Intervenções de enfermagem em idosos depressivos: uma revisão da literatura/Nursing interventions in depressed elderly: a literature review
Abstract
O envelhecimento é um evento do ciclo de vida do ser humano, que necessita de atenção por parte da saúde pública, pois este período de vida traz consigo diversas mudanças e desafios e a enfermagem tem um papel indispensável nessa fase da vida. Esse estudo tem como objetivo buscar na literatura as principais intervenções de enfermagem nos pacientes idosos com quadros depressivos. É importante ressaltar que a intervenção dos enfermeiros na fase depressiva do idoso faz a diferença, é através dessa interação que a evolução acontece na vida dos idosos, a depressão é um mal que acomete muita gente independente da idade, mas, os idosos tem um índice maior para desenvolver essa patologia. O presente estudo consiste em uma revisão sistemática da literatura, sendo este, um estudo baseado em revisão de outras pesquisas já realizadas por outros autores e que abordam a mesma linha de pesquisa ou assunto. Foram utilizados artigos para todos embasamentos teórico e elaboração do atual estudo. Segundo a literatura conclui-se que a população idosa tem crescido em grande escala e os casos de depressão nessa faixa etária também, porém a enfermagem tem feito grande diferença com suas intervenções de forma direta e indireta, proporcionam saúde e bem estar para esses idosos, atuam preventivamente e durante a fase de instalação da doença, não é fácil o enfrentamento da depressão e é preciso de apoio de uma terceira pessoa.
Keywords
Full Text:
PDF (Português (Brasil))References
CIMINO B.O., as intervenções do enfermeiro frente ao paciente idoso depressivo institucionalizado. Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas. SEMESP. v. 1, n. 1, p. 1-4 São Paulo, 2014.
MENES I.S., Cuidados de enfermagem a pacientes portadores de depressão na terceira idade. Revista de Divulgação Cientifica. v. 3, n. 2, p. 177-184, Goiás 2014.
SANTOS S.S.C., Diagnóstico de intervenção para idosos deprimidos e residentes em uma instituição de longa permanência (ILP). Enfermeira Global. v. 1, n. 20, p.1-14, Rio Grande 2010.
TREVISAN M., O papel do enfermeiro na recuperação de idosos depressivos. Revista Eletrônica Gestão e Saúde. v. 7, n. 1, p. 428-440, 2016.
ASSIS T. A et al., Processo de envelhecimento e enfermagem: Análise de determinantes da depressão em idosos. Revista Estudos Goiânia. v. 41, n. 1, p. 183-195, 2014.
GUIMARÃES A. P. R et al., A contribuição do enfermeiro na recuperação de idosos depressivos. ICESP Faculdade Promove de Brasília. v. 1, n. 1, p. 1-8. 2016.
RODRIGUES A. P et al., A contribuição do enfermeiro no processo de recuperação da depressão em idosos. Revista Eletrônica Gestão e Saúde. v. 7, n. 1, p. 428-440, 2016.
SILVA E. R et al., Prevalência e fatores associados a depressão entre idosos institucionalizados: Subsídio aos cuidados de enfermagem. Revista Especial de Enfermagem. v. 46, n. 6, p. 1387-1393, 2012.
MALACRIDA H. C et al., Pré-projeto de revisão integrativa de literatura: Ações de enfermagem ao idoso com depressão. Encontro internacional de Produção Científica. v. 1, n. 1, p. 1-3, 2017.
SILVA A. R. et al., Assistência de enfermagem a pessoa idosa com depressão. Revista Saúde. v. 1, n. 1, p. 23-45, 2012.
DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n2-014
Refbacks
- There are currently no refbacks.