Matemática financeira: a abordagem feita em alguns livros didáticos / Financial mathematics: the approach taken in some textbooks

André Alves Sobreira, Antônia Marli Lima Barbosa, Antônio Carlos Silva de Souza, Camilla Moreira de Castilho, Edson do Socorro Furtado Costa, Elenice de Lima dos Santos da Silva, Erineuda Maria da Silva Ferreira, Hozana Freitas da Costa, José Vieira Araújo, Juliana Moreira de Castilho Machado, Romildo Robson Silveira da Silva, Shirley Cristina Moreira Silva

Abstract


Este artigo teve como finalidade realizar uma investigação em alguns trabalhos científicos que versavam sobre como os livros didáticos de Matemática, no âmbito da educação básica, abordavam os conteúdos de Matemática Financeira. Como esta pesquisa foi de cunho bibliográfico, o instrumento usado para a produção das informações foi uma pesquisa em sites de instituições, buscando bancos de trabalhos publicados sobre a temática em questão, de modo que conseguíssemos encontrar os relatos e conclusões que tais pesquisadores realizaram, ao pesquisarem alguns livros didáticos e seus conteúdos. A pesquisa nos revelou que, em geral, os livros de Matemática, ao realizar a apresentação dos conteúdos pertinentes à Matemática Financeira, o faziam dentro do método tradicional e, em alguns casos sem que fosse levado em conta uma sequência de requisitos mínimos necessários. As discussões se fundamentaram em estudos de Nascimento (2004), Cóser Filho (2008), Novaes (2009), entre outros. Metodologicamente, o estudo teve uma abordagem qualitativa. Este trabalho nos mostrou o quanto é importante o livro didático nas aulas de Matemática, mas, ao mesmo tempo, apresenta um fato preocupante, pois como supramencionado, a abordagem apresentada nos mesmos, segundo as pesquisas, não favorece uma aprendizagem significativa, pois a maioria das situações propostas não traziam reflexões e problemas do cotidiano dos estudantes.


Keywords


Matemática, Cidadania, Matemática Financeira, Livro didático.

References


BOYER, C. B. História da matemática. 2ªed. São Paulo: Edgard Blucher, 2001.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio, Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Ministério da Educação. Brasília, 2000.

COSER FILHO, M. S. Aprendizagem de Matemática financeira no ensino médio: uma proposta de trabalho a partir das planilhas eletrônicas. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007. Disponível em: < http://www.mat.ufrgs.br/ppgem/produto_didatico/sequencias/coser/dissertacao_coser.pdf >. Acesso em: 3 nov. 2016.

GALLAS, R. G. A importância da Matemática financeira no ensino médio e sua contribuição para a construção da educação financeira no cidadão. 2013. 57 f. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física e de Matemática) – Setor de Ciências Exatas e Naturais, da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2013. Disponível em: . Acesso em: 10 jun. 2016.

NOVAES, R. C. N. Uma abordagem visual para o ensino da Matemática financeira no ensino médio. 2009. 205 f. Dissertação (Mestrado em Ensino da Matemática) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009. Disponível em: < http://www.pg.im.ufrj.br/pemat/18%20Rosa%20Novellino.pdf> Acesso em: 3 nov. 2016.

SILVA, E. T. Criticidade e leitura: ensaios. Campinas, SP: Mercado de Letras: Associação de Leitura do Brasil (ALB), 1998.

TEIXEIRA, J.; COUTINHO, C. de Q. e S. A educação financeira preconizada pela ENEF – Estratégia Nacional de Educação Financeira e seus efeitos na escola básica: uma análise do guia do PNLD, 2013. Disponível em: . Acesso em: 23 out. 2013.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n2-063

Refbacks

  • There are currently no refbacks.