ANDRAGOGIA: Trazer o ensino para a realidade dos alunos / ANDRAGOGY: Bringing teaching to students' reality

Ronielle Batista Oliveira Santos

Abstract


O Presente artigo, tem o intuito de apresentar a falta de estrutura das turmas da EJA, buscando uma melhoria desde a preparação do professor até a execução das tarefas em sala de aula. Para tanto foram feitas pesquisas bibliográficas buscando entender como se dá o ensino dessa modalidade, pode-se perceber que desde a preparação dos professores para receber esse público específico até o material didático que é utilizado, material esse que precisa ser preparado de maneira diferente, há erros frequentes, pois os professores acabam por não ter o preparo adequado para estar com essas turmas, não que os professores não sejam capazes de planejar e ministrar boas aulas, mas na maioria das vezes foram preparados e capacitados para o ensino da pedagogia e no caso dessa modalidade é necessário ter o conhecimento dos princípios andragógicos, é preciso que as secretarias se atentem no preparo do seu profissional de educação que atua com esses adultos, dando prioridade ao conhecimento prévio de cada um, valorizando sempre o saber regional para uma melhor aprendizagem do corpo discente que compõem essa modalidade, e não deixando de frisar a formação contínua de seus professores para que haja um resultado positivo nesse processo que sofre com a ineficiência e com a falta de atenção necessária para seu bom desempenho.

 

 


Keywords


EJA, Ensino de Qualidade, Formação Docente.

References


Beck, C. (2015). Alexander Kapp: o primeiro andragogo. Andragogia Brasil. Disponível em: https://andragogiabrasil.com.br/alexander-kapp/. Acesso em 20/04/2020.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido, 17ª. ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1987.

FRAZÃO, Dilva. Lao-Tsé: Filósofo da China Antiga. eBiografia. Disponível em: https://www.ebiografia.com/lao_tse/. Acesso em 20/04/2020.

LINDEMAN, E. C. The Meaning Of Adult Education. New York, 1926.

MARIANO, M.R.C.P.. A educação da antiguidade aos nossos dias? em busca de indícios da origem das avaliações. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 1, p. 61-76, 2012.

OSORIO, A. Educação Permanente e Educação de Adultos. Lisboa: Horizontes Pedagógicos, 2003.

MORAIS, E. H. M; ALVES, D. R; SANTOS, R. B. O. Abordagens práticas na identificação de problemas no processo de ensino aprendizagem do aluno adulto com dislexia.Brazilian journal of developmente, v.6, n.11,nov,2020.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n2-102

Refbacks

  • There are currently no refbacks.