Estudo de reagentes alternativos ao sulfeto de sódio na flotação de zinco / Study of alternative reagents to sodium sulphide in zinc flotation

Blenda Wyslia MagriI Lopes, Isabela dos Santos Stopa, Rafael Pereira das Dores, Francielle Câmara Nogueira, Fábio de São José, Kennedy da Silva Ramos, Carlos Alberto Pereira

Abstract


O zinco tornou-se um metal indispensável no âmbito produtivo e econômico da sociedade atual. Suas aplicações são variadas e se expandem desde a agricultura até a galvanização de ligas de aço. O método de concentração de zinco mais utilizado é a flotação que se trata de uma técnica complexa e que requer a utilização de reagentes químicos específicos e restritos como, por exemplo, o sulfeto de sódio. Como não há produção do reagente no Brasil, o sulfeto de sódio é importado da China e, consequentemente, gera um aumento dos custos de processo. Esse artigo fundamenta-se no estudo da substituição do sulfeto de sódio e para isso realizou-se ensaios de flotação em bancada variando tipos de reagentes ativadores e coletores. Os reagentes testados foram: combinação do sulfidrato com hidróxido de sódio, sulfidrato modificado com hidróxido de sódio (fornecido pela empresa Pietsch) e emulsão de amina e diesel. Os resultados confirmaram o enorme potencial da emulsão de amina e diesel como coletor na flotação do minério e o sulfidrato associado ao hidróxido de sódio como ativador. Entretanto, os testes em que se utilizou o sulfidrato modificado como ativador mostraram-se ineficientes para tal substituição.


Keywords


Zinco, Flotação, Sulfeto de sódio, Sulfidrato, Beneficiamento mineral.

References


Baltar C. Flotação no tratamento de minérios. 2a. ed. Recife: Universitária da UFPE; 2010.Chapter 9,Os finos na flotação, p.232.

Baur L. Estudo e identificação de nitrogênio em efluentes de curtume. [Dissertação de Mestrado]. Departamento de Engenharia Química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre; 2012.

Billi M, Quai V. Developments and results obtained in the treatment of zinc oxide ores at the AMMI Mines. International Mineral Processing Congress, Cannes 1963; 631–649.

Peres A, Parolini L. Influência de sulfetos de ferro na flotação de sulfetos de zinco com xantatos. In: Encontro Nacional de Tratamento de Minérios e Hidrometalurgia. Proceedings doVII Encontro Nacional de Tratamento de Minérios e Hidrometalurgia; 1980Nov 11; Recife, Brasil. (ENTMME; vol. 110). p. 2.

Russo M. Beneficiamento de rejeito de minério de zinco. [Dissertação de mestrado]. Escola de Minas de Ouro Preto da Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto; 2007




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n2-192

Refbacks

  • There are currently no refbacks.