Avaliação da aprendizagem do estudante com deficiência: orientação do atendimento educacional especializado ao professor / Learning evaluation of special needs students: orientation for a specialized educational work and guidance for teachers

Maria José de Souza Marcelino, Rilva José Pereira Uchôa Cavalcanti, Maria José Calado

Abstract


A avaliação da aprendizagem é tema recorrente no cotidiano das nossas escolas, mais precisamente na sala de aula. No cerne dessa discussão, emerge outra, também pertinente, na mesa de debates: avaliação da aprendizagem do estudante com deficiência e inclusão deste no ensino regular. Assim, a presente pesquisa trabalhou com uma temática complexa e, ao mesmo tempo, factual: a avaliação da aprendizagem do estudante com deficiência, buscando investigar como o professor do Atendimento Educacional Especializado (AEE) orienta os professores de sala de aula regular no processo de avaliação da aprendizagem de estudantes com deficiência e, além disso, apresentar algumas considerações acerca do professor do AEE e do estudante com deficiência. A pesquisa de campo é descritiva do tipo estudo de caso, com análise qualitativa. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram uma entrevista aplicada a 03 (três) sujeitos, sendo 02 (dois) deles professores do AEE, que acompanham os estudantes com deficiência e 01 (uma) professora regente da sala de aula regular; a observação com registro em diário de campo e uma análise de documentos da escola que versam sobre a avaliação da aprendizagem. O trabalho evidenciou que, nesse contexto, as orientações sobre o processo de avaliação não estão colaborando para um planejamento efetivo que possa reorientar a ação avaliativa.


Keywords


Avaliação da aprendizagem, estudante com deficiência, professor do AEE.

References


BRASIL, Ministério de Educação. Secretaria de Educação Especial. Política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2008a.

_______. Decreto Legislativo nº 186, de 9 de julho de 2008. Aprova o texto da convenção dos direitos das pessoas com deficiência. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 10 jul. 2008b, Seção 1, p.1.

______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Saberes e práticas da inclusão: recomendações para construção de escolas inclusivas. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2005.

______. Resolução nº 4, de 2 de outubro de 2009. Institui diretrizes operacionais para o atendimento educacional especializado na educação básica, modalidade educação especial. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 5 out. 2009, Seção 1, p. 17.

CALADO, Maria José; MACHADO, Glória Maria Alves. A prática pedagógica no atendimento educacional especializado. In: ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAIS EM PERNAMBUCO, 5., 2014, Garanhuns. Anais... Garanhuns: FUNDAJ, 2014.

CARVALHO, Rosita Edler. Removendo barreiras para a aprendizagem: educação inclusiva. 9. ed. Porto Alegre: Mediação, 2010.

CHIZZOTTI, Antônio. Pesquisa em ciências humanas e sociais. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2009.

CONFERÊNCIA MUNDIAL SOBRE NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS, 1., 1994, Salamanca. Relatório final... Salamanca: Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, 1994.

CONVENÇÃO SOBRE OS DIREITOS DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA.5ª ed. Brasília: Câmara dos deputados, edições câmara, 2015.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

HADJI, Charles. Avaliação desmistificada. Trad. de Patrícia C. Ramos. Porto Alegre: Artmed, 2001.

HOFFMANN, Jussara. Avaliar para promover: as setas do caminho. 15. ed. Porto Alegre: Mediação, 2014.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem componente do ato pedagógico. 1. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

______. Avaliação da aprendizagem escolar. 15. ed. São Paulo: Cortez, 2003.

MARTINS JUNIOR, Joaquim. Como escrever trabalhos de conclusão de curso: instruções para planejar e montar, desenvolver, concluir, redigir e apresentar trabalhos monográficos e artigos. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2009.

NUNES, Célia, M. F. Saberes docentes e formação de professores: um breve panorama da pesquisa brasileira. Educação & Sociedade, Campinas, ano 23, n. 74, abr. 2001.

SAUL. M. A. Avaliação emancipatória: desafio à teoria e à prática de avaliação e reformulação de currículo. São Paulo: Cortez, 1988.

TEIXEIRA, Josele; NUNES, Liliane. Avaliação inclusiva: a diversidade reconhecida e valorizada. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2010.

YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Tradução de Ana Thorell. Porto Alegre: Bookman, 2010.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n2-058

Refbacks

  • There are currently no refbacks.