A mediação e conciliação como formas eficazes de resolução dos conflitos familiares / Mediation and conciliation as effective ways to resolve family conflicts
Abstract
A mediação e a conciliação são métodos capazes de resgatar o diálogo entre as pessoas, que através desses institutos podem discutir, e juntas chegarem à solução de suas contendas. Nesse sentido, torna-se importante conceituar a mediação e a conciliação aos olhos do direito brasileiro, a fim de diferenciá-las e mostrar sua importância frente aos conflitos e as partes envolvidas, pois, é a partir da análise minuciosa de cada conflito é que se deve traçar um caminho para soluciona-lo, garantindo, assim, a continuação da convivência pacífica entre as partes e uma prestação jurídica eficaz. O presente artigo pretende mostrar a importância da mediação e da conciliação na resolução de litigio familiares. Para tal, faremos uma abordagem sobre a autocomposição na legislação brasileira, mostrando o conceito de cada instituto e suas particularidades. Em seguida, abordaremos sobre a sociedade familiar e o direito, elencando os tipos de famílias e a origem dos conflitos familiares. A partir daí, fez-se uma abordagem acerca da utilização da mediação e da conciliação na pacificação dos litígios de família, mostrando os aspectos positivos e negativos de cada um desses métodos na resolução dos conflitos e, a importância do acordo para a continuação da convivência familiar.
Keywords
Full Text:
PDF (Português (Brasil))References
BRASIL, Constituição (1824): Constituição do Império. Disponível em: . Acesso em 19 de agosto de 2020.
BRASIL, Constituição (1988): Constituição da República Federativa do Brasil. Disponívelem:. Acesso em 20 de agosto de 2020.
BRASIL, Código de Processo Civil. Lei n. 13.105, de 16 de março de 2015. Disponível em: . Acesso em: 18 de agosto de 2020.
CALMON, Petrônio. Fundamentos da mediação e da conciliação. 2 ed. Brasília – DF: Gazeta Jurídica, 2013.
CINTRA, A. C. DE A.; DINAMARCO, C. R.; GRINOVER, A. P. Teoria Geral do Processo. São Paulo: Editora Malheiros, 2010. 26ª edição.
FREDIE Didier Jr, Curso de Direito Processual civil. Mediação e conciliação Salvador-Bahia: Editora juspodivm, 2015.
GONÇALVES, Carlos Roberto. Direito Civil Brasileiro: direito de família – de acordo com a Lei 12.874/2013. 11. Ed. São Paulo: Saraiva, 2014. V. 6.
MEKSENAS, Paulo. Aprendendo sociologia: A paixão de conhecer a vida. 9. Ed. São Paulo: Edições Loyola. 2015.
NEVES, Daniel Amorim Assunção. Manual de Direito Processual Civil – volume único / Daniel Amorim Assunção Neves – 9. Ed. – Salvador: Ed. JusPodvm, 2017.
PINHO, Humberto Dalla Bernardina de. O Novo CPC e a mediação. Brasília ano 48 n-190 ab/im.2011. Disponível em Acesso em 18 de agosto de 2020.
VASCONCELOS, Carlos Eduardo de. Mediação de conflitos e práticas restaurativas. 3. Ed. Ver. Atualizada e ampliada. São Paulo: Método. 2014.
VENOSA, Silvio de Salvo. Direito Civil: direito de família. 11. Ed.São Paulo: Atlas, 2011.
DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n2-358
Refbacks
- There are currently no refbacks.