Relato de experiência: um jogo educacional criado com um software de apresentação como motivação para o professor de física / Experience report: an educational game created with presentation software as a motivation for the physics teacher

Francismar Rimoli Berquó

Abstract


A disciplina física é resumida como muito difícil e que tem diversas equações para serem usadas nas questões elaboradas. A falta de tempo, devido ao excesso de carga horária semanal, é um dos motivos para que alguns professores ainda continuem usando a forma tradicional na sala de aula. Com o avançado da tecnologia nos últimos anos, o ensino tradicional vem sendo questionado se ainda continua eficiente no processo de ensino e aprendizagem de física. O uso de tecnologia na educação é um caminho para que os conteúdos de física sejam trabalhados de formas interativas, criativas e interessantes. Logo, este trabalho traz uma proposta de estimular os professores de física a refletirem que o desenvolvimento de jogos educacionais não precisa de conhecimento avançado de linguagem de programação. O jogo educativo intitulado “Newton no tabuleiro” é um exemplo que a criatividade, o conhecimento dos conteúdos de física e explorar os recursos tecnológicos disponíveis podem contornar a necessidade de buscar um conhecimento de uma linguagem de programação para produzir um jogo educacional.

 


Keywords


Ensino de Física. Jogos educativos. Ensino e aprendizagem.

References


ARAÚJO, E.S.; SANTOS, B.M. Jogo das Grandezas: Um Recurso para o Ensino de Física. Revista do Professor de Física, Brasília, v.2, n.2, 22 de agosto, 2018.

BEAUBERNARD, D.S.S.; FARIAS, J.O.. A utilização de jogos do powerpoint no ensino de história local para o ensino fundamental. VI Seminário Mídias & Educação do Colégio Pedro II: dispositivos móveis e educação, nº1, 2015.

BENEDETTI-FILHO, E.; SANTOS, C.G.P.; CAVAGIS, A.D.M.; BENEDETTI, L.P.S. Desenvolvimento e aplicação de um jogo virtual no ensino de Química. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v.22, n.3, p.144-157, set/dez., 2019.

BRASIL. Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN+). Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC, 2006, 144p.

CHIOF, L.C.; OLIVEIRA, M.R.F. O uso das tecnologias educacionais como ferramenta didática no processo de ensino e aprendizagem. III jornada de didática. 29 a 31 de julho de 2014. p.329-337.

DAMINELLI, L.M.; SILVA, L.S.Z.; ALVES, M.F.S. Circuitando: um jogo como recurso de aprendizagem para o ensino de circuitos elétricos. XI ENPEC, UFSC, Florianópolis, 3 a 6 de julho, 2017.

DIONÍZIO, T.P. “Uno da Química”: conhecendo os elementos químicos por meio de um jogo de cartas. Revista Educação Pública, v.18, Ed.14, 2018.

GOMES, S.T. A educação estética através do jogo: um estudo do jogo Uno personalizado para o ensino de artes. XII SBGames, São Paulo, Brazil, October, p.46-51, 2013.

HUIZINGA, J. Homo ludens: o jogo como elemento da cultura. 9ª edição revista e atualizada. São Paulo: Perspectiva, 2019.

LA CARRETTA, Marcelo. Como fazer jogos de tabuleiros: manual prático. 1ªed., Curitiba: Appris, 2018, 169p.

LIMA, M.J.B.R.; FERNANDES, G.S.; SANTOS, J.A.S.; AGUIAR, L.R.S.; SILVA, F.J.O.. Jogo digital como tecnologia educacional para a comunicação e prática pedagógica. XVII Congresso de Ciência da Comunicação na Região Nordeste, Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, Natal/RN, 2015.

LEAL, T.C.S.; OLIVEIRA, A.A. Utilização de plataformas interativas e novas tecnologias no ensino de física das radiações para cursos da área de saúde. Revista Brasileira de Ensino de Física, v.41, nº4, 2019.

MOREIRA, M.A. Uma análise crítica do ensino de Física. Estudos Avançados, v.32, n.94, São Paulo, 2018.

NERI, I.C.; DO NASCIMENTO, C.C.B; TORRES, S.M.G; DE FRANÇA, T.A.; BESSA, F.G.C.L.; BEZERRA, N.S.R.F.; FIGUEIREDO, F.V.; TORRES, C.M.G. Aprendizagem significativa e jogos didáticos: a utilização da roleta e tabuleiro com cartas (RTCBio) no ensino de biologia. Brazilian Journal of Development, v.6, n.5, p.28728-28742, may. 2020.

PIRES, F.E.S.S.; ARAUJO-JORGE, T.C.; TRAJANO, V.S. Avaliação sobre o uso do programa PowerPoint em sala de aula por estudantes da educação básica na rede pública. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v.5, nº1, jan./abr. 2012.

REIS, J.S.; OLIVEIRA, V.C.M; AMORIM, A.M.A.; SANTOS, B.M. Ensino de termologia com aplicação do jogo “Caminhos termométricos”. Física na Escola, v.16, n.2, 2018.

SANCHES, C.E. PowerPoint como ferramenta educacional e sua contextualização nas TICs. Revista Tecnologias na Educação - Ano 8 - Número/Vol.15-Edição Temática-TICs na Escola- 2016.

SATURNINO, J.C.S.F.; LUDUVICO, I.; SANTOS, L.J. Pôquer dos Elementos dos Blocos s e p. Química na escola, v.35, n.3, p. 174-181, agosto, 2013.

SAVI, R., ULBRICHT, V.R. Jogos Digitais Educacionais: Benefícios e Desafios. Revista Novas Tecnologias na Educação, v.6, n.2, Dezembro, 2018.

SEGANTINI, J.H.. Uso das tecnologias na sala de aula, como ferramenta pedagógica e seus reflexos no campo. 32f. [Especialização]. Universidade Federal do Paraná, Foz do Iguaçu, 2014.

SIQUEIRA, A.C.O.; FUJIHARA, R.T.; ROCHA, E.S.; FREIRE, M.J.. Todos contra a dengue: um jogo interativo produzido em PowerPoint. Educação Pública, v.19, nº27, 29 de outubro de 2019.

TIELLET, C.A.; FALKEMBACH, G.A.M., COLLETO, N.M.; SANTOS, L.R.; RIBEIRO, P.S. Revista Novas Tecnologias na Educação, v.5, nº1, julho, 2007.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n2-279

Refbacks

  • There are currently no refbacks.