A utilização de jogos como recurso didático: mobilizando e construindo saberes em matemática/ The use of games as a teaching resource: mobilizing and building knowledge in mathematics
Abstract
No intuito de romper com um ensino mecânico que pauta a Matemática no paradigma do exercício, o projeto de extensão “Matemática é Show” tem possibilitado ao licenciando em Matemática experiências lúdicas com recursos didáticos interessantes. Nesse sentido, temos por objetivo socializar vivências no referido projeto de modo a refletir sobre alguns jogos aplicados, analisando e discutindo acerca das potencialidades pedagógicas dos mesmos para a construção e/ou aperfeiçoamento de saberes matemáticos, bem como as contribuições do projeto supracitado para a formação dos discentes do Curso de Licenciatura em Matemática. Assim, apresentamos três jogos: o Ludo Matemático, o Jogo das Amazonas e o Eu Sei. Podemos inferir que as atividades desenvolvidas no projeto foram bastante produtivas, tanto para os licenciandos, quanto para a comunidade presente, que conheceu um pouco mais de Matemática se divertindo e aprendendo com essas atividades, mobilizando e construindo conceitos matemáticos a exemplo das operações básicas da aritmética (adição, subtração, multiplicação e divisão) e números inteiros, além de oportunizar o desenvolvimento de estratégias e estimular o raciocínio lógico. Destacamos também, a importância de projetos de extensão dessa natureza na formação dos futuros professores de Matemática, por proporcionarem uma vivência singular de aprendizagem sobre a utilização de metodologias diversificadas para o desenvolvimento de práxis contextualizada, dinâmica e interessante.
Keywords
Full Text:
PDF (Português (Brasil))References
ANTUNES, C. O jogo e o brinquedo na escola. In: SANTOS, M. P. (ORG). Brinquedoteca a criança, o adulto e o lúdico. 7. Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA/ SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Parâmetros curriculares nacionais: arte. Brasília: MEC/SEF, 1997.
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA/ SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: MEC/SEF, 1998.
D’AMBROSIO, U. Educação matemática da teoria a prática. 9ª ed. São Paulo: Papirus, 1996.
FIORENTINI, D. & LORENZATO, S. Investigação em Educação Matemática: percursos teóricos e metodológicos. São Paulo: Autores Associados, 2006.
GRANDO, R. C. O jogo e a matemática no contexto da sala de aula. São Paulo: Paulus, 2004.
LARA, I. C. M. Jogando com a matemática de 5ª a 8ª série. São Paulo: Rêspel, 2003.
LARA, I. C. M. Jogando com a matemática do 6º ao 9º ano. 1.ed. São Paulo: Rêspel, 2011.
MENDES, I. A. Matemática e investigações em sala de aula: tecendo redes cognitivas na aprendizagem. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2009.
MENEZES, J. E. Potencialidades de aprendizagem lúdicas com o cálculo Plus. In: SÁ, A. V. M. (ORG). Ludicidade e suas interfaces. Brasília: Liber Livro, 2013.
PAIS, L. C. Didática da Matemática: uma influência da didática francesa. 3. Ed. Belo Horizonte: Autêntica editora, 2011.
SMOLE, K. S.; DINIZ, M. I.; CÂNDIDO. Jogos de Matemática de 1º ao 5º ano. Porto Alegre: Artmed, 2007a. (Série Cadernos do Mathema - Ensino Fundamental).
SMOLE, K. S.; DINIZ, M. I.; CÂNDIDO. Jogos de Matemática de 6º a 9° ano. Porto Alegre: Artmed, 2007b. (Série Cadernos do Mathema-Ensino Fundamental).
DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n2-341
Refbacks
- There are currently no refbacks.