O impacto de condições operacionais nas tarifas de água e esgoto aplicadas em dez municípios do estado do Pará, Brasil / The impact of operation conditions on water and sewage tariffs applied in ten municipalities in the state of Pará, Brazil

Diogo Oliveira Pereira, Felipe Meireles Teobaldo

Abstract


Fazendo uso dos dados presentes no Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento do Ministério do Desenvolvimento Regional, foi realizada a coleta dos valores dos indicadores operacionais e correlacionados com a tarifa média aplicada. Isso foi realizado com o objetivo de verificar como estas condições operacionais podem impactar no valor da tarifa que é cobrado à população. Esta relação entre o indicador de tarifamento e os indicadores operacionais foi realizado através de correlações e os resultados foram que o índice de hidrometração e de perdas no faturamento são os que apresentam maiores correlações com a tarifa aplicada, indicando que uma medição mais precisa do consumo de água e a inadimplência da população, neste estudo, são os fatores mais influentes no aumento ou não das tarifas pelos serviços de saneamento.

 

 


Keywords


Indicadores de saneamento, Tarifa de Água e Esgoto, Correlação.

References


BARROS, Arthur Julio Arrais; CONDURÚ, Marise Teles; PEREIRA, José Almir Rodrigues. Aplicabilidade dos Indicadores do Diagnóstico do Plano de Saneamento Básico de Belém. In: SILVA, Helenton Carlos da. Demandas essenciais para o avanço da engenharia sanitária e ambiental 2. Ponta Grossa: Atena Editora, 2020. Cap. 3. p. 23-40.

BRASIL. Lei no 11.445, de 5 de janeiro de 2007. Estabelece diretrizes nacionais para o saneamento básico. Diário Oficial da União, 8 de janeiro de 2007. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/lei/L11445compilado.htm. Acesso em: 20 de janeiro de 2021.

COSTA, Samuel Alves Barbi; CÔRTES, Larissa Silveira; NETTO, Taiana Coelho; FREITAS JUNIOR, Moacyr Moreira de. Indicadores em Saneamento: a avaliação da prestação dos serviços de água e esgoto em minas gerais. Revista UFMG, Belo Horizonte, v. 20, n. 2, p. 335-357, jul-dez 2013.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Cidades e Estados – Pará. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/pa/. Acesso em 18 de janeiro de 2020.

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO REGIONAL. Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento – SNIS. Aplicativo Série Histórica. Disponível em: http://app4.mdr.gov.br/serieHistorica. Acesso em 19 de janeiro de 2021.

NIRAZAWA, Alyni Nomoto; OLIVEIRA, Sonia Valle Walter Borges de. Indicadores de saneamento: uma análise de variáveis para elaboração de indicadores municipais. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, v. 52, n. 4, p. 753-763, jul-ago 2018.

SILVA, Arisnandes Antônio da. Indicadores para a avaliação de efeito de intervenções de saneamento básico: A questão da sustentabilidade. 2015. 138 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado em Ciências, Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n2-337

Refbacks

  • There are currently no refbacks.