Parasitoses negligenciadas em dois livros didáticos do 2° ano do ensino médio, PNLD-2017 e PNLD-2020 / Neglected parasitoses in two 2nd year high school textbooks, PNLD-2017 and PNLD-2020

Juliana Mendes Martins de Assunção, Danielly Brito de Oliveira

Abstract


O município de São Félix do Xingu (PA), possui um dos piores índices de saneamento básico do país, com pouco mais de 20% de cobertura sanitária e elevada taxa de mortalidade infantil associada às doenças veiculadas em virtude desse quadro de saneamento deficiente. O município possui ainda um dos piores índices educacionais do país, com baixa escolaridade da população em geral. Considerando a relevância das parasitoses como causa de condições de morbidade e mortalidade na população infantil local, esta pesquisa teve o objetivo de analisar como as parasitoses negligenciadas são abordadas nos livros didáticos que são utilizados pela rede escolar pública municipal. A partir dessa pesquisa é possível identificar deficiências na abordagem desse conteúdo tão relevante no contexto local, e elaborar estratégias didático-pedagógicas para o ensino e aprendizagem do conteúdo de parasitoses negligenciadas e, adicionalmente, propor ações de educação em saúde na região.


Keywords


Educação em saúde, parasitoses negligenciadas, livro didático.

References


BANDEIRA et. al. Uma proposta de critérios para análise de livros didáticos de ciências naturais na educação básica. III Simpósio Nacional de ensino de ciência e tecnologia. 2012.

DIB et. al. Parasitoses negligenciadas em livros didáticos do Ensino Fundamental II do PNLD 2014. Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio. Vol. 12, n.2, p. 292-314, 2019.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Doenças negligenciadas: estratégias do Ministério da Saúde. Rev. Saúde Pública. Vol. 44, n.1, p. 200-2, 2010.

NEVES, L. O. e SOUZA, G. S. DE. O livro didático e a sua influência na construção do conhecimento de botânica nas aulas de biologia. Educação ambiental em ação. ISSN; 1678-0701, n.57, 2016. Disponível em: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=2417




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n2-209

Refbacks

  • There are currently no refbacks.