Educação interprofissional na formação em saúde: um relato de experiência / Interprofessional health education: an experience report
Abstract
Os profissionais da saúde atuam nas unidades básicas de saúde (UBS) de forma heterogênea, individual e sem integração dentre as diversas esferas na qual um indivíduo está inserido, demonstrando, assim, um trabalho muitas vezes ineficaz. O propósito deste ensaio é compreender como a educação interprofissional (EIP) no ramo da saúde pode favorecer ao atendimento de usuários para à formação de uma equipe colaborativa que visa determinar a melhor resposta terapêutica para pessoas que necessitam de atenção de forma integrada. Trata-se de um relato de experiência de membros do Programa de educação pelo Trabalho em Saúde com foco na Interprofissionalidade - PET-Saúde Interprofissionalidade, vinculada a Universidade de Fortaleza – UNIFOR. O relato foi descrito estudantes e profissionais de diferentes áreas da saúde que trabalharam de forma colaborativa no atendimento integrado em uma Unidade de Atenção Primária em Saúde (UAPS) susceptível a vulnerabilidade que demonstra o quanto a mudança dos hábitos de um atendimento uniprofissional ou multiprofissional para um interprofissional pode ser benéfico por meio de rodas de conversa, intervenções e atendimento em conjunto.
Keywords
Full Text:
PDF (Português (Brasil))References
BATISTA, N A. Educação Interprofissional em saúde: Concepções e práticas. Cad. Fnepas Vol2, Rio de Janeiro, Jan 2012
BARR, H; KOPPEL, I; REEVES, S; HAMMICK, M; FREETH, D. Effective interprofessional education: assumption, argument and evidence. London: Blackwell, 2005.
ARAÚJO, T A M. et al. Multiprofissionalidade e interprofissionalidade em uma residência hospitalar: o olhar de residentes e preceptores. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, v.
, p. 601-613, 2017.
COSTA, M V. A educação interprofissional no contexto brasileiro: algumas reflexões. Interface-
Comunicação, Saúde, Educação, v. 20, p. 197-198, 2016.
MATUDA, C G; AGUIAR, D M L; FRAZÃO, P. Cooperação interprofissional e a Reforma Sanitária no Brasil: implicações para o modelo de atenção à saúde. Saúde e Sociedade, v. 22, p. 173-186, 2013.
DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n2-355
Refbacks
- There are currently no refbacks.