O uso da tecnologia da informação e comunicação como ferramenta para facilitar a contrução do conhecimento de química / The use of information and communication technology as a tool to facilitate the construction of knowledge of chemistry

Authors

  • Vanessa Viebrantz Oster Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Dênis Luciano Pereira Araújo
  • Rodrigo Viebrantz Oster
  • Diana Lopes Silva
  • Patrícia Suelene Silva Gobira

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv7n2-080

Keywords:

Aplicativos, Ensino, Tecnologia.

Abstract

Um grande desnvolvimento tecnologico é visível em todos os setores,na educação não seria diferente. Hoje os discentes tem acesso a informação em tempo real, vivem em um mundo totalmente digital. Com a globalização do conhecimento as Tecnologia da Informação e Comunicação, tornou-se ferramenta indispensavel no processo de dissiminação e construção do conhecimentos. A escola tradicional, com o ensino  baseado no uso de quadro e giz, com um professor que usava apenas de aulas expositivas e alunos que estavam em sala de aula como meros ouvintes, está sendo superada, dando lugar a uma sala de aula com alunos participativos dotados de informações. Com o intuito de desmistificar o ensino da química e tornar a aula mais atraentes, este trabalho relata uso das Tecnologia da Informação e Comunicação, em meio a pandemia do COVID- 19 como ferramentas de interação entre docente e discente e também como uma forma de facilitar ao discente a construção do seu conhecimento de forma autonoma. Em virtude da gama de informação e da  forma intuitivade uso, mereceram de destacados os aplicativos:Tudo Química – Modelos Atômicos, Tabela Periódica – 2020  e InterÁtomo

References

Ausubel, D. P. A aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Moraes, 1982.

Almeida et. al .Contextualização do Ensino de Química: Motivando os alunos de Ensino Médio –.X Encontro de Extensão da Universidade Federal da Paraíba- João Pessoa – 2008.

CORRADINI, Suely Nercessian; MISUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Práticas pedagógicas e o uso da informática. Revista Exitus, v. 3, n. 2, jul./dez., 2013, p. 85-92. Disponível em:

http://ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/152

Acesso em: 20 de janeiro de 2021.

FANTIN, Mônica; RIVOLTELLA, Pier Cesare. Interfaces da docência (des) conectada: usos das mídias e consumos culturais de professores. Caxambú/MG: ANPED, 2010. Disponível em:

http://33reuniao.anped.org.br/33encontro/app/webroot/files/file/Trabalhos%20em%20PDF/GT16-6512--Int.pdf . Acesso 20 de janeiro de 2021.

GUITERT, Motse; ROMEU, Teresa; PÉREZ-MATEO, Maria. Competencias TIC y trabajo en equipo em entornos virtuales. Revista de Universidad y Sociedad del Conocimiento (RUSC), v. 4, n. 1. Barcelona. Disponível em: https://www.academia.edu/4536454/Competencias_TIC_y_trabajo_en_equipo_en_entornos_virtuales . 20 de janeiro de 2021.

Macêdo et. al – A utilização do laboratório no Ensino de Química: Facilitador do ensino-Aprendizagem na Escola Estadual Professor Edgar Tito em Teresina – Piauí. Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação - CONNEPI –2010.

MARTINHO, T & POMBO, L. Potencialidades das TICs em ensino das ciências naturais – um estudo de caso. Revista electrónica de Enseñanza de las ciências. Granada, Espanha. p.528. 2009.

MORAN, José Manuel. ENSINO E APRENDIZAGEM INOVADORES COM

TECNOLOGIAS. Informática na Educação: teoria & prática, Rio Grande do Sul, v. 3,

n. 1, set. 2000.

PERRENOUD, P. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artes Mé-

dicas Sul, 2000.

Published

2021-02-08

How to Cite

Oster, V. V., Araújo, D. L. P., Oster, R. V., Silva, D. L., & Gobira, P. S. S. (2021). O uso da tecnologia da informação e comunicação como ferramenta para facilitar a contrução do conhecimento de química / The use of information and communication technology as a tool to facilitate the construction of knowledge of chemistry. Brazilian Journal of Development, 7(2), 12926–12933. https://doi.org/10.34117/bjdv7n2-080

Issue

Section

Original Papers