Um estudo reflexivo sobre educação ambiental / A reflective study on environmental education

Authors

  • Ivanildo Luciano da Luz Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv7n2-365

Keywords:

Educação, Cidadania, Existência e Meio Ambiente

Abstract

A educação ambiental na sua pretensão de influenciar a sociedade a ter relações mais correta acerca da convivência com o meio e em sustentabilidade. No que se refere à inserção do tema nos conteúdos propostos curriculares escolares no Brasil, as pesquisas existentes não aprofundaram aspectos relativos à forma como essa temática se integram a os conteúdos específicos de cada uma delas, sugerindo a necessidade de estudos que caminhem na direção de formação e entendimento que o ambiente é a nossa grande casa, nosso lugar e nossa moradia. Pretende-se com esse trabalho disponibilizar a comunidade, aos agentes públicos, os profissionais da educação e a sociedade como toda, informações úteis para a implementação de medidas que promovam o desenvolvimento da educação, com práticas pedagógicas que facilitem a construção do conhecimento sistematizado, uma proposta de ensino e convívio social que atenda as expectativas das comunidades, minore o problema da aprendizagem na Educação Básica e possibilite o ingresso no terceiro grau consciente e com uma formação cidadão comprometido pela relação harmônica com o meio ambiente para sustentabilidade social, com o uso racional dos recursos naturais. Da mesma maneira estimular o conhecimento sobre as unidades de conservação e proteção ambiental, com o uso e preservação sustentável.

References

Brasil. (1996). Lei de Diretrizes e Bases da Educação: Lei nº 9394, de dezembro de 1996.

Dentz, Claudir Von. (2009). Educação Ambiental, epistemologia e o problema de fundamentos. Universidade Regional de Blumenau – FURB/SC.

DIEGUES, AntonioCarlos Sant’ Ana. O Mito Moderno da Natureza Intocada, Hucitec, São Paulo - 1996.

LIMA, Raimundo. Entrevista concedida. Oiapoque 2/07/2005.

Morin, E. (2005). Os Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro. 2º ed. São Paulo: Editora Cortez.

RICARDO, Carlos Alberto. Povos Indígenas do Brasil. São Paulo-SP: CEDI-1983.

Reis, Artur Cezar Ferreira. Limites e Demarcação na Amazônia Brasileira: A Fronteira Colonial com a Guiana Francesa VI. Belém –PÁ: Secretaria de estado da cultura, 1993.

SILVA, Raimundo. Entrevista concedida. Oiapoque 30/07/2005.

SOARES, Ana Paulina Aguiar. Travessia: Análise de uma situação de passagem: Oiapoque e Guiana Francesa. Dissertação (Mestrado em Geografia Humana) da faculdade de filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo – USP. São Paulo 1995.

SOUZA, Oneide Barbosa. Entrevista concedida. Oiapoque 01/08/2005.

Texto-Base - Conferencia Nacional de Meio Ambiente: meio Ambiente Urbano.

Brasília: Ministério do Meio- Ambiente, 2003.

Teixeira et al. (2008). Estudos sobre Pedagogia da Alternância no Brasil: revisão de literatura e perspectivas para a pesquisa. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.34, n.2, p. 227-242.UNICAP.

www.wwf.org.br/natureza.

www. unb.br/fau/eco.

www. Icv.org.br/ Erico Rodrigues

Published

2021-02-19

How to Cite

da Luz, I. L. (2021). Um estudo reflexivo sobre educação ambiental / A reflective study on environmental education. Brazilian Journal of Development, 7(2), 17015–17027. https://doi.org/10.34117/bjdv7n2-365

Issue

Section

Original Papers