Desenvolvimento de um jogo de RPG para auxiliar no ensino e aprendizagem de trigonometria no triângulo retângulo / Development of a RPG game to assist in teaching and learning trigonometry in the rectangle triangle

Bárbara Stowner dos Santos, Valdinei Cezar Cardoso

Abstract


Os jogos digitais apresentam-se promissores no desenvolvimento de habilidades de coordenação, concentração e raciocínio lógico. Na educação, essas habilidades são essenciais para o sucesso da aprendizagem de conteúdos principalmente relacionados com as ciências exatas e em qualquer etapa da escolarização. Porém, os jogos digitais existentes atualmente voltados para a área de matemática tratam na sua grande maioria conceitos do Ensino Fundamental. Poucos são aqueles que tratam conceitos matemáticos do Ensino Médio. Além disso, muitos destes jogos são considerados “chatos” pelos alunos. Nesse contexto, abordamos o uso do software RPG Maker MV para desenvolver um jogo do tipo Role-playing Game (RPG), para auxiliar os processos de ensino e aprendizagem do conteúdo de trigonometria no triângulo retângulo para alunos da segunda série do Ensino Médio. O jogo Trigo “No” Metria ainda se encontra em fase de finalização, envolvendo desafios matemáticos com o objetivo de aumentar o interesse dos alunos pelas aulas de matemática neste nível específico da educação.

 

 

 


Keywords


Jogos digitais, Trigonometria, RPG.

References


MATTAR, J. Games em educação: como os nativos digitais aprendem. São Paulo: Person Prentice Hall, 2010.

MAYER, R. E. Multimedia Learning. New York: Cambridge University Press, 2009.

BORBA, M. de C.; PENTEADO, M. G. Informática e Educação Matemática. 5° ed. – Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2012.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n2-226

Refbacks

  • There are currently no refbacks.