Da tormenta sanitária: o papel da interação social de Erving Goffman na educação e nos dias atuais/ Of the sanitary storm: the role of the social interaction of Erving Goffman in education and current days

Camile de Araujo Aguiar, Eva Laura Silva Fortes de Carvalho, Leilane dos Santos Rohleder

Abstract


 Com este estudo apresentaremos o papel da interação social do sociólogo canadense Erving Goffman (2011), correlacionando a obra: Ritual de Interação: ensaios sobre o comportamento face a face, com uma linguagem cada vez mais presente nos dias atuais (pandemia sanitária SARS-CoV-2)  e a Educação. Para Goffman, os rituais de interação são átimos de estudos das relações de ordem moral e social que também podem ser construídas nas escolas. Na obra, o autor se propõe a analisar noções como regras de condutas, ritos, alma, deferência e porte, que são eixos essenciais para a compreensão da atualidade social na ordem da interação. Os encontros “face a face” exposto por Goffman, buscam apresentar o valor que cada ator/pessoa, apresenta através da linha de interação adotada no curso do contato social particular. A opção por privilegiar esta obra se dá por construção de arrimo teórico do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Corporeidade e Lucilidade-GEPCOL.

Com este estudo apresentaremos o papel da interação social do sociólogo canadense Erving Goffman (2011), correlacionando a obra: Ritual de Interação: ensaios sobre o comportamento face a face, com uma linguagem cada vez mais presente nos dias atuais (pandemia sanitária SARS-CoV-2)[1] e a Educação. Para Goffman, os rituais de interação são átimos de estudos das relações de ordem moral e social que também podem ser construídas nas escolas. Na obra, o autor se propõe a analisar noções como regras de condutas, ritos, alma, deferência e porte, que são eixos essenciais para a compreensão da atualidade social na ordem da interação. Os encontros “face a face” exposto por Goffman, buscam apresentar o valor que cada ator/pessoa, apresenta através da linha de interação adotada no curso do contato social particular. A opção por privilegiar esta obra se dá por construção de arrimo teórico do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Corporeidade e Ludicidade ⸻ GEPCOL.


[1] SARS-CoV-2, do inglês Severe Acute Respiratory Syndrome Coronavirus 2(Síndrome Respiratória Aguda Grave), é um coronavírus novo que foi identificado pela primeira vez em Wuhan, China, no final 2019, como a causa da doença por coronavírus de 2019 (COVID-19) e se espalhou por todo o mundo. Fonte: >https://www.msdmanuals.com/pt/casa/infec%C3%A7%C3%B5es/v%C3%ADrusrespirat%C3%B3rios/coronav%C3%ADrus-e-s%C3%ADndromes-respirat%C3%B3rias-agudas-covid-19,-mers-e-sars<      Acesso em Jun. de 2020.


Keywords


Interação social, Regras, Ritos, Escola.

References


BAUMAN, Zygmunt. A sociedade individualizada: vidas contadas e histórias vividas: tradução José Gradei. - Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed. 2008.

FREUD, Sigmund. Civilization and its Discontents, James Strachey (org.), trad. Joan Riviere (Londres: Hogarth Press, 1973), p.13, 14, 30, 33, 52.

GOFFMAN, Erving. Ritual de interação: ensaios sobre os comportamentos face a face. Tradução de Fábio Rodrigues Ribeiro da Silva. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

GOLDHILL, Simon. Amor, sexo e tragédia: como os gregos e romanos influenciam nossas vidas até hoje. Rio de Janeiro Zahar, 2007.

HALL, Edward T. A dimensão oculta. São Paulo: Martins Fontes, 2005.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n2-394

Refbacks

  • There are currently no refbacks.