Desenvolvimento de um sistema de empacotamento automático para embalagem de fitas adesivas / Development of an automatic packaging system for packing adhesive tapes

Ruan Carlos Mota Teixeira, Walter Prado Souza Guimarães, Rubens de Andrade Fernandes, Lennon Brandão Freitas do Nascimento

Abstract


A evolução de tecnologias para automação de processos produtivos está possibilitando o desenvolvimento contínuo dos setores industriais ao longo do século. Contudo, algumas empresas ainda utilizam a manufatura como método de produção em alguns setores. Com isso, a demanda por tecnologias que permitem automatizar determinadas atividades nesse âmbito vem crescendo, como o caso do Polo Industrial de Manaus. O presente trabalho tem como objetivo apresentar o desenvolvimento de uma solução tecnológica para uma empresa do Polo Industrial de Manaus, do segmento de fitas adesivas, com o intuito de substituir a operação manual de embalagem de fitas por um maquinário capaz de alocar diversos modelos de fitas já rotuladas em caixas de papelão padronizadas de forma automática.


Keywords


Automação industrial, Servomecanismo, CLP, Sistema de embalagem automática, Embaladora Guzzetti.

Full Text:

PDF

References


Hedelind, M., Jackson, M. (2011). "How to improve the use of industrial robots in lean manufacturing systems". Journal of Manufacturing Technology.

Schwarzstein, F. V. D. A. (2014). Fatores críticos de sucesso na implementação e gerenciamento do pensamento enxuto: um estudo na manufatura de fitas acrílicas.

Regulamentadora, Norma. "NR 17. Ergonomia." Segurança e medicina do trabalho 70 (1990): 321-334.

QElectroTech. (2019). https://www.qelectrotech.org/. Acesso em: 12 de novembro de 2019.

ISPSoft V3.09. (2019). “PLC programming software”. Delta Services and Support.

DELTA. (2014). “ASDA-Soft User Manual”. Delta Electronics.

Freire, M. (2020, maio 30). Balanceamento de tempo em linha de montagem de máquinas pesadas. Revista Pesquisa E Ação, 6(1), 38-49.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n2-039

Refbacks

  • There are currently no refbacks.