Depreciação de máquinas e equipamentos usando os métodos linha, cole, percentagem constante e Caires / Depreciation of machinery and equipment using, line, cole, constant percentage and Caires methods
Abstract
Este artigo tem o objetivo de apresentar uma avaliação das máquinas e equipamentos de uma frota utilizando quatro métodos de depreciação, obtendo-se desta forma, o valor real de mercado, depreciação total da frota, identificação da quantidade de ativos sucateados, bem como prever os próximos ativos que atingirão o valor residual ou de sucata. A proposta foi motivada pelo conhecimento específico, em avaliação de máquinas e equipamentos, que o engenheiro de avaliação deve possuir e pela necessidade de se estabelecer o valor real de mercado, de modo a auxiliar na tomada de decisão em relação a destinação destes bens. Esta proposta se deteve nos problemas relacionados a pesquisas e métodos inadequados para o estabelecimento dos valores reais para se avaliar os bens. A comparação destes métodos de depreciação pode acarretar obtenção de valores mais fidedignos dos ativos. Os métodos empregados contemplam a vida útil, vida aparente e valor de aquisição dos ativos como parâmetro. Os resultados indicam que a comparação entre os métodos foi efetiva para o cálculo da depreciação e dos valores de mercado, pois se mostraram mais adequados para finalidades distintas. Assim, a comparação entre estes métodos permite que os resultados da avaliação tenham menor ou maior decrepitude do valor real de mercado, em que a contribuição se dá na obtenção de um resultado mais assertivo na tomada de decisão das máquinas e equipamentos, por parte de quem os detém ou os controla. Neste sentido, o método de Cole apresentou o maior valor para o custo total da frota podendo ser utilizado para a venda dos ativos, proporcionando um maior retorno ao proprietário. O método de Caires apresentou o menor valor total da frota, o que seria melhor para avaliações, em que se vai pagar alguma tarifa, alíquota, taxa ou afins tomando como base a avaliação.
Keywords
Full Text:
PDF (Português (Brasil))References
ASSIS, Rui. Métodos de amortização, Rio de Janeiro: Pini, 2006.
BUSTAMANTE, Rogério. Avaliação de complexos industriais: Fundamentos e prática (Bens Corpóreos). Rio de Janeiro: Forense, 2000.
CAIRES, Hélio Roberto Ribeiro. Depreciação de imóveis. In Curso de Introdução a Engenharia de Avaliações. Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia - IBAPE. São Paulo, 1972.
KUHNEN, OSMAR LEONARDO. Matemática Financeira aplicada e Análise de Investimentos. 3. Ed. São Paulo: Atlas, 2001.
OLIVEIRA, Ana. Engenharia de Avaliações. 1. ed. São Paulo: Pini, 2007. 987 p.
UBIRAJARA, Athos. Auditoria, Avaliações e Perícias de Engenharia. ESPECIALIZE ON-LINE IPOG, Goiânia, v. 1, n.5, 2013.
WAMMES, José. Coleção Matemática Financeira: Depreciação. Paraná: Fasul, 2013.
DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n2-136
Refbacks
- There are currently no refbacks.