Influência do tempo de reação e do teor de sódio na síntese da zeólita 4A e obtenção da fase zeolítica 5A através da troca catiônica / Influence of reaction time and sodium content on the synthesis of zeolite 4A and obtaining the zeolitic phase 5A through cation exchange

Emerson Cardoso Rodrigues, Bruno Maués Farias, Felipe Vieira Ladislau, José Antônio da Silva Souza, Emanuel Negrão Macêdo

Abstract


Este trabalho objetiva sintetizar zeólita tipo “A” utilizando como matéria-prima caulim de enchimento. A síntese das Zeolitas foi realizada em curto tempo e sem agitação. Os materiais de partida e o produto obtido foram identificados e caracterizados por Difração de Raios X (DRX), Espectrometria de Fluorescência de Raios X, Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV). No processo de síntese foi utilizado como fonte de sílica e alumina o metacaulim, que foi calcinado na temperatura de 600 °C, por 2 horas de patamar de queima em um forno tipo mufla. Como fonte de sódio se utilizou uma solução de hidróxido de sódio 5 M, no sistema também foi adicionado água destilada. Foram realizadas diversas sínteses no interior de uma estufa a 110 °C. A variação no tempo de reação e no teor de sódio foram as variáveis estudadas no processo. Os resultados da síntese da zeólita A se mostraram satisfatório, principalmente no tempo de 10 h e com a relação Al/Na = 0,57. O tempo de reação e a quantidade de sódio são diretamente proporcionais à formação de outra fase zeolítica denominada hidroxisodalita. A partir da zeólita A, por troca iônica com uma solução de cloreto de cálcio foi possível obter a zeólita 5A sem agitação.


Keywords


Caulim, metacaulim.,síntese, zeólita A.

References


BRECK, D. B.; Zeolitic Molecular Sieves: structure, chemistry, and use. A Wiley – Intersciencepublication, 1973.

BRECK, D. W..Zeolitic Molecular Sieves: structure, chemistry and use. Wiley, N. York, (ed.),1974 .

CARVALHO, E.A. e ALMEIDA, S.L.M. (1997). Caulim e carbonato de cálcio: competição na indústria de papel. Série Estudos e Documentos. CETEM. N. 41 (Centro de Tecnologia Mineral). Zeólitas Naturais, capítulo 33, 2005.

FARIAS, B. M.; RODRIGUES, E. C.; ROCHA JUNIOR, C. A. F.; PINHEIRO, A. P.; MACÊDO, E. N.; SOUZA, J. A. S. Produção de matrizes adsorventes a partir de zeólita A e sodalíta. Brazilian Journal of Development. v.6, p.73464 - 73478, 2020.

FERNANDES, A, A Síntese de Zeólitas e Wolastonita a partir de Cinza do Arroz. 2006. Tese (Doutorado),Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares, Universidade de São Paulo, 2006.

GIRÃO, J. H. S.; MAIA, L. G. C., SILVA, L. R. D. Avaliação da capacidade dessecante de duas zeolitas obtidas da modificação hidrotérmica de um caulim vermelho do Ceará, Brasil. Cerâmica. v. 48 (308), p. 231233, 2002

INTERNATIONAL ZEOLITE ASSOCIATION (IZA). Banco de Dados de Estruturas das Zeólitas. Disponível em: < http://www.iza-online.org/> Acesso em: 20 de março de 2013.

LUZ, A. B. Zeólitas: Propriedades e Usos Industriais. Rio de Janeiro, CETEM/CNPq, 36 p. 1995.

LUZ, A. B., LIMA, R. M. F. Caracterização tecnológica de caulim para a indústria de papel. Rio de Janeiro: CETEM/CNPq,1991. n. 48. (Série Tecnologia Mineral).

MAIA, A. A. B. Desenvolvimento Do Processo De Síntese Da Zeólita A e Da Sodalita A Partir De Rejeitos De Caulim Da Amazônia Com Aplicações Em Adsorção. 2011. Tese (Doutorado em Ciência Geoquímica e Petrologia) Universidade Federal do Pará. Belém, 2011.

MAIA, A. A. B. SALDANHA, E; ANGÉLICA, R. S.; SOUZA, C. A.; NEVES, R. F. Utilização de rejeito de caulim da Amazônia na síntese da zeólita A. Cerâmica, v. 53, p. 319-324, 2007.

MAIA, A. A. B. Síntese da zeólita A utilizando como precursor um rejeito de benefiamento de caulim da Amazônia: aplicação com adsorvente. 2007. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) Universidade Federal do Pará. Belém, 2007.

MELO, C. R. Síntese de zeólita 5A a partir de caulim para adsorção de metais pesados de soluções aquosas. Dissertação de Mestrado, DEQ, UFSC – Santa Catarina, 2009.

MENEZES R. A. 2011. Cinética de obtenção da zeólita 5A a partir da zeólita NaA derivada de um caulim amazônico. Trabalho de conclusão de curso, Instituto Tecnológico, Universidade Federal do Pará, 2011.

MONTE M. B. M., CARVALHO E. A., FERREIRA O., CABO, S. S. CADAM. IN: J. A. SAMPAIO, A. B.LUZ, F. F.LINS(eds.). Usinas de Beneficiamento de Minérios do Brasil. 2001. CETEM (Centro de Tecnologia Mineral), Rio de Janeiro, p.:16-23.

RIGO, R. T. & PERGHER, S. B. C. 2009. Um novo procedimento de síntese de zeólita A empregando argilas naturais. Química Nova, 32:21.

ROCHA JUNIOR, C. A. F. 2011. Caracterização Física, Química e Mineralógica de Cinza Leve de Caldeira e sua Utilização na Síntese de Zeólitas e Aplicação do Material Zeolítico na Adsorção de Cu+2 e Cd+2. Dissertação de Mestrado, Instituto Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química, Universidade Federal do Pará, 2011.

RODRIGUES E. C. 2010. Reciclagem de resíduo da indústria de beneficiamento de caulim para a produção de zeólitas utilizadas como peneiras moleculares. Trabalho de conclusão de curso, Instituto Tecnológico, Faculdade de Engenharia Química, Universidade Federal do Pará, 2010.

RODRIGUES, S. Estudo da síntese da zeólita modernita, em escala de laboratório a partir de matérias-primas nacionais, visando ao seu emprego na concentração de oxigênio do ar atmosférico. 1984. Tese (Doutorado) Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, São Paulo, 1984.

SANTOS S. C. A. 2011. Síntese da zeólita A e 5A a partir de caulim: uma comparação dos métodos estático e dinâmico. Dissertação de Mestrado, Instituto de Geociências, Universidade Federal do Pará, 2011.

SANTOS, P. S.; Ciência e Tecnologia de Argilas. 2. ed. São Paulo: Edgar Blücher, 1989, v.1




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n2-012

Refbacks

  • There are currently no refbacks.