O currículo escolar e a prática dos professores de educação física em contexto amazônico: o desafio das aulas de educação física nas comunidades indígenas/ The school curriculum and the practice of physical education teachers in the amazonian context: the challenge of physical education classes

Ida de Fátima de Castro Amorim, João Luiz da Costa Barros, Marnilde da Silva de Farias, Stélio Nunes Rocha, Maria Ivony da Silva Pimenta, Nilce Cleide Ribeiro Pantoja, Marcela Tavares de Souza, Kátia Helena Almeida de Almeida

Abstract


A educação indígena atualmente é reconhecida como algo de fato existente e necessária, principalmente devido a sua singularidade e multiplicidade cultural. A cada dia torna-se mais evidente a necessidade de uma educação voltada exclusivamente para os povos indígenas, uma educação que atenda aos seus anseios e expectativas, e não a imposição de conteúdos que sejam característicos da educação do homem branco, considerada por muitos como cultura dominante. As disciplinas curriculares devem relacionar seus ensinamentos à realidade indígena, sem distinção de áreas de conhecimento. Nessa perspectiva o ensino da educação física para os povos indígenas também deve estar vinculada aos seus valores e costumes, inserindo conteúdos da prática cotidiana destes que envolvam uma relação direta com o corpo e as necessidades emergentes de cada etnia. Neste ensaio buscou-se apresentar algumas dificuldades encontradas na formação e atuação do professor de educação física frente aos desafios da educação indígena, uma vez que nos cursos de formação de professores dessa área, poucos são apresentados temas e atividades direcionados a educação dos povos indígenas do amazonas, impossibilitando assim uma formação mais completa e capacitada para que os professores de educação física possam atuar em diferentes contextos culturais. É perceptível o quanto a educação física ainda precisa se aproximar dos temas relacionados às etnias indígenas da região amazônica, pois ainda há uma carência muito grande de informações sobre as características físicas e a serem trabalhadas para esses povos, o que implica numa seleção de conteúdos estritamente vinculados e voltados a educação básica da escola dos não indígenas, e não a educação indígena em sí.


Keywords


Educação indígena, Educação física, Cultura.

References


BARROS, João Luiz da Costa. O brincar e suas relações interculturais na escola indígena. Curitiba, Appris, 2015.

BRANDÃO. Carlos Rodrigues. O que é educação. São Paulo, Brasiliense, 1995.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n.º 9.394, promulgada em 20/12/1996, Editora do Brasil S/A.

CANEN, Ana; MOREIRA, Antonio Flávio B. Reflexões sobre multiculturalismo na escola e na formação docente. Educação em debate, ano 1, v.2, n. 38, 1999, p. 12-23.

CASTELLANI, Lino Filho. Política educacional e educação física. São Paulo, Autores Associados, 1998.

CHAGAS, Alessandra Salomé Lopes; CARDOSO, Layana Costa Ribeiro; OLIVEIRA, Márcio Romeu Ribas de; RODRIGUES, Naiana Roberto Dias. A educação física na escola indígena do Amapá: aproximações iniciais. In: SOARES, Artemis de Araújo (Org.). Efeitos dos eventos esportivos nas práticas tradicionais. Manaus, UFAM, 2015.

FARIAS, A. G. JÚNIOR. Pesquisa em educação física. Revista Brasileira de Educação Física e Desporto. N.º 9, jan/dez, Brasília, 1970.

FERREIRA, Maria Beatriz Rocha. Práticas corporais: historiografia e fontes sobre os povos indígenas. In: SOARES, Artemis de Araújo (Org.). Efeitos dos eventos esportivos nas práticas tradicionais. Manaus, UFAM, 2015.

GRANDO, Beleni Saléte; QUEIROZ, Letícia Antonia. Curussé e a educação do corpo da criança chiquitana. In: SOARES, Artemis de Araújo (Org.). Efeitos dos eventos esportivos nas práticas tradicionais. Manaus, UFAM, 2015.

GRIGNON, C. Cultura dominante, cultura escolar e multiculturalismo popular. In: SILVA, T. T. da (Org.). Alienígenas em sala de aula: uma introdução aos estudos culturais em educação. Petrópolis. Rio Janeiro: Vozes, 1995.

MARINHO, Inezil Penna. História da educação física no Brasil. São Paulo, CIA Brasil Editora, 1980.

OLIVEIRA, Vitor Marinho. O que é educação física. São Paulo, Brasiliense, Coleção Primeiros Passos, 1983.

SANTOME, J. T. As culturas negadas e silenciadas no currículo. In: SILVA, T. T. da (Org.). Alienígenas em sala de aula: uma introdução aos estudos culturais em educação. Petrópolis. Rio Janeiro: Vozes, 1995.

SILVA, T. T. da (Org.). Currículo e identidade social: Territórios contestados. In: SILVA, T. T. da (Org.). Alienígenas em sala de aula: uma introdução aos estudos culturais em educação. Petrópolis. Rio Janeiro: Vozes, 1995.

SOARES, Artemis de Araújo; LEZIART, Yvon. O futebol praticado por povos indígenas – o caso do torneio Peladão Indígena em Manaus. In: SOARES, Artemis de Araújo (Org.). Efeitos dos eventos esportivos nas práticas tradicionais. Manaus, UFAM, 2015.

VIEIRA, Gilberto Ramos e Org. Os jogos e brincadeiras no contexto da educação infantil em Surubim-PE. Brazilian Journal of Development. Curitiba, v.6, n.5, p.29593-29602, may. 2020.

WEIGEL, V. A. C. de M. Escolas de branco em malokas de indio. EDU.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n2-446

Refbacks

  • There are currently no refbacks.