Processo de produção e elaboração de sequência didática na formação continuada de professores que ensinam matemática do município de Barra Do Bugres - MT / Process of production and education of teaching sequence in continuing training of teachers teaching mathematics in the city of Barra Do Bugres - MT

Ligiane Oliveira dos Santos Souza, Alice Ferreira Guimarães, Cláudia Landin Negreiros

Abstract


O presente trabalho evidencia parte de uma reflexão em torno da atual conjectura do processo de produção e elaboração de sequencia didática na Formação Continuada de Professores que ensinam Matemática do município de Barra do Bugres - MT, principalmente ao que compete à Matemática no 5º ano do ensino fundamental. Pensar na criança em séries bases de seu desenvolvimento e permanência na escola é também pensar, como professor, de que forma podemos tornar esta ciência mais agradável, tentando, com isso, diminuir o pavor que muitos alunos têm de tal disciplina. O objetivo da formação foi desenvolver ações envolvendo as habilidades das cinco unidades temáticas (números, álgebra, geometria, grandezas e medidas e estatística e probabilidade) com os professores que ensinam Matemática no município de Barra do Bugres, objetivando implementar em suas práticas pedagógicas as sequências didáticas convergentes com as habilidades da Base Nacional Comum Curricular - BNCC com os alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental.


Keywords


Formação Continuada, Habilidades das Unidades Temáticas (BNCC), Práticas Pedagógicas.

References


BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília:

MEC/SEF, 2017.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC /SEF, 1998.

CANDAU, Vera Maria. (Org.). A didática em questão. 19ª ed. Petrópolis: Vozes, 2003.

HTTPS://www.obrasileirinho.com.br

HTTPS://www.revistavidaesaude.com.br

PERRENOUD Philippe. Novas Competências para Ensinar. Porto Alegre, 2000.

PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: identidade e saberes da docência. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2002.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n2-133

Refbacks

  • There are currently no refbacks.