A aplicação do modelo de aprendizagem colaborativa como suporte à aquisição dos conhecimentos teóricos / The application of the collaborative learning model to support the acquisition of theoretical knowledge

Maria José Varadinov, Cristina Dias, Joaquim Baltazar Vaz, Carla Santos

Abstract


O modelo de ensino tradicional está a ser ultrapassado e não responde às exigências atuais de formação dos alunos devido às rápidas e profundas transformações que ocorreram na sociedade em termos tecnológicos. A teoria modelo de aprendizagem colaborativa reconhece que os sujeitos são agentes ativos na construção do conhecimento e a interação social e a troca entre indivíduos funcionam como estímulos no processo de aquisição de conhecimentos. Sendo as aulas teóricas uma grande desmotivação para os alunos, o que se pretendeu foi tornar as aulas mais atrativas para os alunos, de modo que as aulas fossem dedicadas à apresentação e ao desenvolvimento sistemático dos conceitos e dos métodos fundamentais da unidade curricular de mercados e negociação comercial e ao mesmo tempo preparar os alunos para as novas exigências do mercado de trabalho.


Keywords


Práticas Pedagógicas, Metodologias de Ensino, Aprendizagem Colaborativa.

References


CAMPOS, F. et al. (2003). Cooperação e aprendizagem on-line. Rio de Janeiro: DP&A.

Johnson, D. W., Johnson, R. e Smith, K.A. (1998). Active Learning: Cooperation in the College Classroom (2nd Edition). Edina, MN: Interaction Book Company.

TORRES, P. L. (2004). Laboratório on-line de aprendizagem: uma proposta crítica de aprendizagem colaborativa para a educação. Tubarão: Ed. Unisul.

Alcântara, D., Lima, T., F., Lima, G., J. (2020). Educação, pesquisa e recursos didáticos: fazer educação utilizando a pesquisa como ferramenta didático-pedagógica. Brazilian Journal of Develooment, Curitiba, v. 6, n.12, pp.95394-95408. DOI:10.34117/bjdv6n12-141




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n2-055

Refbacks

  • There are currently no refbacks.