Comparação Entre os Métodos Convencionais e Computacional Para a Determinação da Resiliência e Tenacidade de Materiais / Comparison Between Conventional and Computational Methods for Determining the Resilience and Tenacity of Materials

Ananda Lara Costa de Oliveira, Álvaro Barbosa de Carvalho Júnior, Maria Helena Teles Lopes, Thiago de Castro Guimarães, Stéphanie Oliveira Nina Rocha, Caio Brandão Xavier Rocha

Abstract


Os ensaios mecânicos são importantes para o controle de qualidade de produtos acabados por fornecer diversas informações sobre as propriedades mecânicas dos materiais. Além disso, nos projetos de engenharia, é importante conhecer as características dos materiais de forma que eles possam desempenhar com segurança as finalidades de serviço. A resiliência e a tenacidade estão entre as propriedades mais importantes de um material. Entretanto, alguns métodos de cálculos convencionais acarretam aproximações grosseiras, cujos erros podem comprometer a confiabilidade de resistência do material. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho consistiu em calcular a resiliência e a tenacidade de três diferentes materiais por meio de um programa computacional, visando posteriormente, comparar os resultados obtidos com dois métodos convencionais descritos na literatura. Os resultados preliminares desse estudo mostraram uma maior viabilidade, rapidez e precisão, com o uso do programa Origin. Com os métodos convencionais utilizados foram encontrados erros relativos máximos de 5,49% para a resiliência e de 15% para a tenacidade, em função do tipo do material investigado. Os resultados desse estudo corroboram a importância do uso de métodos computacionais para a determinação mais precisa da resiliência e da tenacidade dos materiais.


Keywords


concreto, tijolo, polietileno, propriedades.

References


BEER, F. P.; JOHNSTON JR., E. R. Resistência dos Materiais, 3ed. São Paulo: Pearson Makron Books, 1995.

CALLISTER JR., W. D.; RETHWISCH, D. G. Ciência e Engenharia de Materiais: Uma Introdução. Trad. Sergio Murilo Stamile. 9 ed. Rio de Janeiro: LTC, 2016.

GARCIA, A.; SPIM, J. A.; SANTOS, C. A. Ensaios dos Materiais. 2 ed. Rio de Janeiro: LTC, 2012.

HIBBELER, R. C. Resistência dos materiais. 7ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.

LOPES, J. T. B. Estrutura e Propriedades dos Materiais: Ensaios mecânicos dos materiais. 2017. p.167-276. Apostila (Engenharia Mecânica). Universidade Federal do Pará, 2017.

NETO, C. A. C. Sinterização de Carbeto de Silício e sua Caracterização Física e Mecânica sob Meios Agressivos, Rio de Janeiro, 2011.

NEVILLE, A. M.; BROOKS, J. J. Tecnologia do concreto. 2 ed. Porto Alegre: Bookman Editora LTDA, 2010.

NORTON, R. L. Projeto de Máquinas: uma abordagem integrada. 4. Ed. Porto Alegre: Bookman, 2013.

SONELASTIC. Módulo de elasticidade e coeficiente de Poisson de materiais poliméricos. Acesso em outubro de 2020. Disponível em: .

SOUZA, S. A. Ensaios Mecânicos de Materiais Metálicos: Fundamentos teóricos e práticos. 5. ed. São Paulo: Blucher, 2014.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n2-013

Refbacks

  • There are currently no refbacks.