Análise em projetos arquitetônicos das exigências de funcionalidade, acessibilidade, conforto tátil e antropodinâmico através da ABNT NBR 15575/2013 / Analysis in architectural projects of the requirements of functionality, accessibility, tactile and anthropodynamic comfort through ABNT NBR 15575/2013

Rayana Carolina Conterno, Heloiza Aparecida Piassa Benetti, Ana Paula Penso Arendt

Abstract


Tendo em vista uma reformulação no setor da construção civil brasileira, passou a vigorar, em julho de 2013, a Norma Brasileira NBR 15575 Edificações Habitacionais – Desempenho (ABNT), a qual determina exigências quanto a segurança, habitabilidade, sustentabilidade e desempenho em habitações residenciais. Para isto, o projeto arquitetônico serve como um elemento de auxílio na prevenção de conflitos entre o usuário e o espaço construído, minimizando a existência de problemas na fase de uso e ocupação. Neste contexto, o presente artigo tem seu tema fixado no desempenho quanto a exigências de funcionalidade, acessibilidade, conforto tátil e antropodinâmico de habitações de interesse social em relação as habitações de médio porte. A adequação foi analisada por dados retirados dos mesmos, onde, através da comparação de projetos arquitetônicos para ambos os tipos de habitações, verificou-se quais os itens referentes as exigências estão sendo aplicados e quais estão sendo deixados de lado. Foi possível observar que ambos os projetos apresentam desempenhos satisfatórios, sendo a exigência de conforto tátil e antropodinâmico o que apresenta melhores resultados. Entende-se assim, que a aplicação do conceito de desempenho na construção é custosa, pois depende de vários fatores, mas é uma tendência irreversível no mundo todo. Cabe ao setor da construção civil brasileiro encontrar formas eficazes de vencer os diferentes desafios.


Keywords


Exigências; Projetos Arquitetônicos; Desempenho

References


ABNT - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 15575: Edificações Habitacionais - Desempenho. Rio de Janeiro, 2013.

BRAGA, M. A. A importância da adequação de sistemas construtivos e contextos específicos: método de avaliação de projetos. In: ENTAC 98, 60 ed. Florianópolis, 1998.

CAU/BR - CONSELHO DE ARQUITETURA E URBANISMO DO BRASIL. Norma de desempenho da ABNT traz grandes mudanças para construção de residências. 2015. Disponível em: http://www.caubr.gov.br/?p=9134. Acesso em: 25 abr. 2015.

DE TONI MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO. Projetos Arquitetônicos. Ampére: Setor de Engenharia, 2015.

ORNSTEIN, S. W. (Ed.). Inserção urbana e avaliação pós-ocupação (APO) da habitação de interesse social. Editores da Coletânea Roberto Lamberts e Maria Lúcia Horta de Almeida. São Paulo, SP: FAUUSP, 1992.

PALERNO, C.; MORAES, G.; COSTA, M.; FELIPE, C. Habitação Social: Uma Visão Projetual. In: Universidade Federal de Minas Gerais, Minas Gerais, 2007. Disponível em: www.mom.arq.ufmg.br/mom/coloquiomom/comunicacoes/palermo. pdf. Acesso em: 26 abr. 2015.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv4n5-242

Refbacks

  • There are currently no refbacks.