Flotação de rejeito de minério de ferro / Iron ore waste flotation

Geriane Macedo Rocha, Antonio Marlon Barros Silva, Andréia Bicalho Henriques, Carlos Alberto Pereira

Abstract


Este trabalho apresenta resultados de ensaios de flotação com rejeito de minério de ferro oriundo de uma barragem localizada na região de Serra Azul, no Quadrilátero Ferrífero. Devido a diminuição de reservas minerais com elevados teores metálicos de Fe, e dificuldades e riscos na disposição de rejeitos gerados no processamento de minérios, estudos buscando o reaproveitamento desses materiais tem se tornado cada vez mais relevantes. A composição química do rejeito apresentou %Fe de ~44% e %SiO2 de ~31%. Durante os ensaios foram avaliadas as dosagens dos reagentes, o uso de amido de milho e mandioca e diferentes métodos de preparação. Valores ótimos de dosagens dos reagentes depressor (amido) e coletor (amina) foram definidas em 600 g/t e 100 g/t, respectivamente. Os amidos de mandioca levaram a um aumento nas recuperações mássicas e metálicas, mas com uma leve queda no %Fe e aumento no %SiO2 do concentrado. Os ensaios com amostra sem deslamagem foram pouco seletivos, gerando um concentrado com teor de sílica acima de 15%. Para as amostras deslamadas, precedidas de uma moagem de 2 minutos ou não, foram obtidos teores de Fe no concentrado em torno de 65%, adequado ao setor siderúrgico.


Keywords


Rejeito de minério de ferro, Flotação, Reagentes.

References


Araujo AC, Viana PRM, Peres AEC. Reagents in iron ores flotation. Minerals Engineering 2005; 18:219-224.

Bemiller J, Whistler R. Starch Chemistry and Technology. 3a. ed. Oxford:Elsevier Inc; 2009. Chapter 12, Tapioca/cassava starch: production and use, p. 541-564.

Bulatovic, SM. Handbook of Flotation Reagents; Chemistry, theory and practice: Flotation of sulfide ores. v1. Ontario:Elsevier Science e Tecknology Books; 2007.

Dause PD, Castro GB, Lima MMF, Lima RMF. Characterisation and magnetic concentration of an iron ore tailings. Journal of Materials Research and Technology 2018.

Figueira HVO, Almeida SLM, Luz AB. Tratamento de Minérios. 4ª. ed. CETEM/MCT; 2004. Chapter 4, Cominuição, p.113-193.

Lima NP, Valadão GE. Avaliação do efeito da granulometria no processo de flotação. Revista da Escola de Minas 2008; 61:473-477.

Matos VE, Peres AEC, Brandão PRG. Estado de agregação e dispersão de um minério de ferro na presença de diferentes tipos de amidos. In: Encontro Nacional de Minérios e Metalurgia Extrativa, Proceedings do XXVI Encontro Nacional de Minérios e Metalurgia Extrativa; 2009; Poços de Caldas, Brasil.

Moreira WR. Fontes de amido aplicáveis à flotação de minério de ferro. [Dissertação de Mestrado]. Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte; 2013.

Rabelo PJB. Estudos de caracterização e redução do teor de fósforo do minério de ferro da mina de Alegria, Mariana, MG. [Dissertação de Mestrado]. Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte;1994.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n2-188

Refbacks

  • There are currently no refbacks.