Avaliação do uso e ocupação de solo no município de São Sebastião Do Paraíso – MG após implementação do plano diretor / Evaluation of land use and occupation in the municipality of São Sebastião Do Paraíso - MG after implementation of the master plan

Matheus Tiago de Oliveira, Tereza Cristina de Faria Krauss Pereira, Eduardo Meireles, Rita de Cássia Ribeiro Carvalho, César Augusto Martins de Lima

Abstract


O Plano Diretor (PD) municipal é uma importante ferramenta que dispõe de uma série de instrumentos para o crescimento e desenvolvimento de uma cidade. Dentro desse instrumento está presente o texto referente ao uso e ocupação do solo, onde este tem como função permitir que a cidade cresça de forma ordenada e sustentável. Este estudo procura verificar se este instrumento contido no PD está atingindo os resultados esperados em relação ao desenvolvimento urbano. Com isso por meio de um estudo de caso no município de São Sebastião do Paraíso – MG, que implementou seu PD no ano de 2003, foram estudadas as diretrizes propostas no instrumento de Uso e Ocupação de Solo e realizado um levantamento das áreas de loteamentos aprovados desde sua implementação. Esses dados foram exportados para uma ferramenta SIG onde foi possível analisar por meio de mapas a evolução da ocupação do solo, onde foi possível verificar um crescimento tendencial, uma vez que o crescimento urbano não acompanhou o que estava proposto em seu PD.

 


Keywords


Política municipal. Desenvolvimento Urbano. Planejamento Urbano. Zoneamento Urbano. Ordenamento e Expansão Urbana.

References


BRAGA, R. Política urbana e gestão ambiental: considerações sobre o plano diretor e o zoneamento urbano. In: Carvalho, P. F.; Braga, R (Orgs.): Perspectivas de gestão ambiental em cidades médias. Rio Claro: LPM – UNSEP, 2001, p. 95-109.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988.CAPITULO II, ARTIGOS 182 E 183.

BRASIL. Estatuto da Cidade: Guia para implementação para os municípios e cidadãos. Brasília, DF, 2001. 272 p.

BUENO, L.M.M.; CYMBALISTA, R.; (ORG). Planos Diretores Municipais:Novos conceitos de planejamento territorial. São Paulo: Editora Annablume,2007, 289p.

DAL SASSO, R.C.; MEIRELES, E.; OLIVEIRA, J.P.L. de; CALDAS, C.H.S.; BUENO, M.P.; SILVA, F.M. da; FREITAS, L. B. de ; SILVA, B. C.. Brazilian Journal of Development , Curitiba, v. 6, n. 7, p. 45561-45571, jul. 2020. ISSN 2525-8761 45561 Estudo de impacto de vizinhança como instrumento da gestão do espaço urbano na cidade de Franca/Sp.

DORNELES, Ana Claudia B. O zoneamento e sua importância como um instrumento de planejamento urbano. Cadernos da Escola de Direito e Relações Internacionais, Curitiba, v.1, p. 452- 467,, 2013 .

DUARTE, F. Planejamento Urbano. 2º Ed. Curitiba. Editora Ibpex, 2011. 199p.

ESTATUTO DA CIDADE: Guia para implementação. 2º Ed. Brasília, 2002. 273p.

FREITAS, Mônica Kofler; FÉLIX, Andreia Janaine Lopes. Avaliação das condições de uso e qualidade do transporte coletivo: estudo de caso de São Sebastião do Paraíso MG. Revista Ciência et Praxis , V.S, n.9, p. 37 – 44 ,2012.

GOUVÊA, R.G.; A Questão Metropolitana no Brasil. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2005, 324p.

IBGE- Instituto Brasileiro de Geografia e estatística – São Sebastião do Paraíso - MG disponível em http://www.cidades.ibge.gov.br/xtras/perfil.php?lang=&codmun=316470&search=minas-gerais%7Csao-sebastiao-do-paraiso

acem: 06/09/2015.

MEIRELES, E. Provisão do Programa “Minha Casa Minha Vida” em São José do Rio Preto - SP: inserção, adequação urbana e socioeconômica de empreendimentos habitacionais. 2016. 263 f. Tese de Doutorado–Programa de Pós-graduação em Engenharia Urbana, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos-SP, 2016.

SANTOS JUNIOR, Orlando Alves dos; MONTANDON, Daniel Todtmann (orgs.) Os planos diretores municipais pós-estatuto da cidade: balanço crítico e perspectivas– Rio de Janeiro: Letra Capital: Observatório das Cidades: IPPUR/UFRJ, 2011.

SÃO SEBASTIÃO DO PARAÍSO (Município). Lei nº 4198, de 21 de maio de 2015. Estabelece Os Limites do Perímetro Urbano Para Fins Estatísticos da Cidade de São Sebastião do Paraíso. São Sebastião do Paraiso, MG. 2015.

SILVA, C.S.G.; Política urbana brasileira: em busca de cidades sustentáveis. Disponivel em: http://jus.com.br/artigos/23856/politica-urbana-brasileira-em-busca-de-cidades-sustentaveis. Acesso em 23 de agosto de 2015.

VAINER, Carlos. Quando a cidade vai às ruas. In: MARICATO, Ermínia. [et al.]

Cidades rebeldes: Passe Livre e as manifestações que tomaram as ruas do Brasil.

ed. São Paulo: Boitempo: Carta Maior, 2013.

VILLAÇA, F. Dilemas do plano diretor. In: O município no século XXI: cenários e perspectivas. CEPAM – Centro de Estudos e Pesqusas de Administrações Municipais e Correios. São Paulo, 1999.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n2-072

Refbacks

  • There are currently no refbacks.