Estudo de reagentes alternativos ao sulfeto de sódio na flotação de zinco / Study of alternative reagents to sodium sulphide in zinc flotation

Authors

  • Blenda Wyslia MagriI Lopes
  • Isabela dos Santos Stopa
  • Rafael Pereira das Dores
  • Francielle Câmara Nogueira
  • Fábio de São José
  • Kennedy da Silva Ramos
  • Carlos Alberto Pereira

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv7n2-192

Keywords:

Zinco, Flotação, Sulfeto de sódio, Sulfidrato, Beneficiamento mineral.

Abstract

O zinco tornou-se um metal indispensável no âmbito produtivo e econômico da sociedade atual. Suas aplicações são variadas e se expandem desde a agricultura até a galvanização de ligas de aço. O método de concentração de zinco mais utilizado é a flotação que se trata de uma técnica complexa e que requer a utilização de reagentes químicos específicos e restritos como, por exemplo, o sulfeto de sódio. Como não há produção do reagente no Brasil, o sulfeto de sódio é importado da China e, consequentemente, gera um aumento dos custos de processo. Esse artigo fundamenta-se no estudo da substituição do sulfeto de sódio e para isso realizou-se ensaios de flotação em bancada variando tipos de reagentes ativadores e coletores. Os reagentes testados foram: combinação do sulfidrato com hidróxido de sódio, sulfidrato modificado com hidróxido de sódio (fornecido pela empresa Pietsch) e emulsão de amina e diesel. Os resultados confirmaram o enorme potencial da emulsão de amina e diesel como coletor na flotação do minério e o sulfidrato associado ao hidróxido de sódio como ativador. Entretanto, os testes em que se utilizou o sulfidrato modificado como ativador mostraram-se ineficientes para tal substituição.

References

Baltar C. Flotação no tratamento de minérios. 2a. ed. Recife: Universitária da UFPE; 2010.Chapter 9,Os finos na flotação, p.232.

Baur L. Estudo e identificação de nitrogênio em efluentes de curtume. [Dissertação de Mestrado]. Departamento de Engenharia Química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre; 2012.

Billi M, Quai V. Developments and results obtained in the treatment of zinc oxide ores at the AMMI Mines. International Mineral Processing Congress, Cannes 1963; 631–649.

Peres A, Parolini L. Influência de sulfetos de ferro na flotação de sulfetos de zinco com xantatos. In: Encontro Nacional de Tratamento de Minérios e Hidrometalurgia. Proceedings doVII Encontro Nacional de Tratamento de Minérios e Hidrometalurgia; 1980Nov 11; Recife, Brasil. (ENTMME; vol. 110). p. 2.

Russo M. Beneficiamento de rejeito de minério de zinco. [Dissertação de mestrado]. Escola de Minas de Ouro Preto da Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto; 2007

Published

2021-02-10

How to Cite

Lopes, B. W. M., Stopa, I. dos S., Dores, R. P. das, Nogueira, F. C., José, F. de S., Ramos, K. da S., & Pereira, C. A. (2021). Estudo de reagentes alternativos ao sulfeto de sódio na flotação de zinco / Study of alternative reagents to sodium sulphide in zinc flotation. Brazilian Journal of Development, 7(2), 14504–14513. https://doi.org/10.34117/bjdv7n2-192

Issue

Section

Original Papers