Aptidão física relacionada á saúde de escolares da EMEF Maria De Lourdes Freitas de Andrade Charqueadas –RS / Physical fitness related to health of schoolchildren EMEF Maria De Lourdes Freitas de Andrade Charqueadas -RS

Débora Regina Vieira Bertollo

Abstract


A Educação Física, como componente da educação básica, assume grande importância para o aluno, pois permite contribuir no desenvolvimento motor. A avaliação da Aptidão Física Relacionada á Saúde consiste numa importante ferramenta para avaliar e monitorar o desempenho dos alunos. Os dados servirão de indicadores para o planejamento de atividades mais adequadas que serão desenvolvidas nas aulas de Educação Física.O objetivo deste estudo é verificar a aptidão física relacionada à saúde de escolares da EMEF Maria de Lourdes Freitas de Andrade - Charqueadas/RS.Este estudo caracterizou-se como uma pesquisa descritiva diagnóstica, realizada no final do ano letivo  de 2017, tendo a participação  de 75 alunos  da escola,  localizada no bairro Sul América, na cidade de Charqueadas, estado  RS.Os testes utilizados são da bateria do PROESP –BR Projeto Esporte Brasil: Medidas da dimensão corporal: Massa corporal (peso), estatura (altura), envergadura e perímetro da cintura.Os testes de Aptidão física relacionada à saúde são: IMC índice de massa corporal, razão cintura estatura(excesso de gordura visceral), teste de reistência- corrida de 6 minutos (aptidão cardiorrespiratória, teste de sentar e alcançar (flexibilidade) e Resistência Muscular Localizada –RML, abdominais em 1 minuto. Utilizamos as informações para estabelecer pontos de corte ou valores críticos que  permitiu avaliar os estudantes numa escala categórica de dois graus: Crianças e adolescentes na ZONA DE RISCO ou na ZONA SAUDÁVEL, conforme citado no manual do Projeto PROESP.BR. Disponível em: <https://www.proesp.ufrgs.br> Acesso em: 10 de março de 2018. No que se refere ao IMC: os estudantes estão 36% na zona de risco e 64% na Zona saudável.Na relação cintura estatura, 32% encontram –se na zona de risco e 68% na zona saudável.No teste de sentar e alcançar relacionada a capacidade física de flexibilidade 87% estão na zona de risco e 13% na zona saudável.No teste de resistência, corrida de 6 minutos, os alunos encontram-se 73% na zona de risco e 237% na zona saudável, enquanto que no teste de Resistência Muscular Localizada 93% estão na zona de risco e 7% na zona saudável.Tendo em vista o objetivo deste estudo, os dados coletados e analisados são preocupantes no que se refere à Aptidão Física Relacionada á saúde (AFRS) dos estudantes. É um estudo alarmante, no qual os professores deverão pensar em estratégias para modificar essa realidade. Indica uma revisão nas propostas de trabalhos, e na metodologia utilizada pelos professores que deverão enfatizar e priorizar atividades físicas, esportivas voltadas principalmente à saúde dos estudantes.


Keywords


Educação Física, Aptidão física, Testes Motores, Saúde do Escolar

References


DUMITH,S.C AZEVEDO JUNIOR,M.R.;ROMBALDI,A.J Aptidão Física relacionada á saúde de alunos do Ensino Fundamental do município de Rio Grande,RS Brasil.Revista Brasileira de Medicina do Esporte,Niteroi,RJ,v.14,n.5,set/out.2008.

FARIAS, E.S.;SALVADOR,M.R.D.Antropometria ,composição corporal e atividade física de escolares.Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempneho Humano,Santa Catarina, SC,v.7,n.1,p.21-29,2005.

GUEDES,D.P.Implicações associadas ao acompanhamento do desempenho motor de crianças e adolescentes.Revista Brasileira de Educação Física e Esportes,São Paulo,SP,v.21,p.37-60,dez,2007.

GLANER,M.F.Importancia da aptidão física relacionada á saúde. Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempneho Humano,Santa catarina,Sc,v5,n.2,p.75-85,2003

LOPES, V.; MAIA, J. A.; SILVA, R. G.; SEABRA, A.; MORAIS, F. P. . Estudo do Nível de Desenvolvimento da Coordenação Motora da População Escolar (6 a 10 anos de idade) da Região Autónoma dos Açores. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto. Vol.3, nº 1: 47-60, 2003.

MARINS,J.C.GIANNICHI,R.S.Avaliação e prescrição de atividade física:guia prático.3ed.Rio de Janeiro,Shape,2003.

SILVA, Salatieu; MARTINS, Eduardo; SILVA, Franscisco. A saúde na educação física: uma revisão sobre a prática escolar. Periódico Científico Projeção e Docência, v. 4, n. 1 p. 29-35, 2013.

PROJETO ESPORTE BRASIL. Disponível em: Acesso em: 10 de março de 2018

PROJETO ESPORTE BRASIL: manual. Disponível em: Acesso em: 10 de março de 2018




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n2-286

Refbacks

  • There are currently no refbacks.