Acompanhamento pedagógico do pronatec/ iffar: ações para a permanência e êxito dos estudantes / Pedagogical monitoring of pronatec/ iffar: actions for the permanence and success of students

Denise Valduga Batalha, Marlova Giuliani Garcia, Raquel Lunardi

Abstract


O acompanhamento pedagógico é uma ação da Coordenação Pedagógica do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego/Pronatec da Pró-Reitoria de Extensão/PROEX do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha/IFFAR, visando ao acesso, à permanência e êxito dos estudantes na formação técnica e contribuindo para a inserção no meio social, bem como os tornando melhores capacitados para o mundo do trabalho. A partir do acompanhamento pedagógico, buscou-se realizar uma análise através de: reunião com coordenadores dos Cursos do Pronatec, preenchimento de planilhas com a situação documental das disciplinas, quantidade de estudantes, motivos e ações efetivadas para evitar a evasão, desistência e retenção, não apenas para identificar as problemáticas, mas para refletir sobre possíveis formas de reverter esse panorama. Através dos dados, foi possível planejar e alinhar as ações pedagógicas através da formação de gestores, equipes e professores com o objetivo de identificar os melhores caminhos para construir a formação dos estudantes enquanto pessoas e profissionais. Para isso, desenvolve-se atividades específicas como: formação, avaliações periódicas, orientações metodológicas para as aulas, diários de classe, acompanhamento da desistência, evasão e reprovação, atendimento ao estudante, inserção dos estudantes no mundo do trabalho através das Práticas Pedagógicas Integradas. Os resultados apresentados fundamentam-se em na abordagem qualitativa em que se tem uma análise a partir do retorno dos dados e das ações dos coordenadores, possibilitando uma visão clara e objetiva de como acontece o acompanhamento pedagógico nos Cursos do Pronatec do IFFAR.


Keywords


Formação, Permanência, Acompanhamento Pedagógico, Mundo do Trabalho.

References


BRASIL. Ministério da Educação. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional/LDB. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em 20 de dezembro de 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Secretaria de Educação Fundamental. Brasileira. MEC/SEF, 1997.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais. Introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Secretaria de Educação Fundamental. Brasileira. MEC/SEF, 1997.

BRASIL. Portaria/MEC nº 817, de 13 de agosto de 2015. Dispõe sobre a oferta da Bolsa-Formação no âmbito do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - Pronatec, de que trata a Lei nº 12.513, de 26 de outubro de 2011. Disponível em: http://www.fnde.gov.br/acesso-a-informacao/institucional/legislacao/item/7032-portaria-mec-n%C2%BA-817,-de-13-de-agosto-de-2015. Acesso em 20 de dezembro de 2020.

BRASIL. Manual de Gestão Bolsa - Formação. Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - PRONATEC – MEC/SETEC. Brasília: 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, 2016. Disponível em: http://pronatec.mec.gov.br/cnct/. Acesso em 20 de dezembro de 2020.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa, 37. ed. São Paulo, SP: Paz e Terra, 1996.

GIACAGLIA, L. R. A. Orientação educacional na prática: princípios, técnicas, instrumentos. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 1994.

IFFAR. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha. Plano de Desenvolvimento Institucional (2014 – 2018). Santa Maria. 2014.

IFFAR. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha. Programa Permanência e êxito dos estudantes. Santa Maria, 2015.

IMBERNÓN, F. Formação continuada de professores. Porto Alegre: Artmed, 2010. 15 ____________ Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

KUENZER, 2000. O ensino médio agora é para vida: entre o pretendido, o dito e o feito. v. 21, n.70, Ed. Soc, 2000, p. 15-39.

MACHADO, E. A.; ANASTASIOU, L. da G. C. Ensino noturno: quando a metodologia de ensino faz a diferença, 2000

MEHEDFF, Nassim Gabriel. A avaliação da educação e a inserção dos egressos do ensino médio no mercado de trabalho. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, 1999, p.17.

SAVIANI, Dermeval. Sobre a natureza e Especificidade da Educação in: Pedagogia histórico crítica: primeiras aproximações – 8ª Ed. Revista e ampliada - Campinas autores associados, 2003.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n2-297

Refbacks

  • There are currently no refbacks.