Projeto e validação de um sistema de automação para controle de temperatura em máquinas de secagem de café / Design and validation of an automation system for temperature control in coffee drying machines

Arthur Ferreira Rezende Delfim, Rudolf Huebner, Antônio Augusto Torres Maia, Eduardo José Lima II, Gabriel Mendes de Almeida Carvalho

Abstract


No processo de beneficiamento do café, os estudos mostram que a secagem é a etapa mais importante na determinação da qualidade do produto final. A demanda do mercado internacional de café de alta qualidade aumenta a cada ano e sua oferta não consegue acompanhar esse crescimento, o que revela dificuldades na melhoria qualitativa do fruto. Uma delas, e talvez a mais prejudicial, é a variabilidade da temperatura do ar de secagem, que se não for controlada, provoca danos físicos, tais como descoloração de grãos, rupturas e rachaduras, e também danos químicos, como a elevação da acidez graxa e alterações na estrutura dos compostos voláteis, favorecendo a má qualidade da bebida. Dessa forma, dada a importância do controle de temperatura em questão, o presente trabalho mostra a concepção, instalação e teste de um projeto de automação do processo de secagem de café, mostrando a viabilidade de utilização de controladores de baixo custo (PIC16f877A), capaz de manter uma temperatura pré-determinada na massa de café, dentro das máquinas, durante todo o processo.

 


Keywords


Projeto, Automação, Secador, Café, Mecânica.

References


BACHA, E. L. Análise Econométrica do Mercado Internacional de Café e da Política Brasileira de Preços. Ensaios Econômicos da EPGE, n. 2. Instituto BrasIleiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas, 1970;

CARVALHO, E. R. Investigação sobre incandescência em madeira. Dissertação de Mestrado, São José dos Campos, 1999.

CUNHA, M.L. Canto, M.W.; Cortez, J.G. Ensaios preliminares sobre a secagem de café cereja descascado por ar quente assistido a microondas. 21° Congresso Brasileiro Pesquisas Cafeeiras, p.147-150, 1995.

DIAS, W. B.; Finzer, J. R. D. Secagem de feijão carioca em secador rotativo / Carioca bean drying in rotating dryer. Brazilian Journal of Development, Vol. 5, nº 3, 2019.

DONADON, L. V. Fundamentos da teoria de controle – Notas de aula. UFMG, 2013;

EMBRAPA - Sistemas de Produção de café, acessado em 08/07/2015. Disponível em .

GODINHO, R. P. Vilela, E. R.; Oliveira, G. A.; Chagas, S. J. R. Variações na cor e na composição química do café. Revista Brasileira de Armazenamento. Viçosa, 2000.

MENDES, A.N.G.; Abrahao, E.J.; Cambraia, J.F.; Guimaraes, J.R. Recomendações técnicas para a cultura do cafeeiro no Sul de Minas. Biblioteca Rui Tendinha, Lavras, UFLA, 1995. 54p.

MOREIRA, D. H. F.; Freitas, F. F.: LANDY, C. C. R.; Charbel, A. L. T. Análise da secagem de café em secador solar passivo direto / Analysis of coffee drying in direct passive solar dryer. Brazilian Journal of Development, Vol. 5, nº 9, 2019.

OCTAVIANI, J. C. Avaliação de qualidade e custos de secagem de café cereja descascado desmucilado, em secador horizontal rotativo, com utilização de lenha de eucalipto e GLP. Journal Ecossitema, Vol. 29, nº2, 2004.

RENA, A.B.; Malavolta, E.; Rocha, M.; Yamada, T. Cultura do cafeeiro: fatores que afetam a produtividade. Associação de Pesquisa do K e Fosfato. Piracicaba, 1986.

SILVA, J. S.; Sampaio, C. P.; Machado, M. C; Monaco; P. A. Secagem e Armazenagem de café – tecnologia e custos. Livro, Cap. 1, UFV, Viçosa, 2001.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n2-473

Refbacks

  • There are currently no refbacks.