Utilização da microscópia óptica como meio auxiliar no tratamento endodôntico aplicado à disciplina de Pré-Clinica III / Use of optical microscopy as an auxiliary means in the endodontic treatment applied to the Preclinical discipline III

Authors

  • Bianca Rocha Ribeiro Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Aldo Angelim Dias
  • Antônio Silva Neto Segundo
  • Beatriz Camelo Ribeiro Gomes
  • Elilton Pinheiro Júnior
  • Fábio de Almeida Gomes
  • Júlia Magalhães Saldanha

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv7n2-094

Keywords:

Microscópio. Endodontia. Monitoria. Vantagens. Limitações.

Abstract

A microscopia é uma ferramenta muito útil na prática da Endodontia, pois seu uso está presente em todas as fases do tratamento endodôntico, trazendo inúmeras vantagens em todas elas. A Pré-Clínica III é a disciplina do curso de Odontologia da Universidade de Fortaleza (UNIFOR) marcada por ser o primeiro contato dos alunos da instituição com a Endodontia, especialidade exige do operador boa sensibilidade tátil, pois, em sua maioria, os procedimentos são realizados em condições de pouca iluminação e visualização. Dessa forma, a introdução de um método auxiliar aperfeiçoa o tratamento endodôntico tornando-o viável, ao mesmo tempo que engrandece a disciplina, visto que é algo antes não inserido na graduação. Os alunos podem, assim, visualizar com maior clareza os seus erros e as estruturas anatômicas importantes, do acesso à câmara pulpar à obturação do canal radicular. Este trabalho teve como objetivo apresentar as principais vantagens e desvantagens da aplicação do microscópio óptico ao tratamento endodôntico, bem como avaliar como os alunos utilizam esse instrumento para promover o aprendizado dos assuntos da disciplina. Para isso, foi aplicado um questionário avaliando o conhecimento e utilização do microscópio pelos alunos durante o semestre de 2018.1. Os resultados da pesquisa aplicada aos alunos demonstraram que o uso desse aparelho foi mais eficaz na fase de acesso e que eles obtiveram mais dificuldade no manuseio e na falta de conhecimento das partes do aparelho. Assim, infere-se que o microscópio é uma ferramenta bastante eficaz na localização de reparos anatômicos, instrumentais e outros materiais durante todo o tratamento, trazendo mais conforto e segurança ao profissional.

References

CARVALHO, Beatriz Gomes Macário de. A utilização do microscópio operatório na clínica endodôntica (UNIT-SE). 2017

FILHO, F.J. Endodontia Passo a Passo: evidências clínicas. São Paulo: Artes médicas, p.159-165, 2015.

FEIX LM, Boijink D, Ferreira R, Wagner MH, Barletta FB. Microscópio operatório na Endodontia: magnificação visual e luminosidade. Rev Sul-Bras Odontol. 2009 Jul-Sep;7(3):340-8.

KRUPP, J. Endodontic advancements: how leading technologies help transform endodontic treatment option, Dentaltown, p. 50 – 23, January 2016.

LINS, Leandro Fragoso. A importância da monitoria na formação acadêmica do monitor. Jornada de ensino, pesquisa e extensão, IX, 2009.

LOPES, H.P; SIQUEIRA JR, J.F. Endodontia: Biologia e Técnica. 4° Ed. São Paulo: Elsevier, 2015.

MITTAL, S; KUMAR, T; SHARMA, J; An innovative approach in microscopic endodontics. Journal of Conservative Dentistry?: JCD. v.17, n.3, 2014.

SOUZA FILHO, F.J; BALTIERI, P., Microscopia operatória em endodontia. Cap. 16. SOUZA FILHO, F.J. Endodontia Passo a Passo: evidências clínicas. São Paulo: Artes médicas, p.159-165, 2015, 215p.

SOUZA FILHO, F.J; SOARES, A.J. Microscópio clínico odontológico na endodontia contemporânea: por que continuar” enxergando com os dedos? Endodontia FOPUNICAMP, 2015.

Published

2021-02-08

How to Cite

Ribeiro, B. R., Dias, A. A., Neto Segundo, A. S., Gomes, B. C. R., Júnior, E. P., Gomes, F. de A., & Saldanha, J. M. (2021). Utilização da microscópia óptica como meio auxiliar no tratamento endodôntico aplicado à disciplina de Pré-Clinica III / Use of optical microscopy as an auxiliary means in the endodontic treatment applied to the Preclinical discipline III. Brazilian Journal of Development, 7(2), 13136–13143. https://doi.org/10.34117/bjdv7n2-094

Issue

Section

Original Papers