Levantamento dos distúrbios do sono no âmbito da APAC Santa Luzia-MG seguido da proposta de uma abordagem multidisciplinar / Survey of sleep disorders in the framework from APAC Santa Luzia-MG followed by the proposal for a multidisciplinary approach

Ana Carolina Paiva Rodrigues, Bárbara Marques Soares de Matos Viera, Carolina Lorena Ferreira Jesus, Nathalia Carolina Siqueira, Patrícia Dayrell Neiva

Abstract


Introdução: O projeto de extensão (A)penas Humanos, desenvolvido pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, baseado em intervenções interdisciplinares e multidisciplinares, visa prestar assistência aos recuperandos que vivem na Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC). Em casos de desequilíbrios de sono desencadeados pela privação de liberdade, existe uma possibilidade de desenvolvimento de transtornos do sono que podem estar acompanhados de alterações psíquicas e cognitivas. Objetivos: Levantar dados sobre os distúrbios do sono no âmbito da APAC Santa Luzia-MG, seguido da proposta de uma abordagem multidisciplinar com recuperandos. Metodologia: Visando a promoção de saúde, dentro diretrizes da política de extensão da PUC MINAS, os extensionistas do curso de Fisioterapia, juntamente com os da Psicologia e Filosofia, propuseram uma oficina multidisciplinar cujo intuito foi abordar o assunto Higiene do Sono, nos contextos fisiológicos, psicológicos e espirituais, após aplicação da Escala de Sonolência de Epworth (ESE). Resultados: A partir da aplicação da ESE, foi possível observar um déficit na qualidade do sono dos recuperandos. A abordagem utilizada para exposição do assunto proporcionou um feedback satisfatório por parte daqueles que aderiram à proposta multidisciplinar voltada para promoção de saúde. Conclusão: A partir do presente estudo, foi possível levantar a demanda para o desenvolvimento de um projeto de pesquisa mais aprofundado.


Keywords


Fisioterapia, distúrbios do sono por sonolência excessiva, promoção de saúde

References


Botelho, GS. A metodologia APAC - Práticas de extensão da PUC Minas na APAC Santa Luzia: histórias que (trans)formam. Belo Horizonte, p. 19-25, 2017.

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS. Pró-Reitoria de Extensão. Política de Extensão Universitária da PUC Minas. Belo Horizonte: PUC Minas, 2011.

Bertolazi AN, Fagondes SC, Hoff LS, Pedro VD, Barreto SSM, Johns MW. - Validação da escala de sonolência de Epworth em português para uso no Brasil. J Bras Pneumol. 2009;35(9):877-883.

Araujo PAB, Sties SW, Wittkopf PG, Netto AS, Gonzáles AI, Lima DP, Guimarães SN, Aranha EE, Andrade A, Carvalho T, - Índice da Qualidade do Sono de Pittsburgh para uso na Reabilitação Cardiopulmonar e Metabólica. Rev Bras Med Esporte – Vol. 21, No 6 – Nov/Dez, 2015.

FBAC FRATERNIDADE BRASILEIRA DE ASSISTÊNCIA AOS CONDENADOS. Disponível em: http://www.fbac.org.br/index.php/pt/como-fazer/apac-o-que-e/acesso em: 09 de setembro 2019.

Alves, A. C., Scopacasa, B. S., Novaes, I. C., Barroso, L. S., Rosseti, M. B., Schiavon, N. S., ... & Neiva, P. D. (2019). Consciência Social: A Importância Da Construção De Saberes Compartilhados Pela Curricularização Da Extensão. Cadernos de educação, saúde e fisioterapia, 6(12).




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n2-484

Refbacks

  • There are currently no refbacks.