A inserção da mulher advogada no cenário jurídico macapaense sob a ótica do princípio da isonomia / The insertion of the woman lawyer in the macapaense legal scene from the perspective of the principle of isonomy
Abstract
Por muitos anos a formação intelectual jurídica no Brasil esteve centrada na ótica masculina e eurocêntrica. Para transpor as barreiras históricas e culturais e atingir sucesso profissional, fez-se necessário a adoção de um conjunto de medidas estratégicas, a fim de estabelecer diretrizes de orientação e estímulo à igualdade de gênero. Neste sentido, este trabalho traçou como objetivo analisar os avanços e desafios da inserção da mulher advogada no cenário jurídico macapaense e seus reflexos na realidade das advo-gadas sob a ótica do princípio da isonomia. Trata-se de um estudo desenvolvido por meio de pesquisa qualitativa, com técnicas de pesquisa de campo, realizada por meio de entrevistas e observação in loco. Inicialmente, tratou-se da atuação da mulher no cenário jurídico brasileiro, onde se ressalta a discriminação de gênero no mercado de trabalho, bem como estatísticas e estratégias nacionais de inclusão da mulher no cenário jurídico. Buscou-se evidenciar a atuação da mulher advogada no cenário jurídico macapaense, a partir da análise das entrevistas e do estudo bibliográfico, restando evidente que a mu-lher advogada macapaense possui conquistas expressivas, mas muitos óbices precisam ser transpostos para se alcançar a igualdade material.
Keywords
Full Text:
PDF (Português (Brasil))References
BAYLÃO, André Luis da Silva; SCHETTINO, Elisa Mara Oliveira. A inserção da mulher no mercado de trabalho brasileiro. In: SIMPÓSIO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO E TECNOLOGIA, 11., 2014. Disponível em: . Acesso em 16 abr.2019.
BRAGA, Sergio Pereira; DRUMOND, Isabella Nogueira Paranaguá de Carvalho. A advogada na contemporaneidade e o papel da OAB na implementação de políticas públicas voltadas para a redução das diferenças de gênero. Paraná: CONPEDI, 2016. Disponível em: . Acesso em: 08 nov. 2019.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil, 1988.
______. Decreto nº. 21.076, de 24 de fevereiro de 1932; que decreta o Código
GONÇALO, Jacqueline. Mulheres no Direito: A evolução da participação feminina no ambiente jurídico brasileiro. Revista online Marketing com Café, 2017. Disponível em: . Acesso em: 15 abr.2019.
PROTEANO, Vanessa Fogaça. A atuação feminina no mundo jurídico. Jornal Gazeta do Povo, 2013. Disponível em: . Acesso em: 15 abr. 2019.
RODRIGES, Júlia. A construção histórica e cultural do gênero feminino e a valorização do trabalho da mulher. In: Encontro Nacional da Rede Feminista e Norte e Nordeste de Estudos e Pesquisa sobre a Mulher e Relações de Gênero, 17., 2012. 27 p. Disponível em: http://www.ufpb.br/evento/lti/ocs/index.php/17redor/17redor/paper/viewPDFInterstitial/241/108>. Acesso em: 14 abr. 2019.
SIMÕES, Ana Paula Arrieira; MELLO, Kauana Andriele de. A discriminação de gênero no ambiente de trabalho: particularidades e efeitos do assédio moral contra as mulheres. In: Seminário Internacional: Demandas sociais e políticas públicas na sociedade contemporânea, 12., 2016. Disponível em: . Acesso em: 14 abr. 2019.
SORG, Letícia. Deixem a Cármen Lúcia – e todas as mulheres – falar. Jornal Estadão. 2017. Disponível em: . Acesso em: 30 mai. 2019.
DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n2-178
Refbacks
- There are currently no refbacks.