Inovação no ensino superior: uma análise da proposta pedagógica do Curso de Licenciatura em Biologia do IFMA Campus Buriticupu - MA / Innovation in higher education: an analysis of the pedagogical proposal of the Biology Degree Course at IFMA Campus Buriticupu - MA

Joanyse de Fátima Guedes da Silva Gonçaze, Manoela Pessoa Matos, Adriana Leonidas Oliveira

Abstract


A concepção de inovação é comumente relacionada aos aspectos tecnológicos, porém, sua aplicabilidade aos campos social e educacional também tem sido discutida no meio acadêmico como forma de contribuir para a diminuição das desigualdades sociais e de acesso ao conhecimento sistematizado. O presente estudo tem como objetivo analisar o projeto pedagógico do curso de Licenciatura em Biologia ofertado pelo IFMA Campus Buriticupu - MA, a fim de identificar propostas de inovação no ensino superior, apontar lacunas e contribuir com sugestões para o processo de ressignificação da formação de professores, relacionando os resultados encontrados à revisão de literatura. Como metodologia, utilizou-se a pesquisa documental descritiva em que foi escolhido para análise, o projeto pedagógico do curso de licenciatura em Biologia do IFMA Campus Buriticupu -MA. Os resultados mostram que há perspectivas de um currículo que valoriza as questões metodológicas do ensino, representadas no aumento de carga horária de disciplinas da área pedagógica. Por outro lado, apesar da proposta trazer a perspectiva de formação para a autonomia dos licenciados, as metodologias ativas da aprendizagem não são citadas no documento analisado como algo a ser desenvolvido pelos docentes do Ensino Superior daquele curso e, do mesmo modo, como estratégia para a formação de novos professores. Tem-se, ainda, a ausência de uma formação mais ampliada no campo das modalidades educacionais voltada aos futuros docentes; a perspectiva da inovação sido apresentada de forma reducionista quando relacionada apenas ao componente curricular “Tecnologia da informação e comunicação” e a necessidade de que as instituições de ensino superior ressignifiquem sua atuação por meio das formações continuadas para os docentes.


Keywords


Ensino Superior, licenciatura, inovação, metodologias ativas, proposta pedagógica

References


BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP 28/2001. Despacho do Ministro em 17/1/2002. Diário Oficial [da] União, Brasília, DF, 18 jan.2002. Seção 1, p. 31.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE-CP nº 02, de 09 de junho de 2015. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial e Continuada dos Profissionais do Magistério da Educação Básica. Diário Oficial [da] União, Brasília, DF, 26 jun. 2015. Seção 1, p.13.

BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. A reprodução. 3.ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1992.

CLOUTIER, Julie. O que é inovação social? 2003. Disponível em: . Acesso em: 19 agos. 2018.

CRESWELL, John W. Investigação qualitativa e projeto de pesquisa: escolhendo entre cinco abordagens. Porto alegre: Penso, 2014

GUARALDO, Tamara de Souza Brandão. BRITO, Sonia de Brito. Aprendizagem ativa: contextos e experiências em comunicação. Célia Maria Retz Godoy dos Santos e Maria Aparecida Ferrari (Org.). Bauru: Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2017

IFMA. INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA. Projeto Pedagógico Institucional. São Luís: IFMA, 2016. Disponível em: . Acesso em: 8 ago. 2018.

IFMA. INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA-CAMPUS BURITICUPU-MA. Reformulação do Projeto Pedagógico do Curso Superior de Licenciatura em Biologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IFMA Campus Buriticupu. Buriticupu - MA: IFMA, 2018.

MASETTO. Marcos Tarciso. Inovação Curricular no Ensino Superior. 2004. Disponível em: . Acesso em: 20 ago. 2018.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos metodologia científica. 4.ed. São Paulo: Atlas, 2001.

LEVY, Pierre. Cibercultura. Trad. Carlos Irineu Costa. São Paulo: Editora 34 Ltda, 1999. 264p.

PIMENTA, Selma Garrido; ANASTASIOU, Selma Garrido Pimenta, Léa das Graças Camargos. Docência no ensino superior. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2010. Coleção Docência em Formação.

PINTO, Sônia Maria da Conceição. RIBEIRO, Silvar Ferreira. Pesquisa e inovação responsáveis na formação científica dos estudantes da educação superior. 2018. Disponível em: http://dx.doi.org/10.23925/1809-3876.2018v16i2p420-444. Acesso em: 26 ago. 2018.

RODRIGUES, Gabriel Mario. Educação Superior: tecnologia, inovação e criatividade. Brasília, DF: ABMES, 2016. 194p

SANTOS, Boa Ventura. La universidad en el siglo XXI: para una reforma democrática y emancipatoria de la universidad. Bolívia: CIDES-UMSA, ASDI y Plural editores, 2007.

SCHUMPETER, Joseph A. Teoria do desenvolvimento econômico: uma investigação sobre lucros, capital, crédito, juro e o ciclo econômico. Trad. Maria Silvia Possas. São Paulo: Nova Cutural, 1997.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n2-129

Refbacks

  • There are currently no refbacks.