universidade Estadual de Ponta Grossa, 2008. Disponível em:<http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1534-6.pdf>. Acesso em: 16 de mar. 2019.

SANTOS, Aline de Oliveira et al. Uma Abordagem Sobre Poluição Atmosférica Inserida No Estudo De Reações Químicas Do 9º Ano Do Ensino Fundamental De Duas Escolas De Sergipe In: XI Congresso Nacional da Educação (EDUCERE), 2013, Curitiba.

SANTOS, Wilson; SCHNETZLER, Roseli. Função Social: o que significa ensino de química para formar o cidadão? Química Nova na Escola, v. 04, novembro, 1996.

SILVA, Vinícius. A importância da experimentação no ensino de química e ciências. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso – Departamento de Química, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2016.

SOARES, Ana; et al. Uso de metodologias alternativas para oEnsino de Química em uma Escola de Ensino Médio em Salvaterra/PA. Brazilian Journal of Development, v. 06, n. 10, p. 78464- 78471, outubro, 2020.

THENÓRIO, Iberê. Conheça o veneno do cigarro. Disponível em: <https://manualdomundo.uol.com.br/2013/12/conheca-o-veneno-do-cigarro-2/>. Acesso em: 10 de set. 2019.

USP. Experimento e questões sobre chuva ácida. Disponível em: <http://www.usp.br/qambiental/chuva_acidaExperimento.html>. Acesso em: 18 de mar. 2019.

Published

2021-02-24

How to Cite

Azevedo, D. G., Fernandes, A. C. H., Santos, B. P., Silva, L. S., Alves, A. A. R., & Vieira, L. M. M. (2021). Poluição atmosférica: uma temática para o ensino de química / Air pollution: a theme for teaching chemistry. Brazilian Journal of Development, 7(2), 19670–19682. https://doi.org/10.34117/bjdv7n2-556

Issue

Section

Original Papers