Um olhar feminino na música sertaneja: aspectos do discurso e dos valores do Feminejo / A female gaze in Brazilian country music: aspects of Feminejo discourse and values

Ricardo Duarte Gomes da Silva

Abstract


Este trabalho propõe uma breve discussão sobre o Feminejo enquanto um objeto empírico de interesse social para o campo das pesquisas. Tendo a organização social marcada tradicionalmente pelo olhar masculino sobre o feminino, as letras do Feminejo surgem se contrapondo a traços dos valores sociais da cultura caipira enraizados na música sertaneja atual. Que aspectos do feminino o Feminejo procura visibilizar neste cenário? Faz-se uma pequena análise do discurso, a partir de Eni Orlandi, e uma observação dos valores em algumas letras do Feminejo. Considera-se finalmente que as letras do Feminejo deixam implícitos valores que revelam um pouco da condição feminina no contexto contemporâneo: as necessidades de protagonismo, de união e de empoderamento.


Keywords


Música Sertaneja, Feminejo, Fenômeno Midiático.

References


CALDAS, W. A urbanização da música sertaneja. In: CALDAS, Waldenyr. Acorde na Aurora: música sertaneja e indústria cultural. 2ª ed. São Paulo: Ed. Nacional, 1979, p.01-61.

JANOTTI JUNIOR, J. Música popular massiva e gêneros musicais: produção e consumo da canção na mídia. Revista Comunicação, Mídia e Consumo, São Paulo, v.3, n.7, julho, 2006, p.31-47.

TROTTA, Felipe. Música e mercado: a força das classificações. Revista Contemporânea, UFBA, v.3, n.2, julho-dezembro, 2005, p.181-196.

CORTEZ, Fábio Nunes; DA SILVA, Maria Sueli Ribeiro; E CARVALHO, Michele Cristina Morais. Da música raiz ao sertanejo universitário: um estudo discursivo sobre o caipira em produções midiáticas. In: XX Congresso de Ciências da Comunicação da Região Sudeste. Uberlândia-MG. 2015.

ALMEIDA, Adrielly Campos E. A música sertaneja na era da cibercultura: o papel das tecnologias digitais na origem e popularização do sertanejo universitário. Anais do Interprogramas Secomunica, v. 1, 2016. 277-287.

ALONSO, Gustavo. Cowboys do asfalto. Música sertaneja e modernização brasileira, 2011.

PERES, Antônia Sandra Emília Pereira; DA SILVA, Daniele Costa. A Produção simbólicas da mulher nas canções do “Feminejo”. Revista Homem, Espaço e Tempo, v. 13, n. 1, p. 141-160, 2019.

ORLANDI, Eni Puccinelli. Análise de Discurso e Interpretação. In: ORLANDI, Eni Puccinelli. Discurso e Texto: formulação e circulação dos sentidos. 2ª ed. São Paulo: Pontes, 2005, p.19-29.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n2-481

Refbacks

  • There are currently no refbacks.