O uso das tecnologias como tema de formação continuada docente: Uma necessidade da educação contemporânea / The use of technologies as a theme for continued teacher education: A necessity of contemporary education

Taís Elisabete Reis Jalowitzki, Marcia da Costa dos Santos, Luciane Da Rosa Dos Santos

Abstract


Com o foco “o uso das tecnologias como tema de formação continuada docente: uma necessidade da educação contemporânea”, o objetivo deste artigo é contribuir com a reflexão sobre a emergência de se pensar as formações continuadas docentes, a partir da necessidade de se inovar a prática educacional, tendo as tecnologias como recursos pedagógicos. A metodologia utilizada é o estudo, reflexão e sistematização de informações contidas em obras da literatura pertinente ao assunto. As principais conclusões desta reflexão evidenciam que o mundo está em constante transformação, principalmente tecnológica, e que esses avanços acontecem em uma velocidade muito superior aos que ocorrem no sistema de educação em que estamos inseridos. Neste sentido, devemos reconhecer que a educação deve parar de refutar as inovações tecnológicas como ferramenta pedagógica no processo de ensino e aprendizagem dos sujeitos, nos mais diferentes níveis e modalidades de ensino. Fazendo-se emergencial a observância do uso das tecnologias como tema na formação continuada docente para que o educador, como um mediador do conhecimento, esteja apto a lidar com as diferentes ferramentas digitais, sendo capaz de inovar sua prática de ensino constantemente. Bem como para que a escola seja capaz de cumprir seu papel de contextualizar os conhecimentos necessários para uma formação sólida, trazendo situações do cotidiano para sala de aula, gerando assim, significado real de aprendizagem para o aluno.


Keywords


formação continuada, educação, TIC.

References


CARVALHO, M. A.; ALONSO, M. R. M. H. Formação continuada de professores e mudança na prática pedagógica. In: ALONSO, M.(Org.). Prática docente: teoria e prática. São Paulo: Pioneira, 1999.

LÉVY, Pierre. As tecnologias de inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. São Paulo: Ed. 34, 1993.

PALFREY, John. Nascidos na era digital: entendendo a primeira geração de nativos digitais. Porto Alegre: Grupo A. 2011.

PEÑA, Maria De Los Dolores Jimenes. Ambientes de aprendizagem virtual: O desafio à prática docentes. S/D.

SOUZA, R. P. de. MOITA, F. da M. C. da S. C. CARVALHO, A. B. G. (Organizadores). Tecnologias digitais na educação. Campina Grande: EDUEPB, 2011.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n2-459

Refbacks

  • There are currently no refbacks.