O currículo escolar e a prática dos professores de educação física em contexto amazônico: o desafio das aulas de educação física nas comunidades indígenas/ The school curriculum and the practice of physical education teachers in the amazonian context: the challenge of physical education classes
Abstract
A educação indígena atualmente é reconhecida como algo de fato existente e necessária, principalmente devido a sua singularidade e multiplicidade cultural. A cada dia torna-se mais evidente a necessidade de uma educação voltada exclusivamente para os povos indígenas, uma educação que atenda aos seus anseios e expectativas, e não a imposição de conteúdos que sejam característicos da educação do homem branco, considerada por muitos como cultura dominante. As disciplinas curriculares devem relacionar seus ensinamentos à realidade indígena, sem distinção de áreas de conhecimento. Nessa perspectiva o ensino da educação física para os povos indígenas também deve estar vinculada aos seus valores e costumes, inserindo conteúdos da prática cotidiana destes que envolvam uma relação direta com o corpo e as necessidades emergentes de cada etnia. Neste ensaio buscou-se apresentar algumas dificuldades encontradas na formação e atuação do professor de educação física frente aos desafios da educação indígena, uma vez que nos cursos de formação de professores dessa área, poucos são apresentados temas e atividades direcionados a educação dos povos indígenas do amazonas, impossibilitando assim uma formação mais completa e capacitada para que os professores de educação física possam atuar em diferentes contextos culturais. É perceptível o quanto a educação física ainda precisa se aproximar dos temas relacionados às etnias indígenas da região amazônica, pois ainda há uma carência muito grande de informações sobre as características físicas e a serem trabalhadas para esses povos, o que implica numa seleção de conteúdos estritamente vinculados e voltados a educação básica da escola dos não indígenas, e não a educação indígena em sí.
Keywords
Full Text:
PDF (Português (Brasil))References
BARROS, João Luiz da Costa. O brincar e suas relações interculturais na escola indígena. Curitiba, Appris, 2015.
BRANDÃO. Carlos Rodrigues. O que é educação. São Paulo, Brasiliense, 1995.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n.º 9.394, promulgada em 20/12/1996, Editora do Brasil S/A.
CANEN, Ana; MOREIRA, Antonio Flávio B. Reflexões sobre multiculturalismo na escola e na formação docente. Educação em debate, ano 1, v.2, n. 38, 1999, p. 12-23.
CASTELLANI, Lino Filho. Política educacional e educação física. São Paulo, Autores Associados, 1998.
CHAGAS, Alessandra Salomé Lopes; CARDOSO, Layana Costa Ribeiro; OLIVEIRA, Márcio Romeu Ribas de; RODRIGUES, Naiana Roberto Dias. A educação física na escola indígena do Amapá: aproximações iniciais. In: SOARES, Artemis de Araújo (Org.). Efeitos dos eventos esportivos nas práticas tradicionais. Manaus, UFAM, 2015.
FARIAS, A. G. JÚNIOR. Pesquisa em educação física. Revista Brasileira de Educação Física e Desporto. N.º 9, jan/dez, Brasília, 1970.
FERREIRA, Maria Beatriz Rocha. Práticas corporais: historiografia e fontes sobre os povos indígenas. In: SOARES, Artemis de Araújo (Org.). Efeitos dos eventos esportivos nas práticas tradicionais. Manaus, UFAM, 2015.
GRANDO, Beleni Saléte; QUEIROZ, Letícia Antonia. Curussé e a educação do corpo da criança chiquitana. In: SOARES, Artemis de Araújo (Org.). Efeitos dos eventos esportivos nas práticas tradicionais. Manaus, UFAM, 2015.
GRIGNON, C. Cultura dominante, cultura escolar e multiculturalismo popular. In: SILVA, T. T. da (Org.). Alienígenas em sala de aula: uma introdução aos estudos culturais em educação. Petrópolis. Rio Janeiro: Vozes, 1995.
MARINHO, Inezil Penna. História da educação física no Brasil. São Paulo, CIA Brasil Editora, 1980.
OLIVEIRA, Vitor Marinho. O que é educação física. São Paulo, Brasiliense, Coleção Primeiros Passos, 1983.
SANTOME, J. T. As culturas negadas e silenciadas no currículo. In: SILVA, T. T. da (Org.). Alienígenas em sala de aula: uma introdução aos estudos culturais em educação. Petrópolis. Rio Janeiro: Vozes, 1995.
SILVA, T. T. da (Org.). Currículo e identidade social: Territórios contestados. In: SILVA, T. T. da (Org.). Alienígenas em sala de aula: uma introdução aos estudos culturais em educação. Petrópolis. Rio Janeiro: Vozes, 1995.
SOARES, Artemis de Araújo; LEZIART, Yvon. O futebol praticado por povos indígenas – o caso do torneio Peladão Indígena em Manaus. In: SOARES, Artemis de Araújo (Org.). Efeitos dos eventos esportivos nas práticas tradicionais. Manaus, UFAM, 2015.
VIEIRA, Gilberto Ramos e Org. Os jogos e brincadeiras no contexto da educação infantil em Surubim-PE. Brazilian Journal of Development. Curitiba, v.6, n.5, p.29593-29602, may. 2020.
WEIGEL, V. A. C. de M. Escolas de branco em malokas de indio. EDU.
DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n2-446
Refbacks
- There are currently no refbacks.