Intervenções inter/multidisciplinares em crianças disléxicas / Inter/multidisciplinary interventions in dyslexic children
Abstract
Este artigo aborda questões relacionadas à dislexia e suas formas de Intervenções Inter/Multidisciplinares em crianças em idade escolar, evidenciados por profissionais da área da educação e saúde, pois é um distúrbio/transtorno de aprendizagem que afeta crianças em todos os níveis educacionais, dificultando à leitura e escrita. Nesse contexto objetivou-se analisar os papéis dos outros profissionais em relação à dislexia, identificar as maneiras para minimizar as dificuldades que esta pode acarretar. O trabalho foi de cunho bibliográfico, onde foram analisadas pesquisas em trabalhos acadêmicos e autores com acentuados conhecimentos sobre o tema. Os resultados evidenciaram que é muito importante para pais e educadores identificar a dislexia, saber quais suas consequências para o desenvolvimento da criança e buscar auxílios através de intervenções de forma contínua e precoce. Observou-se que é preciso que sejam elaborados documentos que possam oferecer aos educadores dados concretos sobre intervenções eficientes que proporcione ao trabalho docente um ambiente favorável ao ensino-aprendizagem.
Keywords
Full Text:
PDF (Português (Brasil))References
BRASIL. Congresso Nacional. Lei nº 9.394/96 de 20 de dezembro de 2006. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial [da] Republica Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, v. 134, n. 248, 23 dez. 1996. Seção 1, p. 27834-27841.
CAPOVILLA, A. G. S., CAPOVILLA, F. C. Problemas de leitura e escrita: como identificar, prevenir e remediar numa abordagem fônica. São Paulo: Mennon, 2004.
CAPELLINI, S A ; CIASCA, Sylvia Maria . Eficácia do Programa de treinamento com a consciência fonológica em crianças com distúrbio específico de leitura e distúrbio de aprendizagem. Temas sobre Desenvolvimento, São Paulo, v. 9, n. 52, p. 4-10, 2000.
D'AFFONSECA, S. M. (2005). Prevenindo fracasso escolar: Comparando o autoconceito e desempenho acadêmico de filhos de mães que trabalham fora e donas de casa. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos.
DEHAENE, S. Os neurônios da leitura: como a ciência explica a nossa capacidade de ler. Porto Alegre: Penso, 2012.
DSM - IV - TR Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais. 4ª ed. Revisão e tradução: Dornelles C. Porto Alegre:Artes Médicas;1995.
FONSECA, Vitor da. Introdução às dificuldades de aprendizagem . 2ª ed, Porto Alegre: Artes Médicas, 1995, p.35.
FRANK. R. A vida secreta da criança com dislexia. São Paulo: M. Books do Brasil, 2003.
FUKUDA, Maryse Tomoko Matsuzawa; CAPELLINI, Simone Aparecida. Programa de intervenção fonológica associado à correspondência grafema-fonema em escolares de risco para a dislexia. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2012, vol. 25, n.4, pp.783-790.
GIACHETI, C. M.; CAPPELINE, S. A. Distúrbio de aprendizagem: avaliação e programas de remediação.São Paulo: Fontis, 2000.
Organização Mundial da Saúde. (2008). Classificação de transtornos mentais e de comportamento da CID-10: descrição clínicas e diretrizes diagnósticas (ed. rev.). Porto Alegre: Artes Médicas.
MUSZKAT, M; RIZZUTTI, S. Educação & Saúde: O professor e a dislexia. Ed. Cortez: 2012.
OLIVIER, L. Distúrbios de Aprendizagem e de Comportamento. 2.ed. Rio de Janeiro : Wak, 2006.
PIAGET, Jean. Epistemologia genética. São Paulo: Martins Fontes, 1990.
RODRIGUES, S. D.; CIASCA, S.M. Dislexia na escola: identificação e possibilidades de intervenção. Rev. Psicopedagogia, v. 33, n. 100, p. 86, 2016.
SHAYWITZ, S. Entendendo a dislexia : um novo e completo programa para todos os níveis de problemas de leitura. Trad. sob a direção de Vinicius Figueira. Porto Alegre: Artmed, 2006. 288/ 77 p.
___________. Entendendo a dislexia : um novo e completo programa para todos os níveis de problemas de leitura. Trad. sob a direção de Vinicius Figueira. Porto Alegre: Artmed, 2006.
TAVARES, H. V. Apoio pedagógico às crianças com necessidades educacionais especiais, São Paulo, 2008, p. 22.
TOPCZEWSKI, Abram. Aprendizado e suas desabilidades: como lidar? São Paulo: Casa do Psicólogo, 2000.
VAN DER VEER & VALSINER. (1996) Vygotsky, uma síntese. Trad. Cecília C. Bartalotti, São Paulo: Edições Loyola.
VERAS, Fernanda de Carvalho. A dislexia e a linguagem com foco na leitura e produção textual. 49 f. Universidade de Brasília, 2012.
VYGOSTISKY, L. S. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1987.
DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n2-325
Refbacks
- There are currently no refbacks.