Responsabilidade social dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: levantamento de pesquisas no período de 2011 a 2017 / Social responsibility of Federal Institutes of Education, Science and Technology: survey of research in the period 2011 to 2017

Joanyse de Fátima Guedes da Silva Gonçaze, Douglas Gonçaze Carvalho, Adriana Leonidas Oliveira

Abstract


A temática Responsabilidade Social Universitária (RSU) é estudada em diversas áreas e linhas de pesquisa em nível strictu sensu. A RSU é compreendida como atuação das instituições de ensino superior (IES), na perspectiva em estas promovem benefícios, por meio da comunicação do conhecimento à sociedade, principalmente àqueles que têm menores condições de acessar à linguagem científica promovida pelas IES. Este trabalho traz como objetivo o mapeamento do campo de conhecimento em que os Institutos Federais (IF) vêm trabalhando a perspectiva da responsabilidade social universitária, quais áreas, linhas de pesquisa, tendências, aspectos, demarcando a temporalidade das pesquisas, localidade e nível strictu sensu. Para o desenvolvimento desse trabalho adotou-se a pesquisa de caráter bibliográfica e descritiva, uma análise de produção científica com abordagem qualitativa, utilizando como ferramenta de consulta a plataforma da biblioteca digital brasileira de teses e dissertações - BDTD. Na delimitação do tema, digitou-se em busca avançada a expressão “responsabilidade social universitária”, com delimitação temporal de teses e dissertações defendidas no período de 2011 a 2017.  Como resultados alcançados, foram encontrados 27 trabalhos relacionados à temática pesquisada, sendo 22 (vinte e dois) em nível de mestrado e 5 (cinco) em nível de doutorado. Constatou-se que o eixo temático mais estudado é a extensão universitária. Entre os 20 trabalhos que tratam de experiências junto à comunidade, 1 (um) trabalho está relacionado às atividades de extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, primeira pesquisa strictu sensu registada na BDTD, no âmbito dos IF, após a Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008 que instituiu a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. A pouca representação em teses e dissertações sobre a temática da responsabilidade social universitária nos Institutos Federais (IF), pode indicar a necessidade de que estas instituições fortaleçam o estabelecimento do diálogo permanente com a comunidade, bem como a socialização do conhecimento. Nesse ínterim, reflete-se sobre a necessidade de uma nova atuação e articulação dos IF junto à sociedade. A pesquisa sinaliza, ainda, a importância de que mais estudos investiguem as ações dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, no que se refere a sua atuação nos municípios brasileiros, por meio de projetos de extensão de cunho social que promovam a articulação entre o ensino e a pesquisa, mas que também oportunizem a emancipação dos sujeitos por meio da comunicação e construção mútua do conhecimento.


Keywords


Responsabilidade social universitária, Institutos Federais, Extensão

References


BRASIL. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 30 dez. 2008. Disponível em: . Acesso em: 10 set. 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Concepção e Diretrizes: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. Brasília, Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec). 2010. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=6691-if-concepcaoediretrizes&category_slug=setembro-2010-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 10 set. 2018.

CALDERÓN, Adolfo Ignacio. Responsabilidade social universitária: contribuições para o fortalecimento do debate no Brasil. Estudos, Brasília, DF, ano 24, n. 36, p. 35-55, mar. 2006

CALDERÓN, Adolfo Ignacio; GOMES, Cleber Fernando; BORGES, Regilson Maciel Responsabilidade social da educação superior: mapeamento e tendências temáticas da produção científica brasileira (1990-2011). Revista Brasileira de Educação, v. 21, n. 66, p. 653-679, jul./sep. 2016. Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação Rio de Janeiro, Brasil. Disponível em: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=27546753007. Acesso em: 25 set. 2018.

CIAVATTA, Maria. Os Centros Federais de Educação Tecnológica e o ensino superior: duas lógicas em confronto. Educ. Soc., Campinas, v. 27, n. 96, p. 911-934, out. 2006. Edição especial. Disponível em

FREIRE, Paulo. Extensão ou Comunicação? 17. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2015. 127 p.

JIMÉNEZ DE LA JARA, Mónica et al. Responsabilidade universitária: uma experiência inovadora na América Latina. Estudos, Brasília-DF, ano 24, n. 36, p. 57-73, mar. 2006.

SANTOS, Boa Ventura de Sousa. La Universidad en el siglo XXI. Para una reforma democrática y emancipatoria de la universidad. Agencia Sueca para el Desarrollo Internacional – ASDI, Bolívia, 2007.

SOUZA, Paula Clarissa de. A contribuição dos projetos de extensão de cunho social para a formação cidadã do aluno do Instituto Federal de Santa Catarina a luz da responsabilidade social universitária. 2016. 158p. Dissertação (Mestrado em Administração Universitária) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, 2016.

VALLAEYS, François. Que significa responsabilidade social universitária? Estudos, Brasília, DF, ano 24, n. 36, p. 35-55, mar. 2006.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n2-154

Refbacks

  • There are currently no refbacks.