Práticas reflexivas de professores sobre o ensino de trigonometria: um estudo a partir das experiências do PIBID/ Reflective practices of teachers about trigonometry teaching: a study from the experiences of PIBID

Maylza Belizário Santos, Leila Kely dos Santos da Paz, Vanessa Salustiano Amancio, Camila Lima da Costa, João Ferreira da Silva Neto

Abstract


Este artigo tem como objetivo descrever uma sequência de atividades de ensino de trigonometria em sala de aula. Ele é fruto de atividades realizadas num projeto interdisciplinar vinculado ao Programa Institucional de Iniciação à Docência – Pibid. Participamos do subprojeto interdisciplinar Matemática e Pedagogia: Prática Reflexiva do Professor de Matemática: atividades investigativas na sala de aula. Neste subprojeto, vivemos diversas experiências que possibilitaram observar a complexidade da ação docente, contribuindo fortemente para a nossa formação.  De modo particular, apresentamos uma sequência de atividades elaboradas por licenciandos em Matemática e em Pedagogia, junto a uma professora da educação básica. Por meio de atividades desenvolvidas, foi possível observar que os alunos estudaram trigonometria de forma mais significativa, sentindo-se motivados a estudar mais. Em decorrência disso, o desenvolvimento da sequência constitui uma alternativa potencial para o trabalho dos professores.


Keywords


Pibid, Ensino, Aprendizagem,Trigonometria.

References


CARRIJO, M. H. S. O resgate do poder social da matemática a partir da educação matemática crítica: uma possibilidade na formação para a cidadania. Revista Paranaense de Educação Matemática, v.3, n.5, Campo Mourão: 2014, jul./dez. p. 248-270.

CHAGAS, E. M. P. F. Fracasso do ensino da Matemática: Contribuições ao debate teórico para uma educação inclusiva. III Seminário Internacional Sociedade Inclusiva: Ações inclusivas de sucesso. Belo Horizonte- MG, 24 a 28 maio 2004. Disponível em: . Acessado em 20 de outubro de 2014.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido.67ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2019.

LIMA, C. S.S. Dificuldades encontradas por professores de matemática do ensino fundamental. Dissertação (Mestrado). Universidade do Extremo Sul Catarinense -UNESC ,2006. Disponível em: Acessado em 18 de agosto de 2014.

MOREIRA, P.C. e DAVID, M. M. M. S. A Formação Matemática do Professor: Licenciatura e Prática Docente Escolar. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

PEREIRA, C. S.; RÊGO, R. M. Aprendizagem em trigonometria:contribuições da teoria da aprendizagem significativa. Anais do XIII CIAEM-IACME, Recife, Brasil, 2011.

QUINTANEIRO, W. Representações e Definições Formais em Trigonometria no ensino médio. Dissertação (Mestrado) – UFRJ / Instituto de Matemática, 2010.

RIBEIRO, E. C. Material Concreto para o Ensino da Trigonometria. Trabalho de

Conclusão de Curso (Especialização em Matemática para Professores do Ensino Básico) Universidade Federal de Minas Gerais- UFMG. Belo Horizonte - ES, 2011, p. 29. Disponível http://www.mat.ufmg.br/~espec/Monografias_Noturna/Monografia_ErikaCRibeiro.pdf.> Acessado em 15/02/2016.

SANTOS, J. A. et al . Dificuldades na aprendizagem de Matemática. São Paulo, 2007.

p. Trabalho de Conclusão de Curso (licenciatura) Disponível em:

educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/...01/visit.php?cid>. Acessado em 12 de agosto de 2014.

SILVA, L. C. F. As Dificuldades em Aprender e Ensinar Matemática. Licenciatura em Matemática, Universidade estadual de Goiás - UNEG Jussara-GO, 2009. Disponível http://www.cdn.ueg.br/arquivos/jussara/conteudoN/1209/Monografia_As_Dificuldades_em_ Aprender_e_Ensinar_Matematica.pdf > Acessado em 10/03/2016

SILVA NETO, J. F. S. et. al. Formação de professores de matemática em Igaci – AL: Um olhar sobre as dificuldades da prática docente e as expectativas dos professores quanto à melhoria do processo de ensino aprendizagem. In: Anais do XI Encontro Nacional de Educação Matemática. Curitiba, 2013.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n2-397

Refbacks

  • There are currently no refbacks.