Educação matemática e inclusão escolar: algumas considerações acerca da educação contemporânea / Mathematics education and school inclusion: some considerations about contemporary education

Sandra Cobalchini Lima, Braynna Aretuza Fonseca da Silva, Carmem Lucia Artioli Rolim

Abstract


O presente estudo trata da inclusão escolar no âmbito da educação matemática, com vistas à observação e análise da contemporaneidade educacional, bem como, suas abrangências e complexidades. Objetiva-se, assim, evidenciar que a  relação incontornável entre educação e mercado, intensifica a competitividade, tornando-se este, mais um fator excludente na educação. Vale ressaltar que, a Matemática, por si só, pode gerar uma ordem de poder dos que sabem em detrimento dos que não possuem esse domínio. Logo, na visão econômica e política que favorece o aparelhamento humano, o fator supracitado é ainda mais evidente, gerando assim, segregação de grande parcela dos alunos e de pessoas na sociedade como um todo. Trata-se, portanto, de uma revisão de literatura, que tece considerações acerca do sentido da educação matemática inclusiva frente ao sistema político/econômico, focado na eficácia econômica e na competitividade educacional a serviço do mercado. Como resultado de investigação e conclusão, apresentou-se uma análise de revisões literárias estabelecendo conexão entre a fala de autores, acerca da educação matemática sob a perspectiva histórico-cultural de Vygotsky e a perspectiva inclusiva, em observância a legislação que converge para a aquisição do direito universal de educação para todos. 


Keywords


Educação matemática, Competitividade, Contemporaneidade, Inclusão escolar.

References


ADORNO, Th. y HORKHEIMER, M. (1985) Dialética do esclarecimento. Jorge Zahar Editor, Rio de Janeiro.

BAUDRILLARD, J. (2007). A sociedade de consumo. Edições 70, Lisboa.

BRASIL. Ministério da Educação. Marcos Político-Legais da Educação Especial na

Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: Secretaria de Educação Especial, 2007,

p.1-73.

CANDAU, Vera Maria (Org.) Didática: questões contemporâneas. Rio de Janeiro: Forma & Ação, 2009.

CINTRA, F. (2004). A acessibilidade da pessoa com deficiência no ambiente educacional. Políticas Públicas de Educação Inclusiva. Fórum Mundial de Educação. Atividade Auto-Gestionada do Fórum Permanente de Educação Inclusiva, São Paulo: Instituto Paradigma.

CORBETT, J. (2001) Supporting Inclusive Education: a connective pedagogy. Londres: Routledge.

DARDOT, P. y LAVAL, Chr. (2016). A nova razão do mundo. Boitempo, São Paulo.

FOUCAULT, M. (2004) A hermenêutica do sujeito. Editora Martins Fontes, São Paulo.

LAVAL, CHR.; VERGNE, Fr.; CLÉMENT, P. y DREUX, G. (2012) La nouvelle école capitaliste. Editions La Découverte, Paris.

FREIRE, Paulo. A educação na cidade. 2e. São Paulo: Cortez, 1995.

GOERGEN, Pedro L.. Cultura e formação: a ideia de formação humana na sociedade contemporânea. Pro-Posições, Campinas, 2018 . Disponível em:

. Acesso em 14 set. 2020.

___________. Entre o conhecimento e a verdade: o desafiador dilema da educação contemporânea. Revista de Educación, 2019. Disponível em: . Acesso em 14 de set. 2020.

LUDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: E.P.U., 1995.

OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno de. Paulo Freire: gênese da educação intercultural no Brasil. Curitiba: CRV, 2015.

ROLIM, Carmem Lucia Artioli. Fórmulas de silêncio: metodologias no processo de ensino da matemática. In: SANTOS, Jocyléia Santana. ZAMBONI, Ernesta. Potencialidades Investigativas da Educação. Goiânia: Ed. da PUC Goiás, 2010.

______.; SOARES, M. L. de A. Imagens do infinito: interconexões científicas, matemáticas e educacionais. In: QUADROS, C.; ROLIM, C. L. A.; MARÓN, J. R. L. (Orgs.) Práticas pedagógicas: construções do fazer docente. Goiânia: Kelps, 2012, p. 129-140

VASCONCELLOS, Celso dos S. Avaliação da aprendizagem: práticas de mudança por uma práxis transformadora. 9ª ed. São Paulo: Libertad, 2008.

VYGOTSKY, L. S. (1997). Obras escogidas V. Fundamentos da defectología. Traducción: Julio Guillermo Blank. Madrid: Visor.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n2-132

Refbacks

  • There are currently no refbacks.