Práticas reflexivas de professores sobre o ensino de trigonometria: um estudo a partir das experiências do PIBID/ Reflective practices of teachers about trigonometry teaching: a study from the experiences of PIBID

Authors

  • Maylza Belizário Santos
  • Leila Kely dos Santos da Paz
  • Vanessa Salustiano Amancio
  • Camila Lima da Costa
  • João Ferreira da Silva Neto

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv7n2-397

Keywords:

Pibid, Ensino, Aprendizagem, Trigonometria.

Abstract

Este artigo tem como objetivo descrever uma sequência de atividades de ensino de trigonometria em sala de aula. Ele é fruto de atividades realizadas num projeto interdisciplinar vinculado ao Programa Institucional de Iniciação à Docência – Pibid. Participamos do subprojeto interdisciplinar Matemática e Pedagogia: Prática Reflexiva do Professor de Matemática: atividades investigativas na sala de aula. Neste subprojeto, vivemos diversas experiências que possibilitaram observar a complexidade da ação docente, contribuindo fortemente para a nossa formação.  De modo particular, apresentamos uma sequência de atividades elaboradas por licenciandos em Matemática e em Pedagogia, junto a uma professora da educação básica. Por meio de atividades desenvolvidas, foi possível observar que os alunos estudaram trigonometria de forma mais significativa, sentindo-se motivados a estudar mais. Em decorrência disso, o desenvolvimento da sequência constitui uma alternativa potencial para o trabalho dos professores.

References

CARRIJO, M. H. S. O resgate do poder social da matemática a partir da educação matemática crítica: uma possibilidade na formação para a cidadania. Revista Paranaense de Educação Matemática, v.3, n.5, Campo Mourão: 2014, jul./dez. p. 248-270.

CHAGAS, E. M. P. F. Fracasso do ensino da Matemática: Contribuições ao debate teórico para uma educação inclusiva. III Seminário Internacional Sociedade Inclusiva: Ações inclusivas de sucesso. Belo Horizonte- MG, 24 a 28 maio 2004. Disponível em: . Acessado em 20 de outubro de 2014.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido.67ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2019.

LIMA, C. S.S. Dificuldades encontradas por professores de matemática do ensino fundamental. Dissertação (Mestrado). Universidade do Extremo Sul Catarinense -UNESC ,2006. Disponível em: <http://www.bid.unesc.net/biblioteca /sumario/ 00002 / 00 002 CCB.pdf> Acessado em 18 de agosto de 2014.

MOREIRA, P.C. e DAVID, M. M. M. S. A Formação Matemática do Professor: Licenciatura e Prática Docente Escolar. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

PEREIRA, C. S.; RÊGO, R. M. Aprendizagem em trigonometria:contribuições da teoria da aprendizagem significativa. Anais do XIII CIAEM-IACME, Recife, Brasil, 2011.

QUINTANEIRO, W. Representações e Definições Formais em Trigonometria no ensino médio. Dissertação (Mestrado) – UFRJ / Instituto de Matemática, 2010.

RIBEIRO, E. C. Material Concreto para o Ensino da Trigonometria. Trabalho de

Conclusão de Curso (Especialização em Matemática para Professores do Ensino Básico) Universidade Federal de Minas Gerais- UFMG. Belo Horizonte - ES, 2011, p. 29. Disponível http://www.mat.ufmg.br/~espec/Monografias_Noturna/Monografia_ErikaCRibeiro.pdf.> Acessado em 15/02/2016.

SANTOS, J. A. et al . Dificuldades na aprendizagem de Matemática. São Paulo, 2007.

p. Trabalho de Conclusão de Curso (licenciatura) Disponível em:

educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/...01/visit.php?cid>. Acessado em 12 de agosto de 2014.

SILVA, L. C. F. As Dificuldades em Aprender e Ensinar Matemática. Licenciatura em Matemática, Universidade estadual de Goiás - UNEG Jussara-GO, 2009. Disponível http://www.cdn.ueg.br/arquivos/jussara/conteudoN/1209/Monografia_As_Dificuldades_em_ Aprender_e_Ensinar_Matematica.pdf > Acessado em 10/03/2016

SILVA NETO, J. F. S. et. al. Formação de professores de matemática em Igaci – AL: Um olhar sobre as dificuldades da prática docente e as expectativas dos professores quanto à melhoria do processo de ensino aprendizagem. In: Anais do XI Encontro Nacional de Educação Matemática. Curitiba, 2013.

Published

2021-02-20

How to Cite

Santos, M. B., Paz, L. K. dos S. da, Amancio, V. S., Costa, C. L. da, & Neto, J. F. da S. (2021). Práticas reflexivas de professores sobre o ensino de trigonometria: um estudo a partir das experiências do PIBID/ Reflective practices of teachers about trigonometry teaching: a study from the experiences of PIBID. Brazilian Journal of Development, 7(2), 17358–17368. https://doi.org/10.34117/bjdv7n2-397

Issue

Section

Original Papers