Da sala de aula às aulas remotas: um percurso cognitivo-afetivo em época de pandemia/ From classroom to remote classes: a cognitive-affective journey in a time of pandemic

Amanda Farias Teski de Oliveira, Cristiana da Silva Barcelos, Rackel Peralva Menezes Vasconcellos, Poliana Campos Côrtes Luna, Beatriz Araujo de Rezende Neves, Manoelle da Silva de Oliveira, Fabrizia Miranda de Alvarenga Dias, Fernanda Morales dos Santos

Abstract


Este artigo de tema original surgiu a partir da reflexão acerca das novas relações de ensino impostas pela pandemia da Covid-19. Nesse estudo de caso, buscou-se apurar dados sobre o impacto decorrente no processo de aprendizagem dos alunos e nos desafios que o novo modelo de ensino, adotado na educação brasileira impingiu aos professores e pais. A problemática a ser respondida refere-se à possibilidade de manutenção em relação de afetividade no processo de cognição durante as aulas remotas. O presente questionamento pretende levantar dados a partir de pesquisa de campo que possibilitem dimensionar a questão, para que,de posse desses dados, seja elucidada a prática do ensino remoto, bem como seus avanços e desafios. O referido trabalho basear-se-á em pesquisa bibliográfica e estudo de caso, por meio de  trabalho de campo realizado em colégio da rede particular no município de Macaé, RJ. Desta forma, pode-se ler sobre os diversos aspectos que perpassam o processo de aprendizagem em uma dimensão cognitivo-afetiva. Com esse estudo, pretende-se ratificar que a aprendizagem é capaz de ocorrer no ambiente virtual de forma rica e significativa, oriunda do processo de plasticidade cerebral. A pesquisa será de cunho qualitativo e terá como referencial os teóricos Jean Piaget, Lev Vygotsky e Henri Wallon

Keywords


Cognição, Afetividade, Aprendizagem.

References


ARANTES, Valéria Amorim. Afetividade e Cognição: Rompendo a Dicotomia na educação. In: Hot Topos. Disponível em: http://www.hottopos.com/videtur23/valeria.htm, acesso em: 13/05/20, 10:45.

BASTOS, Lijamar de Souza e ALVES, Marcelo Paraíso. As influências de Vygotsky e Luria à neurociência contemporânea e à compreensão do processo de aprendizagem. In: UniFOA. Disponível em: http://web.unifoa.edu.br/praxis/numeros/10/41-53.pdf, acesso em: 29/07/20, 19:20.

CARVALHO, A. B. G. Tecnologias digitais na educação. Campina Grande: EDUEPB, 2011.

ESTEVES, Jose M. A terceira revolução educacional:a educação na sociedade do conhecimento. São Paulo: Moderna, 2004.

MANTOVANI, A. M.; SANTOS, B. S. Aplicação das tecnologias digitais virtuais no contexto psicopedagógico. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0103-84862011000300010&lng=pt&nrm=iso, acesso em: 08/08/20, 05:40.

MELLO, K.; VICÁRIA, L. Os filhos da era digital: como o uso do computador está transformando a cabeça das crianças – e como protegê-las das ameaças da internet. In: Revista Época. Disponível em: http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EDG78998-6014,00-OS+FILHOS+DA+ERA+DIGITAL.html, acesso em: 08/08/20, 06:10.

MORAN, José Manuel. A integração das tecnologias na educação. In: USP. Disponível em: http://www.eca.usp.br/prof/moran/site/textos/tecnologias_eduacacao/digital.pdf, acesso em: 08/08/20, 07:45.

MOREIRA, Magna da Silva Costa, SILVA, Marcelo Gomes Da. Relação família-escola: peculiaridades, divergências e concordâncias no processo ensino-aprendizagem. In: Educação Pública. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/15/24/relao-famlia-escola-peculiaridades-divergncias-e-concordncias-no-processo-ensino-aprendizagem, acesso em: 25/08/20, 07:10.

PAROLIM, Isabel. As dificuldades de aprendizagem e as relações familiares. Fortaleza, 2003.

Piaget J. A psicogênese dos conhecimentos e sua significação epistemológica. In: M. Piattelli-Palmarini M, org. Teorias da linguagem, teorias da aprendizagem: debate de Jean Piaget e Noam Chomsky com outros autores. Lisboa: Edições 70; 1987. P. 51

RUIZ, Diuliane Oliveira, CARDOSO,Kamila Cardoso, BONEBERGER, Thalia da S. Escola e comunidade:uma parceria que dá certo. In: Passei Direto. Disponível em: https://www.passeidireto.com/arquivo/57791509/escola-e-comunidade-uma-parceria-que-da-certo, acesso em: 10/08/20, 17:03.

SOUSA, R. P.; MOITA, F. M. C.; CARVALHO, A. B. G. Tecnologias digitais na educação. Campina Grande: EDUEPB, 2011.

VYGOTSKY, L. S. Teoria e método em psicologia. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

WALLON, Henri. A evolução psicológica da criança. São Paulo: Martins Fontes,1995.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n2-490

Refbacks

  • There are currently no refbacks.