Educação interprofissional na formação em saúde: um relato de experiência / Interprofessional health education: an experience report

João Victor Farias Mota, Danielle Teixeira Queiroz, Eni Terezinha Fleck de Paula Pessoa, Francisca Fabrícia de Sousa Rodrigues, Francisco Gabriel de Andrade Mota, Inara Ferreira Cândido, Marina Plutarco Nunes Fontes, Tales Coelho Sampaio, Yvna Leorne Rocha de Pinho Pessoa

Abstract


Os profissionais da saúde atuam nas unidades básicas de saúde (UBS) de forma heterogênea, individual e sem integração dentre as diversas esferas na qual um indivíduo está inserido, demonstrando, assim, um trabalho muitas vezes ineficaz. O propósito deste ensaio é compreender como a educação interprofissional (EIP) no ramo da saúde pode favorecer ao atendimento de usuários para à formação de uma equipe colaborativa que visa determinar a melhor resposta terapêutica para pessoas que necessitam de atenção de forma integrada. Trata-se de um relato de experiência de membros do Programa de educação pelo Trabalho em Saúde com foco na Interprofissionalidade - PET-Saúde Interprofissionalidade, vinculada a Universidade de Fortaleza – UNIFOR. O relato foi descrito estudantes e profissionais de diferentes áreas da saúde que trabalharam de forma colaborativa no atendimento integrado em uma Unidade de Atenção Primária em Saúde (UAPS) susceptível a vulnerabilidade que demonstra o quanto a mudança dos hábitos de um atendimento uniprofissional ou multiprofissional para um interprofissional pode ser benéfico por meio de rodas de conversa, intervenções e atendimento em conjunto.

 


Keywords


Interprofissionalidade, PET-Saúde, Unidade Básica de Saúde, Educação.

References


BATISTA, N A. Educação Interprofissional em saúde: Concepções e práticas. Cad. Fnepas Vol2, Rio de Janeiro, Jan 2012

BARR, H; KOPPEL, I; REEVES, S; HAMMICK, M; FREETH, D. Effective interprofessional education: assumption, argument and evidence. London: Blackwell, 2005.

ARAÚJO, T A M. et al. Multiprofissionalidade e interprofissionalidade em uma residência hospitalar: o olhar de residentes e preceptores. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, v.

, p. 601-613, 2017.

COSTA, M V. A educação interprofissional no contexto brasileiro: algumas reflexões. Interface-

Comunicação, Saúde, Educação, v. 20, p. 197-198, 2016.

MATUDA, C G; AGUIAR, D M L; FRAZÃO, P. Cooperação interprofissional e a Reforma Sanitária no Brasil: implicações para o modelo de atenção à saúde. Saúde e Sociedade, v. 22, p. 173-186, 2013.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n2-355

Refbacks

  • There are currently no refbacks.