Conhecendo as pancs muitas possibilidades em torno da alimentação saudável / Getting to know the pancs many possibilities around healthy eating

Marcia Regina Rodrigues da Silva Zago, Ana Paula da Silva Rodrigues, Lígia Marcelino Krelling, Maclovia Correa da Silva, Eloy Fassi Casagrande Junior

Abstract


Este artigo envolve as práticas escolares ambientais, culturais e educativas que atendem a transversalidade curricular. O objetivo visa demonstrar as possibilidades de alinhar políticas públicas com ações no ambiente escolar. Neste contexto, foram realizadas oficinas em Escolas Municipais de Ensino Fundamental na cidade de Curitiba/PR, com a participação da comunidade escolar e em consonância com o projeto "Comida de Verdade”. Este projeto foi lançado em outubro de 2018 pelo prefeito da cidade, estando relacionado com a segurança alimentar e nutricional que visa estimular práticas alimentares saudáveis e sustentáveis. A Secretaria Municipal do Abastecimento (SMAB) está trabalhando com as Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC's) e distribuem mudas. Neste viés, foram organizadas oficinas de ensino-aprendizagem em relação à alimentação, enfatizando as PANC'S como alternativa de alimento saudável rico em nutrientes. Esse processo foi endossado por outras ações, como a construção de vasos, técnicas de manejo da terra para o plantio de mudas e a confecção de lepbook com os estudantes envolvidos. Os resultados evidenciaram grande aceitabilidade das escolas para a realização das ações propostas e sua replicação. Concluiu-se que o espaço escolar ultrapassa a sala de aula e permite tratar de questões socioambientais em diferentes situações de ensino, pesquisa e extensão. 


Keywords


Práticas Ambientais, Plantas Alimentícias não convencionais, Segurança Alimentar e Escolas de Tempo Integral.

References


BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Resolução CNE/CP nº 1, de 18 de fevereiro de 2002. _____. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Parte I, II, III e IV. Brasília: MEC, 2000. _____. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências da Natureza. Terceiro e Quarto Ciclos. Brasília: MEC, 1998.

______. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997.

______. Decreto n. 7.272, de 25 de agosto de 2010. Regulamenta a Lei no 11.346, de 15 de setembro de 2006, que cria o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional - SISAN com vistas a assegurar o direito humano à alimentação adequada, institui a Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional - PNSAN, estabelece os parâmetros para a elaboração do Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/decreto/d7272.htm. Acesso em: 22 fevereiro. 2019.

CERVO, A.; BERVIAN, P. A.; DA SILVA, R. Metodologia Científica. 6ª ed.. São Paulo: Pearson, 2006.

CURITIBA. Secretaria Municipal da Educação de Curitiba. Caderno Pedagógico: Educação Integral. Curitiba: Secretaria Municipal de Educação, 2012.

______. Diretrizes Curriculares para a Educação Municipal de Curitiba: Educação Especial e Inclusiva, Educação Integral, Educação de Jovens e Adultos. Curitiba, 2006.

______. Secretaria Municipal da Educação de Curitiba. Subsídios para a Organização das práticas educativas em oficinas nas unidades escolares com oferta de educação em tempo integral. Curitiba: Secretaria Municipal da Educação, 2016a.

______. Secretaria Municipal da Educação de Curitiba. Diretrizes Curriculares para a Educação Municipal de Curitiba: Ensino Fundamental, volume 1. 2006.

______. Contrato nº. 23035/2018 - Prestação de serviços de fornecimento de refeições, de 5 de julho de 2018. Contrato nº. 23035/2018. Prestação de serviços de fornecimento de refeições, Curitiba, n. 124, p. 1-34, Julho de 2018.

DELIZOICOV, D.; ZANETIC, J. A proposta de interdisciplinaridade e seu impacto no ensino municipal de 1º grau. In: PONTUSCHKA, N. N. Ousadia no diálogo: interdisciplinaridade na escola pública. 3. ed. São Paulo: Loyola, 2001.

DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de Ciências:fundamentos e métodos. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2007. (Coleção Docência em Formação).

DELIZOICOV, Demétrio et al. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002.

FAZENDA, I. C. A. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. 13. ed. São Paulo: Papirus, 2008.

HASS, C, MARIA. A Interdisciplinaridade em Ivani Fazenda: construção de uma atitude pedagógica, 2011.

LORENZETTI, L. Alfabetização científica no contexto das séries iniciais. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis – SC, 2000. Disponível em: . Acesso em: mai. 2018.

MUENCHEN, Cristiane, and Demétrio DELIZOICOV. Os três momentos pedagógicos e o contexto de produção do livro “Física: Ciência & Educação (Bauru) 20.3 (2014).

I Plano de Segurança Alimentar e Nutricional. Disponível em: http://www.curitiba.pr.gov.br/conteudo/1-plano-municipal-de-seguranca-alimentar-e-nutricional/2809. Acesso em: 22 out. 2018.

RODRIGUES, A. P. S.; SILVA, M. C.; ZAGO, M. R. R. S. Movimentos a favor da agricultura urbana em Curitiba – Paraná e a constituição de práticas de ensino ambientais/educativas. Educação Ambiental em Ação, Rio Claro, n.64, p.28-49, 2018.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n2-444

Refbacks

  • There are currently no refbacks.