PIR urbano na resiliência de cidades: nexo água e energia / Urban PIR in cities resilience: water and energy nexus

Authors

  • Mauro Donizeti Berni
  • Paulo Cesar Manduca
  • Ivo Leandro Dorileo
  • Sérgio Valdir Bajay

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv5n7-166

Keywords:

Planejamento integrado de recursos, Políticas publicas, Meio Ambiente, Nexus, Planejamento Urbano.

Abstract

O desenvolvimento econômico, o crescimento populacional e a urbanização aumentarão a demanda mundial por água e energia. Como conseqüência, o conflito entre os recursos hídricos e a produção de energia será intensificado e o meio ambiente será afetado por essa competição. Além da influência direta das atividades humanas, mudanças climáticas e eventos climáticos extremos afetaram a disponibilidade de água e, como conseqüência, a produção de energia. Este artigo tem como objetivo discutir a resiliência urbana no contexto do nexo água e energia, bem como sugerir uma alternativa metodológica com abordagem sistêmica. Para tanto, apresentamos o planejamento integrado de recursos (IRP) e a técnica de cenários como ferramentas para ajudar a otimizar o uso dos recursos naturais nas cidades. Como resultado da aplicação dessa metodologia, temos informações para que o poder público proponha políticas que levem à equação das complexas relações e interdependências da sustentabilidade, que demandam respostas rápidas e transversais para os diferentes setores econômicos presentes nas cidades. A grande vantagem deste arcabouço metodológico (IRP e Cenários) é o tratamento simultâneo de vulnerabilidades e os riscos associados à oferta e demanda de recursos vis-à-vis a resiliência das cidades, bem como a conexão entre água e energia. O desejo de ter um futuro mais sustentável, com menores emissões de carbono para a atmosfera, uma reutilização e valorização mais adequadas dos recursos naturais e menor dependência do petróleo motivaram a sociedade a desenvolver metodologias onde a água e a energia são utilizadas como critérios de notoriedade. cidades urbanas e sustentabilidade.
 

References

BAJAY, S. V., Planejamento da expansão de sistemas energéticos: tipos de modelos, suas vantagens relativas e a atual competência para desenvolvê-los no Brasil. Relatório do Projeto BRA/01/039- Apoio à Reestruturação do Setor Energético, Contrato 2003/000971, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Brasília, 2004.

DORILEO, I. L., Planejamento Integrado de Recursos Energéticos e Hídricos em Bacias Hidrográficas: Proposta Metodológica e Aplicação à Bacia do Rio Cuiabá - MT", Tese de doutorado, FEM-UNICAMP, 2009.

DORILEO, I.L., BAJAY, S.V., BERNI, M.D., A Inevitável Integração no Planejamento do Setor Elétrico Brasileiro, Anais IX Congresso Brasileiro de Planejamento Energético (CBPE), Tema: Políticas energéticas para sustentabilidade, segurança no suprimento e eficiência, Florianópolis, SC, 2014, 10 p.

DORILEO, I.L., BERNI, M.D., Gestão integrada de recursos energéticos e água e oportunidades de inovação tecnológica em plantas industriais produtoras de bioetanol, Anais X Congresso Brasileiro de Planejamento Energético, Tema: Oferta e Demanda de Energia – o papel da tecnologia da informação na integração dos recursos, Gramado, RS, 2016, 12 p.

EPA, Heat Island Impacts. US Environmental Protection Agency (EPA). Disponível em: https://www.epa.gov/heat-islands/heat-island-impacts, acessado em junho de 2018.

GONÇALVES, C., Regiões, cidades e comunidades resilientes: novos princípios de desenvolvimento, Revista Brasileira de Gestão Urbana (Brazilian Journal of Urban Management), maio/ago., 9(2), 2017, 371-385 p.

IPCC, Synthesis Report, Contribution of Working Groups I, II and III to the Fifth Assessment Report of the Intergovernmental Panel on Climate Change [Pachauri, R.K. and Meyer, L.A., editors], Switzerland, 2014, 151 pp.

JANNUZZI, G. de M. e SWISHER, J. N. P. Planejamento Integrado de Recursos Energéticos. Campinas, SP: Autores Associados, 1997. 246 p.

MERCOCIUDADES, Resiliência Conceito, disponível em http://www2.mercociudades.org/sursur/sites/default/files/Resiliencia_conceito_PORT.pdf, acessado em junho de 2018.

PBMC, Programa Brasileiro de Mudanças Climáticas, Mudanças Climáticas e Cidades. Relatório Especial do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas [Ribeiro, S.K., Santos, A.S. (Eds.)]. PBMC, COPPE – UFRJ. Rio de Janeiro, Brasil, ISBN: 978-85-285-0344-9, 2016, 116 p.

ONU, United Nations Organization, Sustainable Development Goals: 2015, disponível em url: http://www.un.org/sustainabledevelopment/sustainable-development-goals/, acessado em junho,2018.

Published

2019-08-08

How to Cite

Berni, M. D., Manduca, P. C., Dorileo, I. L., & Bajay, S. V. (2019). PIR urbano na resiliência de cidades: nexo água e energia / Urban PIR in cities resilience: water and energy nexus. Brazilian Journal of Development, 5(7), 10005–10020. https://doi.org/10.34117/bjdv5n7-166

Issue

Section

Original Papers