Utilização da microscópia óptica como meio auxiliar no tratamento endodôntico aplicado à disciplina de Pré-Clinica III / Use of optical microscopy as an auxiliary means in the endodontic treatment applied to the Preclinical discipline III

Bianca Rocha Ribeiro, Aldo Angelim Dias, Antônio Silva Neto Segundo, Beatriz Camelo Ribeiro Gomes, Elilton Pinheiro Júnior, Fábio de Almeida Gomes, Júlia Magalhães Saldanha

Abstract


A microscopia é uma ferramenta muito útil na prática da Endodontia, pois seu uso está presente em todas as fases do tratamento endodôntico, trazendo inúmeras vantagens em todas elas. A Pré-Clínica III é a disciplina do curso de Odontologia da Universidade de Fortaleza (UNIFOR) marcada por ser o primeiro contato dos alunos da instituição com a Endodontia, especialidade exige do operador boa sensibilidade tátil, pois, em sua maioria, os procedimentos são realizados em condições de pouca iluminação e visualização. Dessa forma, a introdução de um método auxiliar aperfeiçoa o tratamento endodôntico tornando-o viável, ao mesmo tempo que engrandece a disciplina, visto que é algo antes não inserido na graduação. Os alunos podem, assim, visualizar com maior clareza os seus erros e as estruturas anatômicas importantes, do acesso à câmara pulpar à obturação do canal radicular. Este trabalho teve como objetivo apresentar as principais vantagens e desvantagens da aplicação do microscópio óptico ao tratamento endodôntico, bem como avaliar como os alunos utilizam esse instrumento para promover o aprendizado dos assuntos da disciplina. Para isso, foi aplicado um questionário avaliando o conhecimento e utilização do microscópio pelos alunos durante o semestre de 2018.1. Os resultados da pesquisa aplicada aos alunos demonstraram que o uso desse aparelho foi mais eficaz na fase de acesso e que eles obtiveram mais dificuldade no manuseio e na falta de conhecimento das partes do aparelho. Assim, infere-se que o microscópio é uma ferramenta bastante eficaz na localização de reparos anatômicos, instrumentais e outros materiais durante todo o tratamento, trazendo mais conforto e segurança ao profissional.


Keywords


Microscópio. Endodontia. Monitoria. Vantagens. Limitações.

References


CARVALHO, Beatriz Gomes Macário de. A utilização do microscópio operatório na clínica endodôntica (UNIT-SE). 2017

FILHO, F.J. Endodontia Passo a Passo: evidências clínicas. São Paulo: Artes médicas, p.159-165, 2015.

FEIX LM, Boijink D, Ferreira R, Wagner MH, Barletta FB. Microscópio operatório na Endodontia: magnificação visual e luminosidade. Rev Sul-Bras Odontol. 2009 Jul-Sep;7(3):340-8.

KRUPP, J. Endodontic advancements: how leading technologies help transform endodontic treatment option, Dentaltown, p. 50 – 23, January 2016.

LINS, Leandro Fragoso. A importância da monitoria na formação acadêmica do monitor. Jornada de ensino, pesquisa e extensão, IX, 2009.

LOPES, H.P; SIQUEIRA JR, J.F. Endodontia: Biologia e Técnica. 4° Ed. São Paulo: Elsevier, 2015.

MITTAL, S; KUMAR, T; SHARMA, J; An innovative approach in microscopic endodontics. Journal of Conservative Dentistry : JCD. v.17, n.3, 2014.

SOUZA FILHO, F.J; BALTIERI, P., Microscopia operatória em endodontia. Cap. 16. SOUZA FILHO, F.J. Endodontia Passo a Passo: evidências clínicas. São Paulo: Artes médicas, p.159-165, 2015, 215p.

SOUZA FILHO, F.J; SOARES, A.J. Microscópio clínico odontológico na endodontia contemporânea: por que continuar” enxergando com os dedos? Endodontia FOPUNICAMP, 2015.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n2-094

Refbacks

  • There are currently no refbacks.