Achados radiológicos em síndrome de Sturge-Weber: relato de caso /Radiological findings in Sturge-Weber syndrome: a case report
Abstract
Introdução: A síndrome de Sturge-Weber (SWS) ou Angiomatose Encéfalo-Trigeminal, é uma alteração vascular das meninges e do córtex cerebral. É uma síndrome neurocutânea congênita e com rara condição de desenvolvimento, o que faz com que seja um quadro clínico ainda sem propedêutica específica. Caracterizada pela tríade clássica: hemangiomas cutâneo, meníngeo e ocular. A relevância do estudo é apresentar um relato de caso de um paciente com entrada na emergência, apresentando Crise Convulsiva Tônico-Clônica Generalizada (TCG), pós-ictal, com liberação de esfíncter, porém sem diagnóstico etiológico prévio. Nesse sentido, a análise semiológica e a investigação do quadro sindrômico do paciente, juntamente com os achados da TC revelam a importância do manejo clínico na identificação de diagnósticos neurológicos. Objetivo: Descrever a SWS, como um diagnóstico tardio e as intercorrências de sua manifestação em uma unidade de emergência. Metodologia: Análise do prontuário clínico, investigação dos achados semiológicos e pesquisas em bancos de dados como SCIELO e PUBMED sobre a SWS. Relato de caso: História de retardo intelectual do paciente e TCG recorrentes, ainda sem etiologia definida, desde a infância. A partir de investigação na emergência, obteve-se escala de Glasgow 15, com pupilas isocóricas fotorreagentes. Apresentou na ectoscopia hemangioma em hemiface esquerda; Após a solicitação de tomografia computadorizada, evidenciou imagens típicas da síndrome de SWS, sendo calcificações grosseiras no córtex do lado occipital à direita, associado a alargamento dos sulcos em correspondência. Assim se descartou a necessidade de punção, pelo histórico da recorrências de crises. Realizado análise dos elementos bioquímicos (sódio, cálcio e magnésio), hemograma, uranálise, RX de tórax e rastreio infeccioso. Após a primeira crise, o qual trouxe o paciente à emergência, ocorreu novo episódio controlado com diazepam, 1 ampola, EV, sem diluição. Paciente seguiu internado, sob avaliação da neurologia e evoluiu com melhora após 4 dias, orientado quanto ao diagnóstico e retorno de sinais de alarme. Conclusão: A deteriorização neurológica é uma variável que avança junto ao tempo. Logo, a não identificação do diagnóstico sindrômico do paciente, faz com que o mesmo, desenvolva perdas irreparáveis sobre sua condição neurológica e sistêmica. O quadro sindrômico da SWS apresenta alta taxa de síndrome convulsiva.
Keywords
Full Text:
PDF (Português (Brasil))References
Josimar Barbosa da Silva1; José Guilherme da Silva Amorim1. Marco Aurélio Domingos Crespillo1 ; Carmine Porcelli Salvarani. Síndrome de sturge-weber: relato de caso; 2011
Sara Virgínia Paiva Santos; Laura Giotto Cavalheiro. Síndrome de Sturge-Weber: relato de caso dos achados da avaliação fonoaudiológica; Rev. CEFAC vol.12 no.1 São Paulo Jan./Feb. 2010
Louise Rodrigues Candido Figueiredo; Fernando José da Silva Filho; José Ricardo Carvalho Lima Rehder. Síndrome de Sturge-Weber e suas repercussões oculares: revisão da literatura; Rev. bras.oftalmol. vol.70 no.3 Rio de Janeiro maio/jun. 2011
Huang, JS.; Chen, CC.; Wu, YM.: Manifestações Periodontais e Tratamento da Síndrome de Sturge-Weber - relato de dois casos. Kao J Med Sci. (1997); 3: 127-35.
Salman, MS.: O uso profilático de drogas antiepilépticas na síndrome de Sturge-Weber é justificado? Medl Hypot. (1997); 51: 4.
Sem, Y.: Dilber E.: Odemis E.: Ahmetoglu A. e Aynaci FM.: Síndrome de Sturge-Weber em uma menina de 14 anos sem nevo facial. Eur J Pediatr. (2002); 161 (9): 505-6.
Yang, CB.: Freedman SF.: Myers JS.: Buckley EG.: Herndon LW e Allingham RR.: Uso de latanoprost no tratamento de glaucoma associado à síndrome de Sturge-Weber. Am J Ophthal. (1998); 126: 600-2.
Duailibi SE .: Vieira, VF. e Reviriego RA.: Proposta de tratamento odontológico de paciente com Síndrome de Sturge-Weber. (Relato de caso). Rev. Paul. Odontol. (1989): 11 (6): 2-6.
Reid, DE.: Maria BL.: Drane WE.: Quisling RG. e Hoang KB.: Anormalidades de perfusão e metabolismo do sistema nervoso central na síndrome de Sturge-Weber. J Child Neurol. (1997): 12 (3): 218-22.
Griffiths PD.: Boodram MB. E Blaser S.: 99mTecnécio HMPOA em crianças com a Síndrome de Sturge-Weber: um estudo de nove casos com correlação de TC e RM. Ped Neuroradiol. (1997): 39: 219-24.
Batra, RK.: Gulaya, V.: Madan, R. e Trikha, A.: Anesthesia and the Sturge-Weber syndrome. Pode J Anaesths. (1993): 41: 133-36.
Pecaro BC. e Garehime WJ.: O laser de CO2 em cirurgia oral e maxilofacial. J Oral Maxillofac Surg. (1983): 41: 725 ± 8.
Escolha RM. e Pecaro BC.U Uso do laser de CO2 em cirurgia odontológica de tecidos moles. Lasers Surg Med. (1987): 7: 207 ± 13.
Escolha RM. e Miserendino LJ.: Lasers in dentistry. J Clin Laser Med Surg. (1989): 7: 3.
Pick RM .: lasers de CO2 para o tratamento de lesões agravadas por distúrbios hemorrágicos. Resumo. Segundo Congresso Mundial de Odontologia a Laser. Paris: 1990.
PRATO G, Rafael J; PERAZA H, Raiza Y. Síndrome de sturge weber, revisión de la literatura y presentación de un caso con maloclusión severa. Acta odontol. venez, Caracas , v. 44, n. 2, p. 240-244, agosto 2006 .
DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n2-295
Refbacks
- There are currently no refbacks.