Significados e sentidos de ensinar artes visuais e prática docente: colaboração no agir e pensar / Meanings and senses of teaching visual arts and teaching practice: collaboration in acting and thinking

Rosalina de Souza Rocha da Silva

Abstract


O presente artigo é fruto da dissertação de Mestrado realizada na Universidade Federal do Piauí (UFPI) pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED) orientado pela professora pós-doutora Ivana Maria Lopes de Melo Ibiapina. Tem por objetivo colaborar com as partícipes quanto ao desenvolvimento dos significados e sentidos de ensinar Artes Visuais e prática docente por meio da pesquisa Colaborativa (IBIAPINA, 2008; 2014), fundamentado no método Materialismo Histórico Dialético (MARX; ENGELS, 2002) realizado por meio de encontros colaborativos, observação colaborativa subdividida em três etapas: pré-observação, observação e pós-observação; e o Messenger como procedimentos da pesquisa. A análise é baseada na pergunta, a partir dos estudos de Ninin (2013). Fundamentamos na Análise Crítica da Interação Social proposta por Pontecorvo (2005). Os resultados apontam que em colaboração as partícipes podem desenvolver os significados e sentidos de ensinar Artes Visuais e prática docente inicial. Além do exposto, evidencia que as relações por meio da colaboração proporcionam indícios de práticas docentes ético-afetivas.

 


Keywords


Ensinar Artes Visuais, Prática docente, Pesquisa Colaborativa.

References


BANDEIRA, H. M. M.; IBIAPINA, I. M. L. M. Prática educativa: entre o essencialismo e a práxis. Revista da FAEEBBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 23, n. 42, p. 107-117, jul./dez. 2014.

BARBOSA, A. M. (Org.) Jonh Dewey e o ensino de Arte no Brasil. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2002a.

BARBOSA, A. M. A imagem no ensino de Arte. 5. ed. São Paulo. Editora: Perspectiva, 2004.

BARBOSA, A. M. (Org.) A abordagem triangular no ensino de artes e culturas visuais. São Paulo: Cortez, 2010.

BARBOSA, A. M. (Org.) Ensino da arte: memória e história. São Paulo: Perspectiva, 2014.

CHEPTULIN, A. A dialética materialista: categorias e leis da dialética. São Paulo: Alfa-Omega, 2004.

FRANCO, M. A. R. S. Pedagogia e prática docente. São Paulo: Cortez, 2012. (Coleção Docência em Formação: Saberes Pedagógicos).

IBIAPINA, I. M. L. M. Pesquisa colaborativa: tríade de investigação, formação e produção de conhecimentos. Brasília: Liber Livro editora, 2008.

IBIAPINA, I. M. L. M. A unidade pensamento e linguagem: significado e sentido na perspectiva de

Vigotski. Texto didático. Seminário: Os processos de produção de significados e sentidos na perspectiva histórico-cultural. Teresina: UFPI, 2014.

MARTINS, M. C.; PICOSQUE, G.; GUERRA, M. T. T. Didática do ensino de Arte: a língua do mundo: poetizar, fruir e conhecer arte. São Paulo: FTD, 2010. (Coleção Teoria e Prática).

PONTECORVO, C. Discutindo se aprende: interação social, conhecimento e escola. Porto Alegre: Artmed, 2005.

SPINOZA, B. Ética. 2. ed. 2. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.

VIGOTSKI, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. 2. ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2009.

VIGOTSKI, L. S. Teoria e método em psicologia. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n2-015

Refbacks

  • There are currently no refbacks.