Implantação do programa 5S através da metodologia DMAIC / Implementation of the 5S program through the DMAIC methodology

Bruno Carvalho de Souza, Guilherme Alcântara Pinto, Pablo Parreira Paula, Renato Júnior Lobo, Farney Vinicios Pinto Souza

Abstract


Este trabalho tem por objetivo implantar o programa 5S em uma área de uma empresa siderúrgica de grande porte, situada em Minas Gerais, utilizando-se a metodologia DMAIC, bem como as ferramentas da qualidade a ela associadas, para planejar, analisar, propor melhorias e controlar a adesão ao programa 5S pela área em estudo. Com a utilização do método DMAIC, oriundo das metodologias do Seis Sigma, associado a ferramentas da qualidade como o brainstorming, gráficos, matriz de GUT e 5W1H, foram definidos os principais problemas oriundos da não implantação do programa 5S, medido o grau de aderência ao programa pela área, analisado as causas da baixa aderência ao programa 5S, proposto melhorias através de um plano de ação e acompanhado os resultados da implantação. Os resultados indicaram o quão eficiente é o método DMAIC para a implantação e o controle do programa 5S e significativo foram as melhorias obtidas com relação a limpeza e organização do ambiente de trabalho, gerando ganhos no processo, no controle de desperdícios e na motivação dos funcionários.


Keywords


Programa 5S; DMAIC; Ferramentas da qualidade

References


ANDRIETTA, J.M.; MIGUEL,P.A.C. Aplicação do programa seis sigma no Brasil: resultados de um levantamento tipo survey exploratório-descritivo e perspectivas para pesquisas futuras.Gestão da Produção. São Carlos, v.14, n.2, p. 203-219, maio-ago, 2007.

CHIZZOTTI A. Pesquisa em clínicas humanas e sociais. São Paulo: Cortez Editora; 1991.

CLETO, M. G. ; QUINTEIRO, L. . Gestão de projetos através do DMAIC:um estudo de caso na indústria automotiva. Revista Produção Online, v. 11, p. 210, 2011.

COSTA, E.A. Gestão estratégica: da empresa que temos para a empresa que queremos. São Paulo: Saraiva, 2007.

DENNETT, D.C. Brainstorms: ensaios filosóficos sobre a mente e a psicologia. São Paulo: Unesp, 2006.

DIEHL, A. A.Pesquisa em ciências sociais aplicadas: métodos e técnicas. São Paulo: Prentice Hall, 2004.

DIRGO, R.Look Forward:BeyondLeanand Six Sigma. Florida: J. Ross Publishing. 226p.

DONADEL, D. C., Aplicação da metodologia DMAIC para redução de refugos em uma indústria de embalagens, São Paulo, USP, 2008.

GODOY, A. S. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. RAE - Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 35, n. 2, p. 57-63, 1995.

GOMES, L.G.S. Reavaliação e melhoria dos processos de beneficiamento de não tecidos com base em reclamações de clientes. Rev. FAE, Curitiba, 2006.

HOLANDA, L. M. C.; SOUZA, I. D. ; FRANCISCO, A. C. Proposta de aplicação do método DMAIC para melhoria da qualidade dos produtos numa indústria de calçados em Alagoa Nova-PB. GEPROS. Gestão da Produção, Operações e Sistemas (Online), v. 4, p. 31-44, 2013.

MATTOS, J. R. L.Gestão da tecnologia e inovação: uma abordagem prática. 2.ed. – São Paulo: Saraiva, 2012.

MINAYO M. C. S., SANCHES O. Qualitativo-quantitativo: oposição ou complementaridade? Caderno de Saúde Pública 1993.

MINICUCCI, A. Técnicas do trabalho de grupo – 3.ed. – São Paulo: Atlas, 2001.

NUNES, E. D.Ciências Sociais em Saúde: um panorama geral:o Clássico e o Novo. Rio de Janeiro, p. 57-72, Editora FIOCRUZ, 2003.

RECH, G. C. Dispositivos visuais como apoio para a troca rápida de ferramentas: a experiência de uma metalúrgica. 2004. 105f. Dissertação – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2004. Disponível em <. Acesso em: 07 jul. 2016

RICHARDSON, R. J.Pesquisa social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, 1989.

SANTOS, R. S. Métodos qualitativos e quantitativos na pesquisa biomédica. Jornal de Pediatria, Rio Janeiro, p. 405, 1999.

SERAPIONI M. Métodos qualitativos e quantitativos na pesquisa social em saúde: algumas estratégias para a integração. Escola de Saúde Pública do Ceará, Fortaleza CE, p. 188, 2000.

STECKLER A., MCLEROY K. R., GOODMAN R. M., BIRD S. T., MCCORMICK L. Toward integrating qualitative and quantitative methods: an introduction. Health Educ Quart 1992; 19: 1-8.

TRAINOTTI, M. S. Aplicação da metodologia 5S, visando a melhoria do processo organizacional em uma fundação de direito privado: um estudo de caso. 2007. 118f. Dissertação-Mestrado – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2007. Disponível em . Acesso em: 07 jul. 2016

Werkema, M. C. C. Métodos PDCA e DMAIC e suas ferramentas analíticas. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012. 187p.

YANG, K.; EL-HAIK, B.Design for Six Sigma. New York: McGraw-Hill. 624p.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv4n5-245

Refbacks

  • There are currently no refbacks.